Por que tantas pessoas andam de moto de aventura (Big Trail) quando as motos de enduro existem neste mundo? A imprensa internacional salta nos pinos de uma KTM 890 Adventure R e a leva para a rodada do Valleys Hard Enduro World Championship para descobrir o que são as grandes motos.

Primeiro de tudo, não estamos nos livrando de nossas motos de enduro e não temos nenhuma ilusão de qual tipo de moto é melhor quando se trata de competição off-road. Tamanho, peso, agilidade… a comparação é fácil de fazer quando você olha para ela desse ponto de vista.

Mas muitas pessoas não podem estar erradas e se você quebrar andando off-road em seus elementos básicos, então as motos de aventura claramente têm muito para elas.

Fizemos nossa parte de aventura ao longo de várias décadas e sabemos o quão bom pode ser e o quão aborrece também pode ser.

Não estamos nos preocupando com as caixas, balançando ao longo de estradas basicamente não pavimentadas e chamando-as de off-road. Também não estamos prestes a entrar em Erzberg em um, porque parece que foi feito e bem, essa maldita corrida é difícil o suficiente!

Mas quando se trata simplesmente de fazer um incrível passeio off-road, por que não em um desses em vez de um enduro, testes, e-mtb ou qualquer outra coisa?

Ande fora de estrada por mais tempo e com mais conforto, irrite menos pessoas, surpreenda-se como eles são bons em uma trilha rochosa. Motos de aventura são melhores do que você pensa que são e aqui está o porquê…

Não pense que você tem que ser Pol Tarres

Sabemos pelos vários “embaixadores da marca” de Big Trail por aí o que uma moto de aventura é capaz. Sim, Chris Birch, Pol Tarres ou quem quer que possa fazer uma moto de aventura passar pelos Romaniacs, mas eles nunca vão coletar uma bandeira de finalizador de Erzberg de Carl Katoch.

Mais é o ponto, nem você nem nós. Você pode fazer isso se quiser, mas por que você iria querer uma Big além de criar algum conteúdo de mídia social?

Para a maioria de nós, isso está um pouco perdendo o ponto, porque as motos de aventura padrão e de peso médio podem fazer muito e não precisam se transformar em uma moto de enduro para fazê-las funcionar na sujeira.

Não pense que a BMW GS de 1999 é grande, gorda, larga e mais pesada do que um caminhão. Pense em vez disso nas máquinas como esta KTM 890 Adventure R na foto, Tenere da Yamaha, Desert X Rally da Ducati, Honda Transalp… estas são as máquinas Adv de peso médio que você deveria estar olhando.

Mudando de horizontes – desafios de pilotagem um pouco menos desafiadores

É fácil ficar esnobe sobre andar em trilha, chamá-lo de off-road lite, o passatempo de um veterano, mas a realidade é que tudo o que fazemos em uma moto off road é tão difícil ou tão fácil quanto fazemos.

Se você é o tipo de piloto que gosta mais do passeio do que de uma corrida, precisando dos pneus/suspensão/motos certas e muito mais, então ainda há corridas por aí. Fique atento às corridas e eventos onde você pode participar de uma grande aula de bicicleta e nós desafiamos você a não aproveitar o passeio.

Em nossa experiência, a camaradagem de estar na classe de moto grande menos séria pode ser incrível em um evento como o Trefle Lozerien, Hellas Rally, Bassella Race, Dawn to Dusk (local onde filmamos essas imagens para sua informação) ou Deus proíba entrar em uma corrida e nem se importar com os resultados.

Os próprios eventos do fabricante em todo o mundo, como o KTM Adventure Rally, são exemplos perfeitos, mas também as crescentes grandes classes de bicicletas em eventos de rally-raid.

 

_hewc-2024-rnd1-valleys-hard-enduro_0434

Meio que como grandes motos de trilha

As Motos Adv de peso médio como a KTM 890 não são tão grandes e tão pesadas quanto as Motos Adventure ‘normais’, mas dê um passo em direção às Motos de trilha de cilindro único de 600cc ainda ansiadas por muitos.

Esta é uma casa de recuperação, se você quiser. Ainda poderoso e confortável para sentar e andar através dos continentes, mas mais fácil de conviver, menos caro pela metade e mais disposto a andar na sujeira do que qualquer 1200.

Eles não são tão ágeis quanto um trailie XR/KLR/DR/XT, mas eles têm um kit muito melhor, incluindo suspensão e eletrônicos – inferno, você pode até conectar e carregar seu telefone na maioria deles!

A questão é que, no saco da vida de andar de moto, as motos de aventura embalam muitos dos mesmos itens. Ajustar os pneus certos é provavelmente tudo o que você precisa fazer para enfrentar desafios técnicos, sentir a aderência e o controle do acelerador, olhar e ler o terreno e se divertir fora de estrada.

_hewc-2024-rnd1-valleys-hard-enduro_0848

Vá mais longe da sua porta

Como o conceito de um e-mtb versus um pedalador normalmente aspirado, um passeio de Moto Adv abre as distâncias e até mesmo os países quando comparado a uma moto de enduro ou trilha.

A menos que você tenha a sorte de viver nas montanhas, você tem que chegar lá. Uma moto Adv permite que você tenha liberdade para andar da sua porta até aquelas montanhas, conectar trilhas e depois voltar para casa.

Esquecendo todas essas coisas ao redor do mundo, dentro de sua própria área/estado/província/condado, você tem lugares onde pode andar de moto de enduro legal de rua. Mas pule em uma bicicleta de aventura e, de repente, você pode ir muito mais longe, andar por trilhas diferentes, ir a lugares novos, ver coisas novas e se preocupar muito menos com o relógio.

Nascido para correr no Dakar

No coração das melhores Motos Adv estão as antigas Motos Dakar, é basicamente a sua origem. Eles têm as mesmas habilidades para andar o dia todo fora de estrada e, embora seja mais pesado que um EXC, com isso vem estabilidade e, embora pareça chato, conforto também.

A posição de pilotagem em pé na moto como esta é boa para o dia nos pinos e, para um piloto médio, o tanque terá muito antes que você esteja pronto para tirar as botas.

Não estamos dizendo que você deve comprar uma KTM 890 e ir para a Arábia Saudita em janeiro próximo, mas essas motos nasceram de um ataque de rali de corrida e isso as torna capazes, realmente faz.

_hewc-2024-rnd1-valleys-hard-enduro_0831

Não perturre sua mãe

Este é o ponto chato e sensato a fazer, mas pisar mais levemente e ser mais silencioso torna você mais aceitável onde quer que vá – mesmo que esteja em uma moto grande.

Quando se trata de bandas de rock, as mais barulhentas são incríveis e cheias de energia, mas sua mãe não vai gostar delas. O mesmo vale para as motos off road em uma trilha. Se você quiser estar nessa trilha com outras pessoas andando, andando a cavalo ou andando de MTB, acalme-se um pouco significa que todos nós vamos nos dar bem, certo?

Quem não está familiarizado com as trilhas locais que estão sendo fechadas? Uma incrível rota off-road que o leva através de belas paisagens pode e deve ser compartilhada por todos, mas eles continuam sendo fechados porque algumas motos são mais aceitáveis do que outras.

Se cada moto off road que sua mãe vê, ou ouve, em sua caminhada é um cilindro duplo ronronando montado por alguém que desacelera ou para e desliga o motor por um minuto, é menos provável que ela reclame.

Levaram essa 890 Adventure R para a rodada do Valleys Hard Enduro World Championship no início de 2024, passou um dia antes da corrida se divertindo e depois atuou como cara de moto táxi para os dias de corrida, transportando o fotógrafo. É uma Moto versátil? Oooh sim.