A Yamaha anuncia a gama de modelos off-road 2025 com grandes mudanças nos modelos WR250F Enduro e YZ250FX Cross-Country, além de refinamentos na gama de motocross YZ e YZ-F, que ainda inclui algo para todos até o lendário PW50.

Dependendo de onde você está no mundo (América do Norte versus Europa principalmente), a história da Yamaha sobre sua gama de modelos off-road 2025 difere muito. A Yamaha Europe grita mais alto sobre os ajustes na gama de motocross YZ, mantendo-se em silêncio (por enquanto?) sobre o alcance de enduro e off-road, ao que parece.

Mude os Estados Unidos para a Yamaha Motor Corporation USA e eles estão felizes em contar tudo sobre as novas máquinas YZ250FX e WR250F – vamos com isso então!

O YZ250FX, projetado para corridas de cross-country, e o modelo de enduro WR250F recebem toda a atenção aqui com atualizações baseadas naquelas que vimos no YZ250F no ano passado do modelo: atualizações significativas de chassi, motor e suspensão, além de um farol H4, luz traseira LED no WR.

Novos designs de silenciadores apresentam-se em YZ, WR e YZ-X para cumprir os regulamentos de ruído, além de que as máquinas de motocross YZ também recebem atualizações de suspensão.

Atualizações do WR250F 2025

Começando com o enduro, o novo 2025 WR250F, que a Yamaha diz ser mais leve e mais fino, com um centro de gravidade mais baixo, manuseio mais rápido em curvas apertadas e mais confiante. Se for algo parecido com o WR450F, essas mudanças parecerão significativas.

As atualizações para 2025 também são baseadas no motocrosser YZ250F, começando com uma nova estrutura de feixe bilateral com características flexíveis precisamente ajustadas e montagens de motor exclusivas para garantir excelente estabilidade, giro e absorção de colisão.

A suspensão do WR250F também é revisada e reduzida em 10 mm, contribuindo para o centro de gravidade inferior para uma sensação de planta e maior capacidade em curvas apertadas. Os garfos KYB totalmente ajustáveis agora têm um ajustador manual para mudanças rápidas de compressão.

Outras atualizações incluem um novo assento de forma, as mortalhas do radiador são duas polegadas mais estreitas e o tanque de combustível mais fino. Isso contribui para uma nova posição do piloto com mais espaço para as pernas e capacidade de se mover ao redor da bicicleta e as barras são movidas para frente.

Um novo design de admissão atrai ar de baixo das tampas laterais e do assento, permitindo um caminho mais eficiente que aumenta o desempenho de média a alta rpm. Há também um novo ajuste de controle de tração de quatro níveis, temporizador de lap e guias de ajuste úteis habilitados através do inovador aplicativo Power Tuner de última geração da Yamaha.

Recursos do 2025 WR250F:

  • A estrutura de feixe bilateral de alumínio completamente redesenhada com base no YZ250F fornece o equilíbrio perfeito entre estabilidade em linha reta e desempenho ágil de curvas
  • O garfo tipo mola helicoidal KYB revisado e totalmente ajustável com amortecimento sensível à velocidade agora inclui botão ajustável manualmente para ajuste de compressão sem ferramentas
  • A suspensão traseira do tipo ligação apresenta um choque KYB® totalmente ajustável com configurações revisadas para melhorar o desempenho
  • Centro de gravidade inferior para maior manobrabilidade e fácil acesso ao solo em condições apertadas e complicadas
  • Um design de corpo mais plano e estreito facilita o movimento do piloto e a ergonomia atualizada oferece maior espaço para as pernas e mais conforto
  • O motor avançado de quatro tempos de 250cc apresenta um pistão de alta especificação, perfis de came agressivos e layout de cabeça de cilindro de admissão posicionada para frente para uma banda de potência ampla e utilizável
  • O caminho de admissão mais eficiente aumenta ainda mais o desempenho do motor de média a alta rpm
  • O design inovador de escape envolvente melhora a centralização de massa e as características de potência
  • O corpo do acelerador Mikuni® ultracompacto de 44 mm garante a atomização ideal do combustível, economizando peso e melhorando a centralização da massa
  • O aplicativo Yamaha Power Tuner revisado é ainda mais fácil de usar, com novos guias de ajuste úteis e novos recursos adicionais
  • O novo sistema de controle de tração selecionável de quatro níveis, controlado através do Power Tuner App, mantém a tração ideal na roda traseira
  • Transmissão de seis velocidades de grande proporção
  • O grande disco de freio dianteiro de 270 mm e o disco traseiro de 240 mm são acoplados a uma pinça Nissin para fornecer poder de parada e controle excepcionais
  • A embreagem acionada por cabo de 15 placas durável e de grande diâmetro resiste às altas demandas das corridas de enduro
  • O guidão de alumínio leve e cônico de 1-1/8 polegadas prende a montagens de guidão ajustáveis de quatro posições
  • Pinos largos de 55 mm
  • O arranque elétrico compacto e leve com botão de pressão proporciona reinicializações rápidas e sem esforço
  • Maior capacidade de combustível de 2,0 galões (em comparação com YZ250F) com indicador de baixo combustível
  • O design avançado de roda auxiliado por computador raspa o peso sem sacrificar a durabilidade
  • A roda traseira vem atada em um padrão de raios de três cruzes para melhorar a absorção de impacto e a sensação do piloto
  • Pneus Dunlop Geomax MX33 desenvolvidos pela corrida
  • Ventilador do radiador
  • Corrente de O-ring selada
  • Suporte lateral de alumínio
  • Guarda de motor composto
  • Gráficos incorporados premium fornecem excelente durabilidade e resistência a arranhões
  • Recursos específicos do Enduro, incluindo ajuste exclusivo do motor e da suspensão, um farol H4, luz traseira LED, silenciador encurtado e mais silencioso com pára-isas
  • O novo 2025 WR250F é oferecido na Equipe Yamaha Blue e estará disponível nos revendedores em outubro.

11_2025_yz250fxs_dpbse_us_03_yy_08_rgb

Atualizações 2025 YZ250FX

Com uma lista igualmente significativa de mudanças no chassi, suspensão e ergonomia, o 2025 YZ250FX chega prometendo ser mais leve, mais nítido e ágil e lidar melhor.

As atualizações do modelo 2025 começam com uma estrutura de feixe bilateral de alumínio completamente redesenhada. Com base no YZ250F, o novo quadro inclui montagens de motor específicas do modelo e subestrutura leve, mas se concentra em uma sensação leve e maior tração na roda dianteira, “permitindo que o piloto entre em curvas com maior confiança e mais opções de linha”.

A suspensão KYB totalmente ajustável do YZ250FX é 10 mm mais curta e inclui configurações atualizadas para melhorar o equilíbrio com o novo quadro e distribuir menos pitch na entrada/saída de canto.

As configurações revisadas de estrutura e suspensão também reivindicam um centro de gravidade mais baixo para melhorar a manobrabilidade em terrenos apertados e técnicos e facilitar o alcance do solo com um novo design de assento – embora não notem nenhuma redução na altura do assento. Como os outros modelos, o garfo dianteiro agora inclui um novo clicker manual para ajustes de compressão fáceis e sem ferramentas.

11_2025_yz250fxs_dpbse_us_05_yy_10_rgb

A ergonomia também é melhorada com um triângulo de piloto mais generoso e com mais espaço entre o assento e os pinos dos pés. Como o novo WR, o FX tem uma forma mais fina, mais plana e compacta para melhorar a sensação e o movimento do corpo.

Um sistema de admissão redesenhado e novas configurações de ECU reivindicam melhor controle em potência low-end e mais de médio a high-end. O novo FX também atualiza para a próxima geração do Power Tuner App, agora ainda mais simples de usar com uma barra deslizante de ajuste rápido para facilitar o ajuste do motor e mais funcionalidades, incluindo o novo Controle de Tração de quatro níveis.

Recursos 2025 YZ250FX:

  • A estrutura de feixe bilateral de alumínio completamente redesenhada com base no renomado YZ250F fornece o equilíbrio perfeito entre estabilidade em linha reta e desempenho ágil em curvas
  • O garfo tipo mola helicoidal KYB revisado e totalmente ajustável com amortecimento sensível à velocidade agora inclui botão ajustável manualmente para ajuste de compressão sem ferramentas
  • A suspensão traseira do tipo ligação apresenta um choque KYB® totalmente ajustável com configurações revisadas para melhorar o desempenho
  • Centro de gravidade inferior para maior manobrabilidade e fácil acesso ao solo em condições apertadas e complicadas
  • Um design de corpo mais plano e estreito facilita o movimento do piloto e a ergonomia atualizada oferece maior espaço para as pernas e mais conforto
  • O motor avançado de quatro tempos de 250cc apresenta um pistão de alta especificação, perfis de came agressivos e layout de cabeça de cilindro de admissão posicionada para frente para uma banda de potência ampla e utilizável
  • O caminho de admissão de raio descendente mais eficiente aumenta ainda mais o desempenho do motor de média a alta rpm
  • O design inovador de escape envolvente melhora a centralização de massa e as características de potência
  • O corpo do acelerador Mikuni ultracompacto de 44 mm garante a atomização ideal do combustível, economizando peso e melhorando a centralização em massa
  • O aplicativo Yamaha Power Tuner revisado é ainda mais fácil de usar com uma nova barra deslizante intuitiva de “Simple Tuning”, novos guias úteis de ajuste de motor e suspensão e novos recursos adicionais
  • O novo sistema de controle de tração selecionável de quatro níveis, controlado através do Power Tuner App, mantém a tração ideal na roda traseira
  • O mapeamento do motor ajustável de dois modos permite a seleção em tempo real entre dois mapas por meio de um novo painel de pressão montado no guidão
  • Transmissão de seis velocidades de grande proporção
  • O grande disco de freio dianteiro de 270 mm e o disco traseiro de 240 mm são acoplados a uma pinça Nissin para fornecer poder de parada e controle excepcionais
  • A embreagem acionada por cabo de 15 placas durável e de grande diâmetro resiste às altas demandas das corridas de cross-country
  • O guidão de alumínio leve e cônico de 1-1/8 polegadas prende a montagens de guidão ajustáveis de quatro posições
  • Pinos largos de 55 mm
  • O arranque elétrico compacto e leve com botão de pressão proporciona reinicializações rápidas e sem esforço
  • Maior capacidade de combustível de 2,1 galões (em comparação com YZ250F) com indicador de baixo combustível
  • O design avançado de roda auxiliado por computador raspa o peso sem sacrificar a durabilidade
  • Roda traseira de 18 polegadas com padrão de três raios cruzados para melhor absorção de impacto e sensação de piloto
  • Pneus Dunlop® Geomax MX33 desenvolvidos pela corrida
  • Com fio para ventilador de radiador acessório
  • Corrente de O-ring selada
  • Suporte lateral de alumínio
  • Guarda de motor composto
  • Gráficos incorporados premium fornecem excelente durabilidade e resistência a arranhões
  • O novo 2025 YZ250FX é oferecido no Team Yamaha Blue e estará disponível nos revendedores em outubro.

Atualizações 2025 YZ450F

A linha de motocross 2025 também tem algumas atualizações, incluindo o principal ato principal da Yamaha, o YZ450F.

Uma nova ligação de suspensão traseira visa melhorar a estabilidade e com a configuração de suspensão revisada, ambos contribuindo para “uma melhor sensação de tração na saída do canto, e empresta a uma sensação mais plantada ao fazer saltos”.

As configurações de suspensão frontal também foram atualizadas para criar um “front-end mais calmo”. Isso inclui estender o comprimento da mola para aumentar a pressão de pré-carga interna, alterar a válvula da forma circular atual para uma forma mais triangular e aumentar o tamanho dos orifícios de óleo de entrada para ajustar o fluxo de óleo.

  • As mudanças de suspensão dianteira fornecem ao piloto uma sensação de amortecimento mais consistente em terrenos mistos e situações de pilotagem, especialmente sob frenagem e curvas.
  • As novas montagens do motor dianteiro melhoram o equilíbrio geral do chassi, combinando com as alterações feitas na suspensão, alterando a rigidez do chassi para melhorar a estabilidade também.
  • Um novo design de embreagem melhora a eficiência de resfriamento com o número de furos que alimentam o óleo nas placas da embreagem aumentando três vezes de seis para 18.
  • Há também um novo assento de design sem costura, removendo juntas e soldas, novos suportes de suporte de alumínio, nova forma de interruptor do guidão para ajudar a evitar que os pilotos pressionem o botão errado e um novo tubo de aderência do acelerador.
  • Significativa também é a atualização dos silenciadores traseiros em todos os modelos para manter as bicicletas alinhadas com os novos regulamentos de ruído da FIM para 2025.
  • Novos gráficos completam o visual de 2025 e o YZ450F está disponível a partir de julho.

2025_yam_yz250f_eu_dpbse_sta_003_03_preview

2025 YZ250F

O YZ250F recebe suspensão revisada também, incluindo uma ligação traseira atualizada, novas configurações dianteiras e traseiras, juntamente com uma taxa de mola mais leve no amortecedor traseiro e novos calços de pistão em forma de delta no garfo para maior estabilidade, tração e uma sensação frontal mais plantada.

Uma nova caixa de comutação do guidão incorpora um design com nervuras atualizado para mais sensação durante a condução, além de um novo tubo do acelerador que aumenta o espaçamento entre o aperto do acelerador e o conjunto da caixa do acelerador, dizem eles.

Há também um novo design de suporte de pino de pé mais leve, com uma forma revisada para melhorar a ergonomia do piloto.

YZ two-stokes

A Yamaha vem construindo motos de motocross de dois tempos há mais de 50 anos e, para 2025, as lendárias YZ250 e YZ125 recebem algumas atualizações, incluindo um radiador modificado e a introdução de clickers de compressão de garfo sem ferramentas.

Gráficos atualizados e almofada de guidão completam o novo visual nas novas cores Icon Blue, que se estende até o YZ65 e YZ85.

2025_yam_yz65_eu_dpbse_sta_004_03_preview

E depois há o ícone: o PW50. Talvez uma das motocicletas mais famosas do mundo, a ‘PeeWee’ tem sido a escolha número um para a primeira experiência de duas rodas de uma criança por mais de 40 anos. Com uma transmissão totalmente automática e freios montados no guidão, a leve de dois tempos é a melhor bicicleta para iniciantes e vendeu mais de 400.000 unidades até o momento. O PW50 vê novos gráficos Icon Blue inspirados em corridas para 2025.

Acessórios e vestuário genuínos da Yamaha

Todas as motocicletas off-road da Yamaha podem ser melhoradas ainda mais pela gama de Acessórios Genuínos da Yamaha, incluindo a gama desenvolvida pela corrida de peças de desempenho genuínas Yamaha Technology Racing (GYTR). Há também uma enorme variedade de equipamentos de equitação, paddock e roupas causais… mais nos links abaixo.

Mais informações e preços: www.yamahamotorsports.com ou www.yamaha-motor.eu