Resumo de fim de semana da quinta rodada do Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP de 2024 na Eslováquia, onde testes incríveis, um novo Tassie voador, pilotos empatados em tempos e Kawasakis estão entre os tópicos mais quentes.

A quinta rodada do Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP foi quente no GP POLISPORT da Eslováquia. Calor intenso, testes especiais desafiadores e uma ótima atmosfera para uma corrida de fim de semana memorável em Gelnica. Aqui estão alguns dos tópicos quentes sobre os quais todos estavam falando pós-corrida…

Teste de Enduro do ano?

O GP da Eslováquia colocou um forte candidato ao prêmio de Teste de Enduro do Ano. Com seis quilômetros de comprimento, tinha tudo o que um verdadeiro teste de enduro exige: longo, técnico e predominantemente florestal, teceu caminho pelas trilhas da floresta e exigiu que os pilotos trouxessem seu A-Game.

Para aqueles que poderiam equilibrar velocidade, precisão e técnica, era onde muito tempo poderia ser ganho. Para aqueles que foram pegos por isso, as consequências foram altas.

endurogp_slovakia_enduro_test

Talento Tassie

Uma adição tardia ao campeonato no POLISPORT GP da Itália, Kyron Bacon, da Johansson MPE, imprimiu sua autoridade na classe Enduro Junior na Eslováquia, garantindo uma vitória de estreia no Enduro Junior no primeiro dia, apoiando-a com outra vitória no segundo dia.

O desabente para o jovem piloto de baixo é que ele não fará mais rodadas do campeonato em 2024, pois já está comprometido com a corrida na Austrália. Da Tasmânia, e vizinho do quatro vezes campeão Matt Phillips, seria incrível ver esse jovem talento Tassie retornar em tempo integral em 2025 – temos certeza de que a Equipe Johansson também adoraria isso!

endurogp_slovakia_pichon_watson

Amarrado a tempo

Estamos acostumados a ver pilotos postando tempos de teste incrivelmente apertados e o fim de semana na Eslováquia provou isso quando você estuda as folhas de ponto. Mas o Super Teste de Sexta-feira entregou corridas super apertadas e um pouco de um deleite raro – quase histórico.

O tiroteio cara a frente na sexta-feira viu Nathan Watson, da Beta Factory Racing, e Zach Pichon, da CH Racing Sherco, fazendo algo muito raro, definindo exatamente o mesmo tempo.

O 1:42.31 foi provisoriamente rápido o suficiente para empetá-los para a liderança geral, com quatro pilotos restantes. No entanto, o companheiro de equipe de Watson, Brad Freeman, venceu a dupla por dois centésimos de segundo para negar a eles um resultado histórico.

endurogp_slovakia_steve_holcombe

Gelo, gelo, bebê!

Com as temperaturas em meados dos anos 30 a partir do início da manhã, os pilotos estavam sentindo o calor em Gelnica. A hidratação foi fundamental, além de manter a calma o máximo possível.

Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, usou compressas de gelo no final de testes especiais e verificações de serviço para ajudar a regular sua temperatura. Com uma vitória na classe Enduro1 no sábado, funcionou para o britânico.

endurogp_slovakia_elgari

A saída de Elgari abre a meta para Verzeroli

A categoria Enduro Youth recebeu um choque no início da manhã de domingo, quando o candidato ao título, Alberto Elgari, da TM MOTO, se aposentou no ACERBIS Cross Test de abertura com uma lesão na perna.

A saída de Elgari vê Manuel Verzeroli, da Team KTM Pro Racing Sport, ir para a penúltima rodada no País de Gales com uma vantagem de 43 pontos no campeonato sobre Romain Dagna, da Sherco, que herdou o segundo. Podemos apenas testemunhar Verzeroli ser coroado o primeiro Campeão Mundial de Enduro da FIM de 2024 no País de Gales, se tudo der certo.

endurogp_slovakia_skuta

Acadores tchecos cobrando com força

Embora não seja um Grande Prêmio em casa, os pilotos da República Tcheca Matej Skuta e Krystof Kouble encontraram muitos torcedores fazendo a curta viagem através da fronteira até Gelnica para animá-los.

Valeu a pena seus esforços combinados também, com Skuta colocando seu KBS Team Beta no topo da classificação Enduro Junior no Super Test. Ele correria duro para o quarto nos dois dias, apenas perdendo o pódio por dois segundos no primeiro dia. No entanto, ele ficou em segundo lugar nos dois dias no Enduro2. Seu melhor desempenho da temporada o leva para o terceiro lugar na classificação Junior2.

O ex-vencedor individual do ISDE Club, Kouble, também marcou dois acabamentos gerais entre os 20 melhores.

endurogp_slovakia_kawasaki

Vibrações da Equipe Verde

Para os fãs do Team Green, é brilhante ver a Kawasaki presente no paddock do GP este ano com pilotos do MGR Team italianos nesta temporada, incluindo Davide Soreca em Enduro1 e Herman Ask em Enduro Junior. Vamos torcer para que este programa se expanda nos próximos anos.

O Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP continua com a penúltima rodada da temporada de 2024 no FORSITESERVICES GP do País de Gales em 2 a 4 de agosto.