“É com gratidão, humildade, um pouco de tristeza, mas sem arrependimento, que anuncio minha aposentadoria das corridas de motocicletas depois de ter uma carreira com a qual sonhei uma vez.”Diz Sam Sunderland em um anúncio surpreendente.

“Desde ganhar dois campeonatos mundiais até minhas duas vitórias no Dakar, tem sido uma corrida incrível. Gostaria de agradecer a todos que fazem parte deste capítulo e estou ansioso para ficar perto da equipe e desempenhar um papel no apoio aos seus esforços raciais no futuro.”

O anúncio de Sunderland chega um pouco cedo para um piloto ainda tão capaz de vencer. Mas não há grande choque por trás de um 2023 muito difícil, um ano que seguiu tais altos em 2022 com os títulos do Dakar e do Campeonato Mundial, além do declínio constante de sua equipe nos últimos anos em comparação com a Honda.

Ninguém poderia dizer que esse cara teve facilidade em sua agora longa carreira no que é indiscutivelmente o esporte mais difícil – mental e fisicamente – em corridas off-road.

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Andreas Hölzl, Gerente da Equipe do KT Group Rally, diz que eles, “respeitam completamente sua decisão e agradecem a ele por tudo o que ele fez por nós ao longo dos anos. Além de ser um corredor fenomenal, Sam é uma pessoa fantástica – sempre solidária, motivadora e uma verdadeira jogadora de equipe.”

Enquanto isso, o diretor de automobilismo, Pit Beirer, agradece a Sam por suas vitórias, mas também presta homenagem à sua “parte maciça nos sucessos de toda a equipe”.

“Ao longo dos anos, nosso relacionamento com Sam se tornou cada vez mais forte, e com sua mudança para a Red Bull GASGAS Factory Racing em 2022, ele continuou a fazer história. Embora seja difícil ver Sam ir, respeitamos a decisão dele. Gostaria de agradecer pessoalmente ao Sam por tudo o que ele colocou na equipe e desejar-lhe felicidades para o futuro.”

Sunderland sofreu os altos e baixos deste esporte brutal mais do que a maioria em sua carreira. Normalmente, a dedicação para chegar às altas é difícil o suficiente e o duas vezes Dakar e o Campeonato Mundial são testemunho disso.

Mas Sam teve alguns ferimentos graves ao longo do caminho, bem como, às vezes, uma sorte terrível com falhas mecânicas, além de ter visto seu quinhão de organização duvidosa de eventos ao longo da estrada. Tem que haver um ponto em que sua mente para de querer tanto os altos quando você sabe muito bem como são esses baixos.

Fazendo a mudança de um motocrosser médio (suas palavras!), Sunderland primeiro fez um nome para si mesmo na equipe Honda, onde as primeiras motos de rali CRF450 estavam contra ele competindo com o time conquistador da KTM, mas Sam venceu sua primeira etapa do Dakar.

Uma mudança de alto perfil para a KTM em 2014 trouxe sucesso para o Sunderland com mais vitórias na etapa do Dakar, suas primeiras vitórias gerais no rali no Marrocos (2015) e no Qatar (2016) antes de se tornar o primeiro vencedor britânico do Dakar em 2017 na América do Sul. Isso em um time super competitivo e em um momento em que o esporte e as bicicletas passaram por muitas mudanças.

164020_sam-sunderland-_-team-podium-dakar-2017_dakar-2017Sunderland mudou a marca para a GASGAS e reivindicou outra, talvez suas apostas na vitória do Dakar sob pressão, impressionando impressionantemente a autoridade naquela corrida.

Nos últimos anos, no entanto, a Honda se tornar a força dominante no Rally Raid agora, enquanto o KTM Group aparentemente corta a cada temporada.

Competindo contra uma formação tão forte do HRC, em um esporte que já requer tanto risco dos pilotos no mais alto nível, traz seus estresses e eventos além do controle do piloto, desempenhando um papel tão grande, quando você não está na bicicleta mais rápida… você pode entender um piloto dizendo que o suficiente é suficiente.

Tudo de bom, Sam. Foi um prazer acompanhar sua carreira do início ao fim.