A lenda de Dakar, Stephane Peterhansel, voltou a vencer em duas rodas no 2024 Enduro Vintage Trophy
Stephane Peterhansel, o competidor mais bem-sucedido do Dakar Rally da história, mas um homem muito com raízes em enduro e que reivindicou a medalha de vencedor direto do Troféu Enduro Vintage de 2024.
Duas vezes campeão mundial de enduro, o francês é um dos poucos selecionados a ter conquistado vitórias em duas e quatro rodas. Dominando a década de 1990 com seis vitórias de bicicleta Dakar, Peterhansel, desde então marcou oito vitórias de carro para acumular 14 no total – um recorde que parece improvável que alguém mais se aproxime.
Volte um pouco na enorme lista de conquistas e você verá que Monsieur Dakar tem títulos do Campeonato Francês de Enduro e um recorde de nove vitórias no Clássico Francês Trefle Lozerien.
Escusado será dizer que esse cara pode andar de bicicleta um pouco, mas depois de todos esses anos nos carros, você o desculparia por um passeio para o inferno no Troféu FIM Enduro Vintage de 2024. Nem um pouco disso, pois Stephane, finalmente capaz de encaixar o EVT em sua agenda lotada, se deparou a superar os resultados individuais do primeiro dia.
Não se deixe enganar por este enduro clássico. Claro, muitos dos mais de 400 pilotos estão lá para o crack e para tirar seu velho orgulho e alegria. Mas no topo das planilhas de horas é muito competitivo e o repleto de ex-campeões de muitos países.
Oi Stephane, é ótimo vê-la aqui e finalmente você pode fazer isso se encaixar na sua agenda…
Stephane Peterhansel: “Não, nem sempre foi possível. Tentei encontrar tempo para correr nos últimos dois anos e não foi possível. Mas este ano estou um pouco mais livre com meu calendário e corrida com o carro, então fizemos isso acontecer. Eu sempre tento estar aqui porque é um evento muito bom com uma boa atmosfera, pessoas legais, bons testes e eu gostei muito.”
O evento deve ser especial para você, porque isso o leva de volta aos dias em que você andava de enduro?
“Sim, é muito especial e muito bom porque brigamos agora com os mesmos caras com quem lutei há 25 anos. Eu não vejo alguns desses caras há 20 anos ou mais, então é muito legal.
“Mas a questão é que eu também gosto de correr sem pressão, porque na minha carreira eu corro muitas vezes com muita pressão, você sabe, para vencer. Mas este evento para mim é sempre apenas por diversão, apenas por prazer e isso é muito legal.”
Nos conta um pouco sobre sua equipe. Você não está na categoria principal de troféus, mas cavalgando com amigos da Suíça?
“Bem, eu planejei fazer isso com minha esposa e um dos meus amigos da Suíça, mas minha esposa teve um acidente há duas semanas treinando com motocicleta, então agora decidimos mudar para outro amigo.
“É realmente o que eu queria fazer. Para andar com meus amigos sem pressão da seleção nacional ou algo assim, apenas com meu amigo ou minha esposa, mas sem pressão.”
Você pode nos contar um pouco sobre sua bicicleta? Por que você está aqui no Yamaha IT 250 ’81?
“Para mim, quando andamos de moto vintage, quero realmente usar uma motocicleta velha. Isso significa sem refrigeração líquida, sem freios a disco ou sem choque mono, sabe? Isso significa que esta é a única possibilidade com uma Yamaha. É da mesma categoria que os amortecedores gêmeos, mas com a suspensão traseira cantilever.
“Eu não tento encontrar a melhor moto para o melhor resultado, mas quero andar de moto vintage de verdade e minha marca sempre foi a Yamaha, então esta é a solução.”
E essa nova regra de coeficiente ajuda a nivelar o campo de jogo para os resultados, você não acha?
“Sim, isso ajuda a nivelar o campo porque há bicicletas de muitos anos e pilotos de muitas idades diferentes. Precisamos fazer o fim da corrida, mas é bom fazer um pequeno ajuste, porque não é normal que o vencedor da corrida em geral seja um jovem com uma motocicleta moderna.”
Temos 430 pilotos de 16 nações diferentes no Vintage Trophy, o evento está ficando mais importante…
“Acho que em diferentes países o vintage começa a crescer. Com certeza aqui na Itália é realmente uma nação de enduro no passado com muita história. Tenho a sensação de que está ficando mais importante com mais pilotos e com uma boa organização, então o nível começa a ser um pouco mais alto do que antes.
Você pode dizer que este evento está se tornando imperdível…
“Sim, exatamente. Também não é muito comum que possamos fazer uma corrida não tanto para o indivíduo. Podemos fazer isso por nação, mas também com o Vaso ou clube, então você está com amigos no início e isso faz parte disso, mas com algum espírito de equipe. É bom estar aqui.”