AMA National Enduro, Josh Toth Coroado Campeão de 2024 no Zink Ranch

AMA National Enduro, Josh Toth Coroado Campeão de 2024 no Zink Ranch
2024 Zink Ranch National Enduro series vê Josh Toth assinar uma temporada estelar com o título AMA NE1 Pro e Rachael Archer garante a placa No.1 na Elite Feminina.

O local do International Six Days Enduro (ISDE), Tulsa Trail Riders organizou o ’94 Six Days EnduroFest para coincidir com o fim de semana da corrida Zink Ranch em Sand Springs, Oklahoma.

O grupo sediou um passeio de reunião do 30o aniversário e um banquete para reconhecer e reconectar ex-concorrentes do ISDE entre si e com os fãs, além de tratar mais de 325 competidores, suas famílias e equipes na Redline Oil AMA National Enduro Series, apresentada pela MSR e Beta Motorcycles, nona rodada.

O KTM Zink Ranch National trouxe temperaturas moderadas e arejados, apesar de uma onda de calor extrema que levou ao evento – levando a série a reduzir o número de testes.

Com 58 milhas no total, os pilotos navegaram em condições difíceis e rochosas com um pouco de poeira jogada. Os dois primeiros testes foram de 7,5 milhas cada, seguidos por uma seção de 10 milhas. O quarto teste foi outra trilha de 7,5 milhas, e um teste de 9,5 milhas terminou a nove rodada.

prêmio Josh-toth-5

Pódio Geral

Tem sido uma temporada fenomenal para Josh Toth, da Enduro Engineering, que garantiu todas, as vitórias nesta temporada. O piloto de Connecticut começou o dia em Oklahoma com duas vitórias no teste no NE Pro1. Então, ele assumiu o segundo lugar nos três testes finais. O desempenho estelar de Toth ao longo da temporada o ajudou a garantir seu primeiro Campeonato Nacional de Enduro AMA com uma rodada para ir.

O piloto NE Pro1 também tem a honra de representar os EUA na Equipe de Troféus no ISDE mais uma vez, que acontecerá na Espanha durante outubro.

“Foi muito desagradável lá fora”, disse Josh Toth. “O terreno é realmente implacável quando você sai na grama e outras coisas, então eu apenas tentei ser cauteloso e passar pelos primeiros testes sem problemas. E honestamente, essa foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Isso me colocou na liderança cedo. Eu tive um grande acidente no teste quatro, mas fora isso, eu apenas o mantive firme.

“Eu gostaria de agradecer ao meu mecânico [Mike “Napper” Napieralski]. Ele faz tudo na minha bicicleta – a reconstrói entre as voltas, faz meu teste de suspensão – ele sabe o que faz. É ótimo tê-lo o ano todo, e tem sido incrível trabalharmos juntos.

“Além disso, toda a equipe da Enduro Engineering, a equipe da NEPG que organiza esses eventos, a NOCO, meu treinador Steve Hatch por ajudar e minha namorada Nicole por sair. Há tantas pessoas envolvidas no meu programa este ano. Não quero deixar ninguém de fora, mas a Bell’s Electric e a Enduro Engineering realmente intensificaram e me deixaram fazer o que eu quero fazer. Então, tem sido incrível.”

steward-baylor-9

Baylor apoia a vitória na 8a rodada

Depois de conquistar sua primeira vitória da temporada na rodada anterior, Steward Baylor Jr. estava ansioso para continuar esse impulso a bordo de sua Kawasaki Red Bear Racing. Ele ficou com vergonha disso, ocupando o lugar de vice-campeão no KTM Zink Ranch National. A apenas 22 segundos do ritmo de Toth para o dia, Baylor Jr. empurrou forte desde o início. Ele ficou em segundo lugar na classe através do teste de abertura, terceiro nas próximas três seções, e terminou o dia com uma nota alta com a vitória no Teste 5.

“Eu me senti meio confortável o dia todo”, disse Steward Baylor Jr. “A pista era um pouco diferente das vezes anteriores em Tulsa. Definitivamente tivemos de tudo, de lama a poeira aqui, e hoje foi realmente bom, a sujeira estava perfeita.

“Mas eu sei que essa pista pode te morder, então tentei ficar na trilha o máximo possível e não flertar com essas bordas.

“Eu simplesmente não consegui igualar Josh [Toth]. Tem sido a história o ano todo, ele tem andado muito bem. Eu estive em anos assim. Cara, quando você está em um, é ótimo. Para ele, é fenomenal.”

Ne-pro1-pódio

Ricky Russell teve uma temporada desafiadora começando com um quarto lugar, mas foi atormentado por lesões. Ele conseguiu colocar sua AmPro Yamaha na caixa pela primeira vez este ano na nona rodada.

Russell mostrou seu talento nos Testes 3 e 4, superando aqueles para ajudar a garantir o terceiro no geral no dia. “Foi bom estar de volta aqui lutando com os caras”, disse Ricky Russell. “Eu realmente não tenho feito isso, só me machuquei o ano todo e lutei.

Eu e Stew [Baylor Jr.] éramos muito próximos [no último teste], e eu esperava pegá-lo. Mas Stew é sempre forte no último teste, e ele me pegou. Feliz por estar na caixa, então eu vou levá-la.”

ne-pro2-pódio

NE Pro2 Podium

Will Sievenpiper, da Red Bear Racing, conquestou sua primeira vitória da temporada no Pro2, depois de terminar entre os cinco primeiros nas sete rodadas anteriores. O georgiano foi 3-3-2 nos três primeiros testes, seguidos por uma vitória e um segundo lugar no Teste 5 para o geral.

Nicholas Defeo, apoiado pela Kawasaki da Equipe Babbitt, tem consistido para voltar ao pódio NE Pro2 durante a maior parte da temporada depois de ficar em terceiro lugar nas duas rodadas de abertura da série. Ele finalmente conseguiu fazer isso acontecer neste fim de semana.

Ganhando seu sexto pódio NE Pro2 do ano, Nathaniel “Bubz” Tasha, da Yamaha, lutou cedo, mas apertou o botão de reset para ir 2-3-3-4 pelo resto do dia. Foi uma corrida acirrada entre Tasha e Grant Davis da FMF KTM Factory Racing Team Landers no KTM Zink Ranch National, mas Tasha conseguiu passar em terceiro lugar na classe por apenas oito segundos.

Rachael-award-2

Pódio de Elite Feminino

Rachael Archer, da Red Bear Racing, da Nova Zelândia, varreu os testes e conquistou a vitória no pódio da Elite Feminina. Ainda mais importante, ela coletou seu Campeonato Nacional de Enduro AMA de 2024 com uma rodada restante. Ela marcou sete vitórias de classe nesta temporada a bordo de sua Kawasaki, e ainda não terminou o pódio.

“Eu amei a corrida de hoje”, disse Archer. “Foi rápido e fluido — meu tipo de cavalgada. Incrível encerrar o campeonato, e eu não poderia ter feito isso sem que a equipe me apoiasse durante todo o caminho.”

feminino-pódio

Shelby Turner, da Enduro Engineering, ficou em segundo lugar, em segundo lugar em três dos quatro testes e em terceiro lugar em um teste. A piloto da GasGas manteve sua sequência no pódio durante todo o ano.

Prestin Raines, do Missouri, obteve um resultado de pódio no KTM Zink Ranch National, terminando apenas um minuto atrás de Turner. O piloto montado em Sherco pegou o terceiro durante o Teste 1. Ela então ganhou velocidade, levando em segundo lugar no Teste 2. Ela completou o dia com dois resultados de teste em quarto lugar.

Confira as entrevistas do Pro Podium aqui:

Melhores Amadores

Trevor Hulin, da Louisiana, reivindicou a vitória da classe AA. Ele passou pelo primeiro teste, colocando-se na liderança para começar o dia. Ele foi 2-1-1 nos próximos três testes e encerrou o dia com o segundo na seção final. O piloto da KTM também conquistou a placa AMA No. 1 para a temporada de 2024.

A classe 30+A viu Zach Ingram sair com a vitória na nona rodada. O piloto baseado no Texas terminou o dia quase três minutos à frente de seu colega de classe. Ele começou o dia com um P2 até o Teste 1. A partir daí, ele varreu o resto do dia a bordo de sua KTM.

Veja os resultados completos do evento e a classificação da série: www.nationalenduro.com/scoring

Resultados Gerais – KTM Zink Ranch National

1. Josh Toth (GG)

2. Steward Baylor Jr. (KAW)

3. Ricky Russell (YAM)

4. Jonathan Girroir (KTM)

5. Will Sievenpiper (KAW)

6. Evan Smith (HUS)

7. Nicholas Defeo (KAW)

8. Trevor Bollinger (HUS)

9. Nathaniel Tasha (YAM)

10. Grant Davis (KTM)

 

A classificação da série com 1 rodada restante

1. Josh Toth (GG) – NE Pro1

2. Steward Baylor Jr. (KAW) – NE Pro1

3. Johnny Girroir (KTM) – NE Pro1

4. Evan Smith (HUS) – NE Pro1

5. Grant Davis (KTM) – NE Pro2

6. Will Sievenpiper (KAW) – NE Pro2

7. Nathaniel Tasha (YAM) – NE Pro2

8. Trevor Bollinger (HUS) – NE Pro1

9. Grant Baylor (KAW) – NE Pro1

10. Ricky Russell – NE Pro1

 

 

A rodada final da série será realizada em Stanton, Alabama, em 3 de novembro. O Motion Pro Gobbler Getter National será a rodada 10.

Mais informações: www.nationalenduro.com

Adalto Gomes Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *