Nova Fantic XE300 2T, bate forte coração!

Nova Fantic XE300 2T, bate forte coração!

Volta a bater um coração italiano. A tão esperada XE300 2T motorizado com o novo e poderoso Minarelli Euro5, por injeção e partida eletrico chega ao mercado.

Uma moto para VENCER, mas que já VENCEU com sua versão de desenvolvimento perfeitamente conduzida pelo jovem piloto sueco, Albin Norrbin, conquistando o título mundial de Enduro Junior2 neste mágico 2023 para a Fantic (até 5 títulos mundiais). A primeira versão da moto foi desenvolvida com a brilhante contribuição de Davide Guarneri em 2022, ano em que ele teve que se aposentar como dominador da classe E3, devido a uma lesão grave. Hoje, finalmente, o XE300 está pronto na sua versão de série, já no mercado até ao final de 2023. Uma moto dedicada ao desempenho intransigente graças ao motor de 300cc de maior desempenho do mercado e com um sistema de refrigeração revolucionário. O primeiro motor da gama Racing da Fantic foi desenvolvido, testado e fabricado em Itália pela Motori Minarelli, este último adquirido pela Fantic em 2020 pela Yamaha Motor Europe. Um motor compacto, tecnológico e de alto desempenho, que garante muita potência, mas uma curva de torque regular e completa em todas as rotações de uso.

Precisamente a tecnologia escondida dentro desta jóia garante o seu desempenho brilhante, graças em primeiro lugar a um sistema de injeção eletrônica de injeção dupla Dell’Orto que garante excelente regularidade de operação e conformidade com o E5 Plus. A válvula de escape é eletrônica, permitindo uma curva de torque completa e vigorosa em cada regime. A partida eletrico, estudada pela Minarelli, garante arranques sempre imediatos em todas as condições. Finalmente, a embreagem hidráulica garante precisão e o mínimo de esforço no pedal. A ciclistica e de primeira linha, e difere de todos os concorrentes do mercado. É o único 300 2T que se desenvolve em torno de um valioso quadro de alumínio semi-duplo berço, que garante a melhor relação rigidez/leve possível. Tal como as outras irmãs da gama enduro, confirma a suspensão Kayaba com garfo SSS de 48mm, desde anos de referência do mundo offroad. Uma motocicleta, portanto, extremamente ágil com qualidades de manuseio sem rival na sua categoria.

 

 

A explosividade dos 2 tempos também é gerida pelo componente eletronico de primeira qualidade: em primeiro lugar, o controlo de tracção multinível, perfeito para enfrentar diferentes condições e um duplo interruptor de mapeamento de guidão de última geração. Grande funcionalidade também é garantida do ponto de vista da manutenção com acesso direto ao filtro de ar. Por último, mas não menos importante, a parte ergonómica, estudada pela equipe de teste Fantic, ostenta uma pegagem mínima e a máxima centralização das massas. O tanque de óleo e gasolina está integrado, os transportadores estreitos e ergonômicos, o trem traseiro completamente redesenhado em comparação com os outros modelos off-road de 2 tempos da Fantic, garantindo espaço para muito mais componentes, mas confirmando a mesma ergonomia.

Um estudo importante também foi reservado para posições de guidão de interruptores e teclas, permitindo grande funcionalidade, mas pequenos espaços e design mínimo. Os LEDs de configuração, o controle de tração multinível de configuração e o interruptor de mapa duplo estão posicionados à esquerda, à direita apenas o clássico kill switch.

Adalto Gomes Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *