Billy Bolt vai pular as primeiras rodadas da temporada do Campeonato Mundial de Enduro FIM de 2024, incluindo a abertura do Valleys Extreme no Reino Unido, devido à cirurgia no joelho após a vitória do SuperEnduro.

Os altos e baixos das corridas de motocicletas off-road chegaram em casa esta semana para o recém-coroado Campeão Mundial de SuperEnduro, Billy Bolt. Tendo reivindicado seu quarto título indoor na frente de uma multidão estridente em Newcastle no fim de semana, Bolt foi sob a faca para reparar a lesão que sofreu no joelho esquerdo de um pouso estranho na terceira rodada do SuperEnduro na Alemanha.

Escolhendo se concentrar no título de SuperEnduro, Billy continuou a correr na temporada coberta com sérios danos aos ligamentos do joelho esquerdo. Apesar disso, e da dor óbvia tanto na Alemanha quanto na rodada seguinte, o piloto da Husqvarna Factory Racing ganhou sete vitórias de sete corridas a caminho da coroa do campeonato.

Sua equipe relata que, depois de reivindicar a coroa do SuperEnduro no sábado, 2 de março, em sua rodada em casa em Newcastle, Reino Unido, “Billy foi sob a faca na terça-feira, 5 de março, para reconstruir seu LCA, reparar seu menisco e canto posterior e garantir que duas fraturas identificadas em sua tíbia tivessem cicatrizado. Felizmente, a cirurgia correu bem e Billy já iniciou seu processo de recuperação.”

Billy Bolt: “É bom estar fora da cirurgia e os médicos estão muito satisfeitos com a forma como tudo aconteceu. Eles conseguiram reparar com sucesso todos os danos no meu joelho e ficaram felizes em informar que as duas fraturas na parte inferior da minha perna já cicatrizaram bem.

“Infelizmente, como já sabíamos, há um processo de cura bastante longo, e eu não quero correr nenhum risco.

“Isso significará que sinto falta das primeiras rodadas de Hard Enduro. Mas tudo bem, espero estar de volta correndo para a segunda metade da temporada.

“Engross agradecimentos à equipe que me consertou e, claro, aos fãs por seu apoio e mensagens.”

A desvantagem de tudo isso é que o tempo de recuperação se estenderá mais fundo no ano do que Billy esperaria, o que significa que ele perderá as rodadas de abertura do campeonato mundial da HEWC, que inclui a rodada do Reino Unido no País de Gales em 10-12 de maio.

A equipe acrescenta que Bolt tem como objetivo retornar a tempo para a segunda metade da temporada do Hard Enduro World Championship – embora nesta fase não esteja claro exatamente o que isso significa, mas espera-se pelo menos as três primeiras rodadas.

Fabio Farioli – Gerente da Equipe Husqvarna Factory Racing Enduro: “Foi impressionante como Billy conseguiu ainda sair no topo nesta temporada de SuperEnduro, mesmo com uma lesão. Billy está muito motivado e focado em conseguir esse título, e não sei como ele conseguiu avançar e cavalgar na condição em que seu joelho estava.

“A saúde dele tem que vir em primeiro lugar para que ele possa se sentir 100% para as próximas corridas, então decidimos parar agora e fazer a cirurgia. Não tenho dúvida de que Billy voltará ainda mais forte e mais rápido do que antes.”