Primeiro contacto com a Yamaha YZ250F de 2024

Primeiro contacto com a Yamaha YZ250F de 2024

No Domingo passado tivémos oportunidade de visitar e participar no Yamaha MX Pro Tour na pista de motocross do Eco Parque da Serra de São Julião a convite da Yamaha Portugal que, mais uma vez, organizou um excelente evento à imagem do tradicional Troféu Yamaha. Muita gente, muitas motas, muito boa disposição!

Optámos por nos debruçar sobre a YZ250F que foi alvo de muitas actualizações para 2024. A mota apresenta o mesmo quadro da YZ450F estreado no ano anterior, juntamente com os novos plásticos e melhorias na suspensão. O motor mantém-se muito semelhante ao do ano anterior, com uma distribuição actualizada por razões de durabilidade.

Para este ano a Yamaha disponibiliza uma aplicação Power Tuner actualizada com um interface mais intuitivo. Dada a natureza deste evento, MX Pro Tour, não tivémos tempo para “brincar” com a aplicação mas deixamos dois aperitivos: com a instalação de um interruptor no guiador podemos alternar entre dois mapas previamente carregados com a aplicação; a Yamaha disponibiliza o download de um série de mapas adaptados a vários tipos de terreno. Saibam mais sobre a aplicação Power Tuner aqui.

 

 

Mas vamos ao que interessa! Assim que passamos a perna por cima do banco a sensação transmitida por esta nova YZ250F é de familieridade e conforto. O novo quadro coloca os estribos e guiador numa posição muito natural e neutra e perfeitamente espaçosa para um piloto de 1,81m de altura.O arranque eléctrico desperta o motor com facilidade, tanto com a caixa em ponto morto como engatada. A moto sente-se muito estreita e leve em andamento, muito maneável e fácil de inserir em curva mas ao mesmo tempo a frente transmite segurança estabilidade. O piso estava pesado mas ainda assim a forquilha KYB nunca deixou a frente abanar mostrando estar num nível muito elevado, mesmo com a afinação de origem, mostrando que existe uma boa margem para melhorar ainda mais com uma afinação especializada. As mudanças de posicionamento, fosse de sentado para levantado, ou para trás e para a frente para travagem ou entrada em curva, fazem-se sem pensar, sem sequer darmos por elas, facto para que o novo banco mais estreito e plano e novos plásticos contribuem.

 

 

Uma actualização muito bem vinda é a adopção de ajustadores externos no topo da forquilha facilitando fortemente a afinação e os testes na pista.

O motor “virado para trás” é conhecido pelo seu carácter cheio nos regimes mais baixo e médio, mas para este ano a Yamaha tentou puxá-lo um pouco para os regimes mais elevados. De qualquer forma o motor sente-se bastante forte para uma 250F, a pedir rotação e a responder bem aos toques de embraiagem. As características adicionais para 2024 incluem um Sistema de Controlo de Tracção totalmente novo com três níveis: HIGH, LOW ou OFF, que comunica a rotação da roda traseira à ECU para manter a tracção ideal. Além disso, um sistema de controlo de arranque (Launch Control) actualizado inclui agora um limitador de rotação que pode ser ajustado em incrementos de 500 rpm entre as 6.000 rpm e as 14.000 rpm para optimizar os arranques. Ambos estes sistemas são controlados e configurados através da aplicação Yamaha Power Tuner.

 

 

As passagens de caixa são precisas e suaves com e sem embraiagem, que apesar de continuar a ser por cabo se mostrou bastante leve, e as cinco velocidades da caixa pareceram-nos também bem escalonadas. A travagem é muito boa! O travão dianteiro revelou muita potência, mas ao mesmo tempo sensibilidade e doseabilidade, fruto de um disco de 270mm, que ainda há pouco tempo era considerada a dimensão de um disco “oversize”. Atrás temos um disco de 240mm, e ambas as pinças e bombas são da Nissin que dispensa qualquer apresentação.

Em suma, a nova YZ250F mantém o seu carácter mas aumenta o seu potencial. É uma moto fácil capaz de servir aos mais iniciados, mas com capacidade também para os mais experientes e competitivos.

Para 2024 a Yamaha propõe duas decorações, com o Icon Blue para a versão base e o Anniversary White para a edição comemorativa do 50º aniversário.

Informação disponibilizada pela Yamaha Portugal:

A NOVA YZ250F: MAIS LEVE, MAIS RÁPIDA E MAIS AVANÇADA.

A Yamaha YZ250F tem sido uma vencedora consistente de corridas nos Grandes Prémios de Motocross e Supercross, tornando-a uma das favoritas de muitos pilotos que procuram uma performance comprovada. Os designers da Yamaha têm trabalhado arduamente para encontrar áreas onde possa ser feita alguma melhoria. Com um novo chassis, uma carenagem ultracompacta e uma maior potência, a YZ250F da próxima geração é agora mais leve, mais rápida e mais avançada.

Assim ao conduzir a YZ250F da nova geração, é possível sentir imediatamente a diferença.

O chassis totalmente novo vem diretamente da excecional YZ450F que venceu várias corridas de MXGP e Supercross na sua primeira temporada. Com uma geometria revista e uma coluna de direção reposicionada, o centro de gravidade mais baixo do quadro bilateral em alumínio e o equilíbrio da rigidez melhorado permitem curvas mais ágeis e mudanças de direção mais rápidas.

Uma outra grande mudança da YZ250F 2024 é a carenagem compacta totalmente nova com carenagens ultrafinas, bem como um perfil de assento muito mais plano para deslocações rápidas de peso.

Também inclui um novo sistema de gestão do ar de elevada eficiência e uma ECU revista que aumentam a performance máxima do reativo motor a 4 tempos de 250 cc, enquanto a nova versão da Aplicação Power Tuner inclui uma função “Quick Tuning” intuitiva.

Destaques técnicos

  • Novo quadro em alumínio com barras bilaterais baseado na YZ450F com equilíbrio de rigidez revisto
  • Dimensões mais compactas e estreitas da carenagem para uma maior agilidade do piloto
  • Assento mais plano e estreito para uma maior liberdade de movimentos
  • Afinações da suspensão KYB otimizadas
  • Nova afinação de amortecimento de compressão da suspensão dianteira ajustável manualmente
  • Sensação de travagem traseira melhorada
  • Performance mais potente nos regimes médios a altos
  • Novo filtro de ar com conduta traseira
  • Nova ECU com afinações de injeção otimizadas
  • Novo design da corrente da árvore de cames de baixo atrito
  • Novo sistema de controlo de tração regulável de 2 modos
  • Sistema de controlo do arranque atualizado
  • Nova aplicação Power Tuner mais intuitiva
  • Nova funcionalidade de temporizador de voltas e muito mais
  • Guia de regulação do motor e da suspensão com perguntas mais frequentes

Todos os preços têm IVA incluído à taxa legal em vigor. Ao P.V.P.R., (Preço de Venda ao Público Recomendado), apresentado acrescem os custos referentes ao ecovalor e transporte.

Especificações Técnicas

Motor

Tipo de motor 4 tempos, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, Monocilíndrico
Cilindrada 250 cc
Diâmetro x curso 77,0 x 53,6 mm
Taxa de compressão 13,8:1
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Tipo de embraiagem Húmida, Multidisco
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção de Combustível

Chassis

Quadro Berço semiduplo
Ângulo do avanço de roda 26°55
Trail 119 mm
Sistema de suspensão dianteira Suspensão telescópica invertida
Sistema de suspensão traseira suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro 310 mm
Curso traseiro 313 mm
Travão dianteiro Hidráulico de um disco, Ø270 mm
Travão traseiro Hidráulico de um disco, Ø240 mm
Pneu dianteiro Com câmara de ar 80/100-21 51M
Pneu traseiro Com câmara de ar 110/90-19 62M

Dimensões

Comprimento total 2180 mm
Largura total 825 mm
Altura total 1275 mm
Altura do assento 970 mm
Distância entre eixos 1475 mm
Distância mínima ao solo 350 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina) 105 kg
Capacidade Dep. Combustível 6,2 l
Capacidade Dep. Óleo 0,95 l

Adalto Gomes Filho

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