A Triumph Motorcycles revela o primeiro de sua tão esperada gama de modelos off-road, o TF 250-X – e nós analisamos os detalhes, especificações e fica ocupado adivinhando como o modelo enduro pode parecer…
Parece a provocação mais longa da história da motocicleta, mas a Triumph Motorcycles finalmente revelou os detalhes, especificações e preços para o primeiro que se tornará uma extensa gama off-road, o TF 250-X.
Perdoe-nos nosso pouco de photoshopping da imagem principal aqui, queríamos ver como seria o novo modelo de motocross anunciado hoje com as luzes acesas. Nada mal, ei?
Por enquanto, teremos que esperar pela versão enduro, assim como estaremos esperando por um modelo TF 450-X “mais tarde em 2024”, diz a Triumph. Enquanto isso, delicie-se com os detalhes e especificações.
Destaques técnicos do Triumph TF 250-X:
- DOHC, quatro tempos simples com pistão de alumínio forjado, válvulas de titânio, revestimentos de carbono de baixo atrito semelhantes a diamantes, tampas de motor de magnésio e embreagem Exedy Belleville
- Chassis de alumínio exclusivo
- Novo gerenciamento eletrônico de motor, além de acessório opcional do aplicativo MX Tune Pro para ajuste em qualquer lugar
- Opções de mapas diferentes, controle de tração, controle de lançamento e opções de mudança rápida
- Sistema de freios Brembo
- Suspensão dianteira e traseira KYB totalmente ajustável com tipo de ligação traseira
- D.I.D. Aros Dirt Star
- guidão Pro Taper
- $9995/£9795/€11,395/$11.495 (CAD)
- Faixa TF 450-X e Enduro a seguir ainda em 2024
- Faça o pedido on-line para clicar e coletar ou através de novas redes de revendedores globalmente
“O pacote de especificações mais completo já lançado no mercado ultracompetitivo de motocross de 250cc” A Triumph está dizendo sobre sua bicicleta de sujeira. É uma grande conversa, mas isso é um grande negócio de um fabricante que claramente projetou e construiu uma bicicleta que é um pacote completo.
As pessoas que sabem, que testam as bicicletas há algum tempo, disseram ao Enduro21 mais de uma vez no último ano ou mais que os novos Triumphs são o verdadeiro negócio e não estão aqui apenas para compensar os números. Podemos ver agora que não era apenas besteira.
“Esta bicicleta é 100% Triumph, concebida, projetada, desenvolvida e fabricada por nossas equipes de chassis e motores líderes mundiais, com o apoio especializado de nossos campeões de corrida.” Diz o gerente-chefe de produtos da Triumph Motorcycles, Steve Sargent. “Começamos com uma folha de papel em branco e começamos um design totalmente novo, incluindo um novo motor, novo chassi e novos eletrônicos.”
“Campeões de Corrida” significa Ricky Carmichael e Iván Cervantes, mas também sabemos que muitos testes estão acontecendo no Reino Unido com um certo Paul Edmondson e uma gangue de pilotos acumulando milhares de horas de quilometragem testando as bicicletas.
As informações da imprensa estão repletas de superlativos, mas é difícil não se impressionar com as especificações (em detalhes abaixo), que incluem um chassi de alumínio “exclusivo” e ultracompacto que pesa 104 kg.
Essa lista de componentes, incluindo suspensão KYB, freios Brembo, jantes DID Dirt Star, é de qualidade do mercado, o que o coloca em uma posição muito forte. Os acessórios de reposição já na lista de compras disponíveis incluem um escapamento Akrapovic.
Os gráficos e plásticos ajudam a parecer fino e podemos ver dicas de máquinas de outros fabricantes no TF 250-X. O ousado esquema gráfico distintivo Triumph Racing Yellow e preto certamente o fará se destacar.
Uma nova rede Triumph de revendedores especializados em motocross oferecerá vendas, manutenção, peças e uma nova gama dedicada de roupas, apoiada por um sistema de fornecimento de peças on-line otimizado para dispositivos móveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os clientes possam solicitar entrega expressa, diretamente da pista.
Especificações do Triumph TF 250-X:
MOTOR E TRANSMISSÃO | |
tipo | Cilindro Único DE 4 Traçados DOHC |
Capacidade | 249,95 cc |
Bore | 78 mm |
Acidente vascular cerebral | 52,3 mm |
Compressão | 14.4 |
Sistema | Dell’Orto EFI |
Exaustor | Silenciador Único |
Unidade Final | 13/48 |
Embreagem | Mola de Belleville de várias placas molhadas |
Caixa de velocidades | 5 Velocidades |
Chassi | |
Quadro | Alumínio, Coluna |
Braço oscilante | Fabricação de alumínio |
Roda dianteira | 21″ x 1.6″ |
Roda traseira | 19″ x 1.85″ |
Pneu dianteiro | 80/100 – 21 |
Pneu Traseiro | 100/90 – 19 |
Suspensão Frontal | Garfo de mola helicoidal KYB 48mm, ajuste de compressão/rebound, curso de 310mm |
Suspensão traseira | Bobina KYB, Ajuste de Compressão (Velocidade H e L), Ajuste de Rebote, Viagem de 305mm |
Freios dianteiros | Pistão Brembo Twin 24mm, Disco de 260mm |
Freios traseiros | Pistão Brembo Único de 26mm, Disco de 220mm |
Exibição de Instrumentos e Funções | Medidor de Horas, Cubos de Interruptor Multifuncional |
DIMENSÕES E PESOS | |
Largura do guidão | 836mm |
Altura Sem Espelho | 1270mm |
Altura do assento | 960mm |
Distância entre eixos | 1492mm |
Ancinho | 27.4º |
Trilha | 116mm |
Peso molhado | 104kg |
Capacidade do tanque | 7 L |
Aqui está o que mais a Triumph tem a dizer sobre o TF 250-X
Powertrain de Corrida de Desempenho
A Triumph desenvolveu um novo trem de força de corrida de desempenho, um único de quatro tempos de competição, que é ultracompacto e super leve. Com um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, o motor também possui revestimentos de carbono de baixo atrito semelhantes a diamantes, tampas leves de magnésio e uma embreagem Exedy Belleville.
O gerenciamento e ajuste avançados do motor são complementados pelo aplicativo acessório opcional MX Tune Pro, permitindo que os usuários usem o mapeamento selecionável pelo usuário em tempo real, um painel de controle do sensor do motor em tempo real e a funcionalidade de diagnóstico ao vivo, por meio de um sistema de gerenciamento de motor programável controlado.
Chassis de alumínio
O chassi de alumínio exclusivo tem uma estrutura de coluna leve e de alta resistência com berços duplos, projetado para o equilíbrio ideal de desempenho, massa e flexibilidade. O peso total da bicicleta verá o novo TF 250-X definir uma nova referência para a melhor relação ‘potência/peso’ na categoria. Ele também oferece um alto nível de ajuste para se adequar a diferentes pilotos e estilos.
Especificação de Nível Superior
O TF 250-X apresenta componentes premium de nível superior, somando-se a uma especificação incomparável para uma bicicleta de produção nesta categoria. A suspensão KYB está no topo da lista, com garfos de bobina AOS de 48 mm, braçadeiras triplas de alumínio 7075-T6 forjados e usinados e um amortecedor traseiro de bobina de três vias.
O sistema de frenagem Brembo premium possui pinça dianteira flutuante de pistão duplo de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos dianteiros dianteiros de 260 mm e traseiros de 220 mm Galfer. As jantes de alumínio DirtStar Série 7000 e os cubos de alumínio usinados são equipados com pneus Pirelli Scorpion MX32 médios. As barras de núcleo de carbono Pro-Taper ACF e o bloqueio de meio waffle ODI nas alças completam a configuração.
Acessórios de competição
Além do alto nível de especificação já incluído como padrão, a Triumph trabalhou com as maiores marcas premium para criar uma gama dedicada de acessórios de competição para melhorar ainda mais o desempenho e a capacidade.
Os acessórios incluem:
- Sistema de exaustão de titânio completo Akrapovič
- Dispositivo de tiro de furo XTrig
- Módulo de controle de lançamento Athena LC-GPA com configurações aprimoradas de controle de tração e lançamento selecionáveis pelo piloto e indicador de velocidade do motor LED
- Módulo wi-fi MX Tune Pro
- Assento de garra de desempenho e tampa do assento
- Kit de substituição de carroçaria
Os centros de revendedores de Motocross da Triumph também estarão estocando uma nova linha de roupas, disponível lado a lado do novo TF 250-X. Lançada pela Triumph em parceria com a Alpinestars, a linha inclui botas e roupas de Motocross e Enduro.
Centros Off-Road especializados Triumph
A partir da primavera de 2024, novos centros especializados Triumph Motocross e Enduro serão abertos na Europa, Austrália e EUA, com 300 abrindo até o final de 2024. Estes são centros off-road dedicados, totalmente treinados e especializados, fornecendo vendas, manutenção, peças, roupas e suporte de corrida.
A rede é apoiada com um sistema exclusivo de fornecimento de peças e acessórios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Disponível no site da Triumph, este novo catálogo de peças eletrônicas e acessórios é totalmente otimizado para dispositivos móveis, para que os pilotos possam pesquisar peças e fazer pedidos enquanto estiverem na pista. Os pilotos podem selecionar o que precisam, verificar a disponibilidade e o preço e fazer um pedido para entrega expressa, padrão. Entrega, ou clique e colete no revendedor local de motocross Triumph.
Preços
O TF 250-X começará a partir de $9995/£9795/€11.395/$11.495 (CAD) e os pedidos podem ser feitos agora na nova rede de revendedores de motocross da Triumph. As bicicletas estarão disponíveis para entrega a partir da primavera de 2024.
Mais informações sobre o TF 450-X e a linha Enduro da Triumph seguirão no final de 2024.