A Triumph Motorcycles revela o primeiro de sua tão esperada gama de modelos off-road, o TF 250-X – e nós analisamos os detalhes, especificações e fica ocupado adivinhando como o modelo enduro pode parecer…

Parece a provocação mais longa da história da motocicleta, mas a Triumph Motorcycles finalmente revelou os detalhes, especificações e preços para o primeiro que se tornará uma extensa gama off-road, o TF 250-X.

Perdoe-nos nosso pouco de photoshopping da imagem principal aqui, queríamos ver como seria o novo modelo de motocross anunciado hoje com as luzes acesas. Nada mal, ei?

Por enquanto, teremos que esperar pela versão enduro, assim como estaremos esperando por um modelo TF 450-X “mais tarde em 2024”, diz a Triumph. Enquanto isso, delicie-se com os detalhes e especificações.

Destaques técnicos do Triumph TF 250-X:

  • DOHC, quatro tempos simples com pistão de alumínio forjado, válvulas de titânio, revestimentos de carbono de baixo atrito semelhantes a diamantes, tampas de motor de magnésio e embreagem Exedy Belleville
  • Chassis de alumínio exclusivo
  • Novo gerenciamento eletrônico de motor, além de acessório opcional do aplicativo MX Tune Pro para ajuste em qualquer lugar
  • Opções de mapas diferentes, controle de tração, controle de lançamento e opções de mudança rápida
  • Sistema de freios Brembo
  • Suspensão dianteira e traseira KYB totalmente ajustável com tipo de ligação traseira
  • D.I.D. Aros Dirt Star
  • guidão Pro Taper
  • $9995/£9795/€11,395/$11.495 (CAD)
  • Faixa TF 450-X e Enduro a seguir ainda em 2024
  • Faça o pedido on-line para clicar e coletar ou através de novas redes de revendedores globalmente

“O pacote de especificações mais completo já lançado no mercado ultracompetitivo de motocross de 250cc” A Triumph está dizendo sobre sua bicicleta de sujeira. É uma grande conversa, mas isso é um grande negócio de um fabricante que claramente projetou e construiu uma bicicleta que é um pacote completo.

As pessoas que sabem, que testam as bicicletas há algum tempo, disseram ao Enduro21 mais de uma vez no último ano ou mais que os novos Triumphs são o verdadeiro negócio e não estão aqui apenas para compensar os números. Podemos ver agora que não era apenas besteira.

“Esta bicicleta é 100% Triumph, concebida, projetada, desenvolvida e fabricada por nossas equipes de chassis e motores líderes mundiais, com o apoio especializado de nossos campeões de corrida.” Diz o gerente-chefe de produtos da Triumph Motorcycles, Steve Sargent. “Começamos com uma folha de papel em branco e começamos um design totalmente novo, incluindo um novo motor, novo chassi e novos eletrônicos.”

“Campeões de Corrida” significa Ricky Carmichael e Iván Cervantes, mas também sabemos que muitos testes estão acontecendo no Reino Unido com um certo Paul Edmondson e uma gangue de pilotos acumulando milhares de horas de quilometragem testando as bicicletas.

tf-250-x_my24_01545_jp

As informações da imprensa estão repletas de superlativos, mas é difícil não se impressionar com as especificações (em detalhes abaixo), que incluem um chassi de alumínio “exclusivo” e ultracompacto que pesa 104 kg.

Essa lista de componentes, incluindo suspensão KYB, freios Brembo, jantes DID Dirt Star, é de qualidade do mercado, o que o coloca em uma posição muito forte. Os acessórios de reposição já na lista de compras disponíveis incluem um escapamento Akrapovic.

tf-250-x_accs_my24_00101_jp

Os gráficos e plásticos ajudam a parecer fino e podemos ver dicas de máquinas de outros fabricantes no TF 250-X. O ousado esquema gráfico distintivo Triumph Racing Yellow e preto certamente o fará se destacar.

Uma nova rede Triumph de revendedores especializados em motocross oferecerá vendas, manutenção, peças e uma nova gama dedicada de roupas, apoiada por um sistema de fornecimento de peças on-line otimizado para dispositivos móveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os clientes possam solicitar entrega expressa, diretamente da pista.

Especificações do Triumph TF 250-X:

MOTOR E TRANSMISSÃO
tipo Cilindro Único DE 4 Traçados DOHC
Capacidade 249,95 cc
Bore 78 mm
Acidente vascular cerebral 52,3 mm
Compressão 14.4
Sistema Dell’Orto EFI
Exaustor Silenciador Único
Unidade Final 13/48
Embreagem Mola de Belleville de várias placas molhadas
Caixa de velocidades 5 Velocidades
   
Chassi
Quadro Alumínio, Coluna
Braço oscilante Fabricação de alumínio
Roda dianteira 21″ x 1.6″
Roda traseira 19″ x 1.85″
Pneu dianteiro 80/100 – 21
Pneu Traseiro 100/90 – 19
Suspensão Frontal Garfo de mola helicoidal KYB 48mm, ajuste de compressão/rebound, curso de 310mm
Suspensão traseira Bobina KYB, Ajuste de Compressão (Velocidade H e L), Ajuste de Rebote, Viagem de 305mm
Freios dianteiros Pistão Brembo Twin 24mm, Disco de 260mm
Freios traseiros Pistão Brembo Único de 26mm, Disco de 220mm
Exibição de Instrumentos e Funções Medidor de Horas, Cubos de Interruptor Multifuncional
DIMENSÕES E PESOS
Largura do guidão 836mm
Altura Sem Espelho 1270mm
Altura do assento 960mm
Distância entre eixos 1492mm
Ancinho 27.4º
Trilha 116mm
Peso molhado 104kg
Capacidade do tanque 7 L

 

Aqui está o que mais a Triumph tem a dizer sobre o TF 250-X

Powertrain de Corrida de Desempenho

A Triumph desenvolveu um novo trem de força de corrida de desempenho, um único de quatro tempos de competição, que é ultracompacto e super leve. Com um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, o motor também possui revestimentos de carbono de baixo atrito semelhantes a diamantes, tampas leves de magnésio e uma embreagem Exedy Belleville.

O gerenciamento e ajuste avançados do motor são complementados pelo aplicativo acessório opcional MX Tune Pro, permitindo que os usuários usem o mapeamento selecionável pelo usuário em tempo real, um painel de controle do sensor do motor em tempo real e a funcionalidade de diagnóstico ao vivo, por meio de um sistema de gerenciamento de motor programável controlado.

Chassis de alumínio

O chassi de alumínio exclusivo tem uma estrutura de coluna leve e de alta resistência com berços duplos, projetado para o equilíbrio ideal de desempenho, massa e flexibilidade. O peso total da bicicleta verá o novo TF 250-X definir uma nova referência para a melhor relação ‘potência/peso’ na categoria. Ele também oferece um alto nível de ajuste para se adequar a diferentes pilotos e estilos.

Especificação de Nível Superior

O TF 250-X apresenta componentes premium de nível superior, somando-se a uma especificação incomparável para uma bicicleta de produção nesta categoria. A suspensão KYB está no topo da lista, com garfos de bobina AOS de 48 mm, braçadeiras triplas de alumínio 7075-T6 forjados e usinados e um amortecedor traseiro de bobina de três vias.

O sistema de frenagem Brembo premium possui pinça dianteira flutuante de pistão duplo de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos dianteiros dianteiros de 260 mm e traseiros de 220 mm Galfer. As jantes de alumínio DirtStar Série 7000 e os cubos de alumínio usinados são equipados com pneus Pirelli Scorpion MX32 médios. As barras de núcleo de carbono Pro-Taper ACF e o bloqueio de meio waffle ODI nas alças completam a configuração.

tf-250-x_my24_01482_jp

Acessórios de competição

Além do alto nível de especificação já incluído como padrão, a Triumph trabalhou com as maiores marcas premium para criar uma gama dedicada de acessórios de competição para melhorar ainda mais o desempenho e a capacidade.

Os acessórios incluem:

  • Sistema de exaustão de titânio completo Akrapovič
  • Dispositivo de tiro de furo XTrig
  • Módulo de controle de lançamento Athena LC-GPA com configurações aprimoradas de controle de tração e lançamento selecionáveis pelo piloto e indicador de velocidade do motor LED
  • Módulo wi-fi MX Tune Pro
  • Assento de garra de desempenho e tampa do assento
  • Kit de substituição de carroçaria

Os centros de revendedores de Motocross da Triumph também estarão estocando uma nova linha de roupas, disponível lado a lado do novo TF 250-X. Lançada pela Triumph em parceria com a Alpinestars, a linha inclui botas e roupas de Motocross e Enduro.

Centros Off-Road especializados Triumph

A partir da primavera de 2024, novos centros especializados Triumph Motocross e Enduro serão abertos na Europa, Austrália e EUA, com 300 abrindo até o final de 2024. Estes são centros off-road dedicados, totalmente treinados e especializados, fornecendo vendas, manutenção, peças, roupas e suporte de corrida.

A rede é apoiada com um sistema exclusivo de fornecimento de peças e acessórios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Disponível no site da Triumph, este novo catálogo de peças eletrônicas e acessórios é totalmente otimizado para dispositivos móveis, para que os pilotos possam pesquisar peças e fazer pedidos enquanto estiverem na pista. Os pilotos podem selecionar o que precisam, verificar a disponibilidade e o preço e fazer um pedido para entrega expressa, padrão. Entrega, ou clique e colete no revendedor local de motocross Triumph.

Preços

O TF 250-X começará a partir de $9995/£9795/€11.395/$11.495 (CAD) e os pedidos podem ser feitos agora na nova rede de revendedores de motocross da Triumph. As bicicletas estarão disponíveis para entrega a partir da primavera de 2024.

Mais informações sobre o TF 450-X e a linha Enduro da Triumph seguirão no final de 2024.