Sertões Series cresce, rompe fronteiras e começa na Argentina

Sertões Series cresce, rompe fronteiras e começa na Argentina

Sertões e o novo Series Tocantins vão compor a perna brasileira da competição (Magnus Torquato / Fotop / Sertões)

A temporada 2024 do esporte motor começou e, com ela, retorna uma competição que se tornou referência no rally cross-country: o Sertões Series, que conta com a expertise acumulada na organização de 31 edições do Sertões BRB. Na esteira do sucesso de pilotos e navegadores brasileiros em eventos e campeonatos internacionais, a ideia é desafiá-los com diferentes tipos de terreno e condições variadas ao longo de quatro provas.

A primeira delas a partir desta quarta-feira (1°): o South American Rally Race (SARR), na Argentina. Com 3.352 quilômetros de percurso divididos em prólogo, super prime e oito etapas, até o dia 10.A presença do país vizinho no calendário, aliás, é uma das novidades do Sertões Series 2024, e em dose dupla. A última etapa acontecerá também em solo argentino: o SARR Series 2024, de 12 a 16 de novembro. Assim como o SARR, com organização da Associação Argentina de Rally Raid.

Entre elas estão o Sertões BRB (24 a 31 de agosto), que dispensa apresentações, e o Sertões Series Tocantins (8 a 12 de outubro), rally inédito em uma região que se tornou sinônimo da modalidade. Ambos realizados pela Dunas Race.Carros, motos, UTVs e quadriciclos vão brigar pelos títulos de acordo com as categorias e regulamentos das confederações brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM). A presença das duas provas na Argentina traz a perspectiva da participação de competidores de outros países, o que elevará ainda mais o nível técnico da disputa e valorizará os feitos dos campeões.

Dunas
Prova de abertura do Sertões Series 2024, o SARR chega à quinta edição. A ideia desde o início foi de atravessar regiões percorridas pelo Dakar em sua fase sul-americana, que se tornaram diferenciais na ocasião – caso das dunas gigantes de Fiambalá. Além disso, atravessa zonas semi-desérticas e com variações de altitude junto aos Andes.Neste ano, o SARR começará em Santiago del Estero (na província de mesmo nome).

O roteiro levará os competidores a Catamarca, Belén, Tinogasta, La Rioja (que recebe o dia de descanso, 6 de fevereiro), Fiambalá, Aimogasta e de volta a Catamarca, para a consagração dos vencedores. Ao todo serão 2.118 quilômetros cronometrados.

Sertões Series 2024

Calendário1° a 10/2 – SARR (Argentina)24 a 31/8 – Sertões BRB08 a 12/10 – Sertões Tocantins12 a 16/11 – SARR Series Fiambalá

Leonora Guedes, CEO do Sertões
“A volta do Sertões Series era algo que sempre desejamos e, que neste ano, conseguimos concretizar, com direito à possibilidade de andar duas vezes na Argentina e à criação do Sertões Series Tocantins como um novo desafio para os competidores. Somado à quilometragem e às características do Sertões BRB, montamos um calendário que vai testar pilotos, navegadores e seu equipamento em diferentes condições. Além do prestígio dos títulos, o Series certamente vai ajudar os brasileiros a desenvolver sua técnica e experiência e prepará-los para seguir brilhando pelo mundo”.

Adalto Gomes Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *