As motocicletas Sherco anunciaram sua gama de modelos Enduro 2025 – sete motores de dois e quatro tempos recebem novas caixas de ar, atualizações práticas para ajudar os rolamentos e motores SEF 250/300 de maior revimento.
Já se passaram cinco anos desde que o Enduro21 embebiu em uma apresentação do novo modelo da Sherco e é justo dizer que MUITO mudou desde aqueles dias pré-Covid.
Sherco nos diz, aqui na apresentação do modelo de enduro 2025 na França, durante esses cinco anos eles têm investido milhões e desenvolvido sua fábrica, rede de distribuição, fornecimento de peças… bem como suas bicicletas.
Isso inclui um novo sistema de peças automatizadas da fábrica, modelado no sistema de coleta e embalagem da Amazon.
Mas você não quer ouvir muito sobre tudo isso, estamos supondo. Você quer saber o que há de novo e o que mudou para as bicicletas enduro 2025 SE e SEF.
Aqui está a nossa opinião sobre o que a Sherco revelou hoje à noite, com as maiores atualizações sendo um motor de quatro tempos de maior rotação 250/300, novo design de caixa de ar e filtro de ar para todos os modelos para facilitar o acesso, o retorno de dois modelos na linha Racing mais barata e alguns ajustes, como novos projetos de estoque de cabeças e cubos de roda para evitar a entrada de água.
Linha de sete modelos
A gama de modelos Sherco continua sendo forte com três de dois tempos (125cc, 250 e o 300, seu modelo mais vendido, todo rotulado como SE. Ao lado disso estão os quatro modelos 4T SEF: 250, 300, 450 e 500.
Atualizações para todos os modelos, em toda a gama SE e SEF:
- Nova carroçaria e cores com gráficos inmold como anteriores
- Novo design de filtro de ar e caixa de ar que permite acessá-lo diretamente do painel lateral
- Adicione lá a nova colocação dos relés e da bateria, que são todos acessíveis dentro da nova caixa de ar
- Novo quadro em todos os modelos (com ângulo de direção ajustado do tubo para baixo, dependendo de qual modelo – basicamente 125 é a distância entre eixos mais curta, 450 e 500 são mais longas) é 250g mais leve
- Parafusos de montagem do motor novos e mais leves e um novo tubo de direção ajudam a sentir a roda dianteira (através de mais flexibilidade entre o novo CNC de grau 7075 usinado
- braçadeiras triplas superiores e inferiores)
- Novo design para rolamentos de cabeça de direção com melhor vedação contra a entrada de água
- Novo ponto de montagem de choque forjado
- Nova trava de direção e guia de corrente inferior
- Novo subquadro traseiro 254g mais leve para caber no novo quadro e caixa de ar
- Sistema de resfriamento com 157g mais leve e uma enorme reivindicação Sherco 50% mais eficiente (o que será significativo em bicicletas de enduro duras)
- Grades de plástico mais fortes
- Mangueiras de refrigerante de silicone como padrão
- Novo design do tanque de expansão e novo ventilador de isqueiro como padrão em todos os modelos
- Melhores protetores de aderência lateral e área de aderência sob o pára-choque traseiro
- Botões de engrenagem/acionador de partida ligeiramente novos
- Novos discos de freio dianteiros e traseiros Galfer que reivindicam mais poder de frenagem
- Posição do guidão 5mm mais alta
- O traço digital é mais visível enquanto você anda, além de ficar em um novo amortecedor para maior durabilidade
- Guardas de mão maiores e garfos, guardas/jacarés
- Novas placas de derrapagem em todas as bicicletas como padrão com pontos de fixação aprimorados
- Novo suporte lateral com almofada de pé maior no chão
- Chicote de fios mais leve (210g) mais leve mais novo roteamento
- Novo sistema de amortecimento de borracha sob o tanque
- Os novos parafusos do eixo de ligação são mais leves, mas também precisam de apenas uma ferramenta para remover os parafusos do eixo
- Novos orifícios no painel lateral esquerdo para ajudar na remoção do silenciador
- Os modelos 2T têm 10 litros (2,6 gal) Os modelos 4T têm 9,8 litros (2,58 gal)
Melhorias específicas em toda a gama de modelos 2T e 4T:
- Nova torneira de combustível em bicicletas 2T
- 250/300 nova câmara de expansão de escape superior está mais longe das rochas
- Novas proporções de caixa de velocidades nos 250 e 300 de dois tempos (orgulhosamente fabricados na fábrica de Nîmes) com novas proporções da 3a para a 5a marcha (o espaço é mais próximo entre eles)
- 4T recebe um novo sistema de exaustão Akrapovic
- Bomba de combustível 200g mais leve e mais compacta que também tem melhor regulamentação de combustível
- 250/300 SEF novo design de cabeça para rotações mais altas por 300 rpm (14.000 rpm)
- O novo braço oscilante no 450/500 melhora o conforto e a tração (já instalado em modelos menores)
- Novas rodas em 450/500 com eixo, cubos e raios com novo sistema anti-lama no eixo
- Novo sensor de inclinação é ativado após 5 segundos
Outras coisas de destaque são o retorno dos dois modelos de preço diferentes: opções de Fábrica e Corrida.
O modelo Racing é a escolha de especificação mais baixa com grande parte das mesmas peças adicionais instaladas que o marcam de alguns outros fabricantes (ventilador, por exemplo) e ainda vêm com suspensão KYB, embora seja com garfos de cartucho abertos de especificação mais baixa.
Sherco diz que a ideia é ter duas bicicletas com preço mais baixo (SE 300 de dois tempos e SEF 300 de quatro tempos), mas ainda com um ventilador, protetor de depósito, etc., para dar aos clientes que querem essa bicicleta mais orientada para a trilha e que valorizam um preço mais baixo.
Todos os sete modelos estão disponíveis como uma opção de fábrica com peças de especificações mais altas, garfos KYB de cartucho fechado e todas as atualizações listadas acima. A melhor citação que ouvimos para explicar a diferença é: “Queremos uma bicicleta padrão, você pode ir a um campeonato nacional e correr e não tem problema, essa é a diferença com o modelo Racing.”