2024 KTM 300XC-W, O FEED SEMANAL

2024 KTM 300XC-W, O FEED SEMANAL

Os motores de dois tempos KTM TBI (Throttle-Body Injection) de nova geração têm sido um tema quente desde que foram introduzidos em 2023 nas máquinas de competição de dois tempos XC e SX. Sabendo que os modelos XC-W seguiriam o exemplo, estávamos ansiosos para conseguir tempo de assento na nova bicicleta e saber onde ela se classificou em comparação com os 300s que conhecemos tão bem. Até o momento, temos pouco mais de 40 horas na 2024 KTM 300XC-W e descobrimos que é muito diferente de seus antecessores.

A KTM 300XC-W 2024 está na loja Dirt Bike há meses e agora tem 40 horas.

Primeiro de tudo, o novo XC-W é muito mais suave e orientado para a trilha do que esperávamos. Parece ter o mesmo motor do 2023 300XC, mas o cilindro, a cabeça e, o mais importante, o mapeamento são completamente diferentes. O novo XC-W é muito mais suave. Há prós e contras nisso. Na floresta, nós absolutamente amamos este pacote. É calmo, suave, previsível e faz tração. Do outro lado do espectro, quando montamos nosso circuito do alto deserto, onde é arenoso e as colinas são verticais, a máquina luta para chegar ao topo das subidas.

Ryan Koch tem muito tempo no novo 300, bem como em seus antecessores.

Mesmo na geração anterior de 300XC-W com injeção de porta de transferência, poderíamos subir e utilizar a terceira marcha infinitamente com uma facada rápida da embreagem. O novo TBI 300XC-W simplesmente não tem o músculo para puxar o terceiro e permanecer no tubo em terreno íngreme. Internamente, as relações da caixa de velocidades são idênticas, mas a sensação em toda a banda de potência não é. A engrenagem de estoque no XC-W é de 13/45. Nós tentamos uma roda dentada de 48 dentes; isso aperta as lacunas, mas torna a primeira e a segunda marcha muito baixas.

As novas braçadeiras forjadas contribuem para a rigidez geral do chassi.

Uma outra nota no departamento de motores é a temperatura. Este scoot funciona quente—quente, mesmo. Nós montamos a máquina de 300 TPI do ano passado por uma quantidade incrível de tempo e nunca sentimos a necessidade de instalar um ventilador. O 2024 300XC-W, no entanto, mal consegue lidar com alguns minutos de trabalho técnico e condições lentas sem se transformar em uma chaleira. Parte da temperatura pode vir do termostato, mas não temos certeza. Como a bicicleta superaquece com frequência, devemos remover a tampa do radiador de novo estilo, o que é doloroso. Às vezes sai facilmente, enquanto outras vezes não se move.

Como todos os modelos XC-W, o 300 tem suspensão PDS.

O 2024 300XC-W tem um novo quadro. É vagamente baseado na das motos de motocross 2023 SX, mas tem suspensão traseira PDS em vez de ligação, bem como uma nova versão de mola helicoidal do garfo Xact. A ergonomia é impressionante, e nós gostamos da carroceria fina e elegante, o que torna a bicicleta fácil de se mover. Sob o seu caboose, a sela está um pouco firme, mas usa uma boa base plana, facilitando a curva e a movimentação da bicicleta. Você pode ter ouvido algumas críticas ao novo quadro de moto-cross da KTM. O chassi é rígido até mesmo para motocross, e isso é tão verdadeiro aqui. Em baixa velocidade, ambas as extremidades da suspensão não têm pelúcia. A bicicleta da geração anterior devoraria rochas onde o modelo 2024 está um pouco instável e desvia com mais frequência. É muito melhor em velocidade – é como se a equipe de desenvolvimento de motores e a equipe de desenvolvimento de chassi tivessem objetivos diferentes.

O novo suporte é muito melhorado em relação à bicicleta antiga, livrando-se do suporte antigo e do parafuso auto-rosque que foi lançado no cue. Novos protetores de mão nos controles são melhorados e são montados na embreagem e no porco do freio. Se você gosta de andar à noite, vai adorar o novo farol LED. Não há comparação com o quanto mais brilhante é sobre a bicicleta velha. Temos tido problemas com o novo interruptor de luz de botão, pois ele não fica ligado e desliga a luz. Na barriga da bicicleta, a nova placa de derrapagem oferece proteção adequada ao quadro e ao motor. O acesso ao filtro de ar é melhorado com mais espaço e mais visibilidade para garantir que você encaixe totalmente o filtro corretamente.
Às 40 horas, o motor não mostrou nenhum sinal de fraqueza. Tivemos problemas crônicos com vários sensores nas bicicletas TPI. Esses não surgiram aqui. Achamos que as bicicletas TPI tinham melhor alcance de combustível. Estamos trabalhando em atualizações de suspensão e mods de desempenho que não ofenderão a validade da trilha, além de aliviar algumas das queixas que surgiram. No geral, é um vagão sério e totalmente diferente do modelo TPI.

Adalto Gomes Filho

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