Triumph celebra uma estreia histórica no Campeonato Mundial de EnduroGP com o TF 250-E

A Triumph Motorcycles assina uma primeira temporada excepcional no Campeonato Mundial de EnduroGP 2025 com seu novo TF 250-E, alcançando pódios, títulos nacionais e sua primeira vitória mundial. A marca britânica consolida assim uma estreia de sucesso no competitivo mundo do enduro.

Triumph celebra uma estreia histórica no Mundial de EnduroGP com o TF 250-E
A Triumph Motorcycles encerrou uma excelente primeira temporada no Campeonato Mundial de EnduroGP com seu novo TF 250-E, conseguindo uma estreia de sonho com três pilotos entre os cinco primeiros da categoria Enduro1 e dois no top 10 absoluto. A marca britânica, que enfrentou sua primeira campanha completa na disciplina, também somou quinze pódios no Enduro1, um triunfo histórico na Itália, resultados brilhantes nos Seis Dias Internacionais de Enduro (ISDE) e vários títulos nacionais. Morgan Lesiardo terminou em terceiro no campeonato mundial e assinou a primeira vitória da Triumph na categoria, enquanto Jamie McCanney e Mikael Persson ocuparam a quarta e quinta posição, respectivamente, consolidando o sucesso da TF 250-E em sua temporada inaugural.

Triumph TF 250-E: Campeonato Mundial de Enduro 2025

Triumph celebra uma estreia histórica no Campeonato Mundial de EnduroGP com o TF 250-E

A nível nacional, McCanney conquistou os títulos britânicos de Enduro e Sprint Enduro, enquanto Lesiardo levou o campeonato italiano de Enduro1. Por sua vez, Persson foi fundamental no segundo lugar da Suécia no ISDE, enquanto a Itália, com Lesiardo, conseguiu uma emocionante vitória em casa. O britânico Jonny Walker também contribuiu para o brilhante balanço da marca com pódios em todas as provas do Campeonato Mundial de SuperEnduro e um segundo lugar final, além de um excelente desempenho no ErzbergRodeo e no AMA EnduroCross, onde estreou com sucesso o TF 450-E.

Ian Kimber, responsável pelo programa de competição global da Triumph, mostrou-se mais do que satisfeito com o desempenho da equipa:“Estamos muito orgulhosos de tudo o que conseguimos este ano. Lançar nossa primeira moto off-road e competir globalmente tem sido um grande desafio, mas provamos que a TF 250-E é competitiva desde o início. Terminar onde fizemos, com motos quase de série, reflete o grande trabalho de desenvolvimento e de todas as equipes envolvidas. Miki teve azar com sua lesão, Jamie conquistou o título britânico e Morgan nos deu a primeira vitória mundial e o campeonato italiano. Alcançar também o Troféu Mundial Masculino no ISDE e um segundo lugar com a Suécia é um excelente resultado para uma marca estreante”.

McCanney valorizou sua experiência com entusiasmo: “Correr para a Triumph em seu primeiro ano no Campeonato Mundial foi uma honra. Eu vi como a moto evoluiu do desenvolvimento para a competição, e ser piloto oficial de uma marca tão icônica tem sido incrível. Ganhar dois títulos britânicos pela primeira vez em mais de dez anos mostra o que o TF 250-E é competitivo desde o primeiro dia.”

Persson destacou o potencial do projeto: “Tem sido um desafio emocionante fazer parte do primeiro ano da Triumph no EnduroGP. Minha temporada foi muito boa até a lesão no joelho, mas estou orgulhoso do que consegui. Terminar em quarto no ISDE e ajudar a Suécia a alcançar seu primeiro pódio em 17 anos foi um momento muito especial.”

Lesiardo, um dos grandes protagonistas do ano, sublinhou o valor emocional de seus sucessos: “Fazer parte deste projeto com a Triumph Itália foi um orgulho. Desde o primeiro dia adorei a moto, leve e potente. Ganhar o Campeonato Italiano, o ISDE com a Itália e conseguir minha primeira vitória mundial em casa foi um sonho tornado realidade. Tem sido a minha melhor temporada.”

Por fim, o diretor da Triumph Factory Racing Enduro Team, Paul Edmondson, resumiu o ano com otimismo: “Foi uma temporada incrível. Todas as nossas motos terminaram todos os dias de competição, demonstrando uma confiabilidade exemplar. Somamos títulos nacionais, pódios mundiais e resultados históricos no ISDE. Já estamos prontos para 2026, com muita experiência acumulada e grandes expectativas para continuar crescendo”.

Compartilhe: