O bicampeão mundial de MX2 e bicampeão do AMA Supercross 250 East, Tom Vialle, retorna ao Campeonato Mundial de Motocross para estrear na categoria rainha com a Honda HRC, em um acordo plurianual que marca uma nova etapa em sua promissora carreira.
O motocross mundial recebe uma das notícias mais comentadas dos últimos tempos: Tom Vialle, bicampeão mundial de MX2 e bicampeão monarca do AMA Supercross 250 East, junta-se à poderosa equipe Honda HRC para enfrentar o desafio do MXGP. O francês assinou um contrato plurianual que o liga à estrutura oficial da Honda e que marca seu retorno ao campeonato mundial após sua passagem bem-sucedida pelos Estados Unidos. “Esta é obviamente uma grande decisão para mim, mas senti que era a mudança certa neste ponto da minha carreira”, explicou Vialle. “Quando soube que a Honda HRC estava interessada em mim, percebi que não teria uma chance melhor. Eu vi o que eles conseguem na pista e tudo o que se diz sobre eles fora dela, então foi o momento perfeito para voltar ao Mundial e tentar continuar meu sucesso agora na categoria MXGP”.
O francês, que recentemente alcançou seu segundo pódio no Campeonato Mundial de SuperMotocross, enfrenta o salto para o Honda CRF450R com a determinação de quem sabe que a equipe e a máquina são peças-chave para se manter na elite. “Sei que não será fácil e que haverá muito a aprender com o CRF450R, mas confio em minhas habilidades e mal posso esperar para começar”, acrescentou o piloto, que vai estrear com a marca no Supercross de Paris antes de se concentrar totalmente na temporada de 2026 do MXGP.
Da equipe, a satisfação é evidente. Marcus Pereira de Freitas, CEO da Honda HRC no MXGP, define-o como “uma adição que representa toda uma declaração de intenções”. Ele acrescenta: “Tom é bicampeão mundial e também bicampeão de Supercross, então contar com alguém de seu talento neste momento de sua carreira mostra que estamos fazendo as coisas direito. Será sua primeira experiência em um 450cc, mas ele demonstrou ao longo de sua trajetória que sabe se adaptar. Estamos totalmente confiantes de que ele fará isso rapidamente e estará pronto para lutar no campeonato mundial de 2026.”
Vialle dividirá a garagem com o espanhol Rubén Fernández, que renova com a Honda após um sólido quarto lugar no Mundial de 2025. Ambos formarão um dos pares mais poderosos do paddock, com o objetivo de levar o CRF450R ao topo. A temporada culminará no Motocross das Nações em Ernée, França, cenário onde Vialle já comemorou o título com seu país em 2023. Um regresso a casa com aroma de desafio e glória.
Conquistas em destaque
- 2025 – 3.o lugar no Campeonato Mundial de SuperMotocross 250
- 2025 – 5º lugar no Campeonato AMA Pro Motocross 250
- 2025 – 1.o lugar no Campeonato AMA Supercross 250 Este
- 2024 – 2º lugar no Campeonato Mundial de SuperMotocross 250
- 2024 – 2º lugar no Campeonato AMA Pro Motocross 250
- 2024 – 1o lugar no Campeonato AMA Supercross 250 Este
- 2023 – 1.o lugar no Campeonato FIM de Motocross das Nações
- 2023 – Estreia no AMA Supercross, Pro Motocross e SMX
- 2022 – 1. lugar no Campeonato Mundial MX2
- 2021 – 3.o lugar no Campeonato Mundial MX2
- 2020 – 1o lugar no Campeonato Mundial MX2






