Resultados da rodada final do Campeonato Espanhol de Enduro da temporada de 2025 em Huércal-Overa, Almería, onde Antoine Magain encerrou o título geral à frente de Josep Garcia – Alex Puey, Ramón Godino e Mireia Rabionet reivindicam troféus.
O último dia da temporada de Enduro espanhol deixou os ciclistas sem espaço para relaxar no exigente terreno Almerían. Os especiais de Huércal-Overa foram ainda mais difíceis depois do dia anterior, enquanto a poeira mascarou várias armadilhas em um curso que parecia muito mais fácil à primeira vista.
Com tudo a ganhar e nada a perder, Josep García mais uma vez mostrou por que ele é o piloto a vencer, mesmo que os pontos contem uma história diferente. A perseguição ao título do campeonato se resuma a esta rodada final com Antoine Magain, da Sherco Racing, postando uma temporada super consistente, enquanto o atual campeão mundial espanhol e de EnduroGP, Josep Garcia, venceu todas as corridas, exceto a primeira rodada, onde uma clavícula quebrada o manteve fora.
O piloto da KTM foi intocável em todas as corridas desde e no fim de semana final, definindo o tempo mais rápido em todos os testes, exceto o último, e levando as vitórias Scratch e E1 à frente de Marc Sans e Sergio Navarro.
Josep García: “Depois de perder a corrida em Pantón, foi difícil voltar. Eu já sabia — desde o início do ano — que isso poderia acontecer e provavelmente aconteceria. Minha única opção era dar tudo até o fim e tentar ganhar o máximo possível. Acho que dei o meu máximo, fiz o trabalho que tinha que fazer, e tudo o que faltava era um golpe de sorte para poder vencer. Mas de qualquer forma, estou muito feliz.”
Título em espanhol para Sherco e Magain
A verdadeira estrela do dia foi o quarto colocado do Scratch – e primeiro na E3 – Antoine Magain, cujo resultado confirmou seu primeiro Campeonato Espanhol de Scratch, além do título da E3.
Antoine Magain: “Estou muito feliz por ter levado os títulos Scratch e E3. Claro que Josep perdeu a primeira corrida, mas havia outros pilotos, e eu estava lá, eu era mais forte do que eles, então estou muito feliz. Este fim de semana foi um pouco mais complicado com condições com as quais não estou muito familiarizado — condições típicas espanholas: muito seca, muitas rotinas — mas mesmo assim tem sido uma temporada sólida. Estou muito feliz com a minha temporada e nos veremos no próximo ano.”
O piloto do WP Eric Augé, Yago Martínez, fez todo o possível para impedir o caminho de Alex Puey para o título da E1, mas apesar de terminar em segundo e terceiro na classe, respectivamente, o campeonato ainda foi para o piloto de Rieju.
Àlex Puey: “Finalmente, Campeão Espanhol de Enduro E1, e estou muito feliz depois dos dois títulos juniores. É verdade que Josep perdeu o primeiro, mas eu também sabia que tinha que estar lá e fazer o trabalho. Mas estou muito feliz — honestamente, a bicicleta funcionou perfeitamente durante todo o fim de semana. Tomei cuidado para manter a sujeira fora do motor e tudo correu bem. Agora é hora de aproveitar o título e o que sobrou do ano.”
O outro título Júnior a ser decidido hoje — Junior 125 — foi para o atual Campeão Mundial da SuperEnduro Youth 125, Ramón Godino, que apesar de terminar logo atrás de seu rival mais próximo, Pol Guerrero, coletou os pontos necessários para garantir o campeonato.
Na categoria Feminina, a luta pelo título também foi em brasa entre María San Miguel e Mireia Rabionet. O piloto catalão chegou à rodada final atrás depois de um ano difícil, mas provou que desistir nunca é uma opção. Ela conquistou sua segunda vitória do fim de semana para levar o campeonato por apenas um ponto.
Resultados – Scratch:

E1:

E2:

E3:

Júnior Aberto:

Júnior 125:

Feminino:






