O trio Red Bull KTM Factory Racing de Daniel Sanders, Luciano Benavides e Edgar Canet está pronto para o Rally Dakar de 2026, começando em 3 de janeiro na Arábia Saudita.
Depois de uma temporada de 2025 que viu a Red Bull KTM Factory Racing desafiar a situação mais ampla dentro das contas bancárias do fabricante austríaco e dominar o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM (W2RC), a mensagem é clara para o Rally Dakar de 2026: estamos aqui para defender nosso título.
Liderando a carga para a KTM estará a defensora do Dakar e o campeão do W2RC, Daniel Sanders, lidera a equipe ao lado de Luciano Benavides e Edgar Canet, com o jovem espanhol entrando na categoria RallyGP pela primeira vez – um trio de pilotos na classe principal e todos os candidatos.
Sanders vai para Dakar como o atual Campeão Mundial de Rally-Raid e vencedor do Dakar de 2025. O australiano entregou um ano exemplar, vencendo quatro das cinco rodadas do W2RC e se tornando apenas o segundo piloto da história a liderar o Rally Dakar do início ao fim.

Confiante e em ótima forma, o objetivo de Sanders será fazer a difícil tarefa de defender sua coroa contra seus companheiros de equipe e os garotos saqueantes da equipe Honda Rally.
Daniel Sanders: “Tudo vai ser planejado, estou mantendo a mesma configuração, então estou muito confortável com onde estamos com a bicicleta.
Estou confiante na minha forma física, tudo está ótimo depois do Marrocos e estamos de volta à forma de lutar. Estamos no meio de um bloco de treinamento com a equipe no Marrocos nas próximas semanas, mas estou muito animado para ir para Dakar.
Obviamente, há alguma pressão após a vitória deste ano, mas estamos treinando muito para isso e sei que posso me apresentar. A equipe está em um lugar muito bom, me sinto pronto, então estamos todos comprometidos em sair e fazer o trabalho novamente.
É uma corrida longa, com certeza. Cada Dakar é diferente, então sempre levamos isso dia a dia e fazemos o melhor que podemos. A motivação está em alta após o nosso sucesso este ano, então mal posso esperar por janeiro!”
48a edição do Dakar
A 48a edição do Rally Dakar acontecerá de 3 a 17 de janeiro de 2026, com início e chegada em Yanbu, na costa do Mar Vermelho da Arábia Saudita. Cobrindo cerca de 8.000 km, incluindo uma distância recorde de etapas especiais cronometradas, a rota explorará novos terrenos no oeste e centro da Arábia Saudita, evitando o Empty Quarter pela primeira vez. Os pilotos enfrentarão duas etapas no estilo maratona sem qualquer assistência, com um dia de descanso em Riade em 10 de janeiro, proporcionando a única pausa em um evento exigente.

Luciano vai sozinho
Luciano Benavides teve uma temporada forte e consistente em 2025, ganhando vários pódios e seu melhor resultado no Dakar de todos os tempos com um quarto lugar em janeiro. Uma lesão o forçou a se retirar do Rallye du Maroc em outubro, e ele correrá o Dakar de 2026 sem seu irmão Kevin ao seu lado sobre duas rodas (o ex-vencedor do Dakar está correndo, mas de quatro rodas desta vez), Luciano desde então voltou à plena forma e está mirando no pódio geral quando retornar à ação na Arábia Saudita.
Luciano Benavides: “Os preparatos para Dakar têm sido muito difíceis depois do meu acidente no Marrocos. Meu principal objetivo tem sido ficar mais em forma a cada dia e voltar à moto o mais rápido possível para estar pronto para a corrida em Dakar. Há tantos pontos positivos para tirar deste ano, mesmo da minha lesão, pois isso me forçou a dar um passo para trás e me concentrar 100% em mim mesmo.
É incrível estar de volta à moto agora para nosso treinamento e testes no Marrocos, e estou confiante de que estarei em condições ainda melhores a tempo para Dakar por causa disso. Acho que será difícil mentalmente, porque é a primeira vez que vou correr no Rally Dakar depois de uma lesão recente, mas como sempre, meu objetivo é fazer o meu melhor todos os dias.
Ganhei muita experiência e perspectiva ao longo dos anos, então sei que funciona para mim me concentrar em mim mesmo e não comparar resultados e tempos com outros pilotos. Vou dar tudo de mim em cada quilômetro de cada etapa! Se eu puder fazer isso, acredito que posso acabar no pódio. Estou ansioso para chegar lá!”

Canet sobe para a classe GP
Completando a formação está Edgar Canet, que dá um grande passo à frente em sua jovem carreira ao se juntar aos seus companheiros de equipe da Red Bull KTM Factory Racing nas fileiras do RallyGP, apesar de ser apenas um ano na equipe KTM.
O Campeão da Copa do Mundo do Rally2 de 2025 impressionou com vitórias de classe dominante e resultados gerais entre os 10 melhores durante sua temporada de estreia, e agora procura se testar contra a elite mundial no maior palco do rally.
Edgar Canet: “Estamos prontos para o Dakar 2026! Eu coloquei muitas horas na bicicleta, então estou me sentindo muito confiante antes de janeiro.
Subir para a categoria superior com os grandes cães no RallyGP depois de apenas um ano é super emocionante. Tenho uma ótima sensação na bicicleta e estou feliz com minha forma física, pois trabalhei duro para chegar a um bom nível.
Eu sei como Dakar pode ser imprevisível no dia a dia, mas acredito que tenho a velocidade e as habilidades de navegação necessárias para correr na frente o tempo todo. Aprendi muito com o Dakar de 2025 com meus companheiros de equipe, então estou me sentindo muito mais preparado para minha segunda tentativa.
Temos que gerenciar a corrida e levá-la como ela vem todos os dias, mas temos uma ótima equipe atrás de nós e estou muito animado para começar as coisas na Arábia Saudita.”
Sob a orientação do gerente de equipe Andreas Hölzl, a equipe tem se preparado no Marrocos para ajustar a configuração e a estratégia da bicicleta antes do Rally Dakar de 2026, que também abre o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM. Seguindo Dakar, a equipe Red Bull KTM Factory Racing mais uma vez disputará o calendário W2RC completo de cinco rodadas.

Andreas Hölzl – Gerente da Equipe Rally: “Estamos prontos para Dakar! Chucky está muito bem preparado após sua incrível temporada e provou que é o melhor do mundo. Indo para Dakar 2026 como atual campeão, é claro que ele estará procurando defender seu título para que a maior parte de sua configuração permaneça a mesma.
Edgar está muito animado para correr na classe RallyGP! Ele fez um trabalho incrível este ano no Rally2, vencendo a Copa do Mundo e colocando a luta contra os melhores caras durante toda a temporada.
Luciano está totalmente recuperado de sua lesão na última rodada do campeonato no Marrocos, e está gostando de treinar aqui novamente com os meninos antes de janeiro.
A equipe está fazendo um trabalho incrível do lado técnico na preparação perfeita das bicicletas para os caras, e eles trabalham muito duro todos os dias nos bastidores para preparar tudo. Estamos animados para ir para a Arábia Saudita e defender nossos títulos!”





