A Beta adiciona uma nova linha RR X-Pro ao seu catálogo, especificações mais baixas do que os modelos RR Racing e mais adequada para todas as disciplinas de enduro, incluindo enduro duro – novos quadros, além dos pequenos 125cc e dos grandes dois tempos de 300cc, se beneficiam das atualizações do motor.
Com agora 20 anos de experiência na construção de bicicletas de enduro – a Beta apresentou seu primeiro modelo de enduro em 2004, quando usaram motores KTM – a marca italiana decidiu expandir sua linha com a introdução do RR X-Pro para 2025.
Essas bicicletas “oferecem ao piloto de enduro uma grande variedade de recursos e benefícios adequados para passeios de trilha de todas as disciplinas”, de acordo com a Beta, e são formadas por oito modelos: 125, 200, 250 e 300 2T, ao lado dos modelos 350, 390, 430 e 480 4T.
Uma conversa rápida com a Beta e o objetivo desses novos modelos é simplesmente oferecer uma bicicleta padrão mais definida, uma mais adequada para uma gama mais ampla de equitação de enduro, mas particularmente a área de clientes de enduro, pilotos de endurto extremos/duros e pilotos de hobby ou fim de semana (os modelos RR Racing sendo mais, como o nome sugere, sintonizados para corridas).
Recursos do Beta 2025 RR X-Pro Range:
- Novo Quadro: Derivado da RR Race Edition, oferecendo maior força e flexibilidade reduzida
- Garfo dianteiro ZF SHC: mola de um lado, totalmente ajustável, com uma redução de peso de mais de 250 gramas
- Altura do assento mais baixa: reduzida em 20 mm com uma forma recém-projetada e espuma mais macia para maior conforto
- Cilindro Mestre do Freio Traseiro: Maior volume de fluido para melhor desempenho sob condições extremas de frenagem
- Montagens no guidão: montagens isoelásticas XTrig FlexFix para reduzir a vibração e a fadiga do piloto
- Interruptor de Mapa: Interruptor montado no guidão para ajustar a entrega de energia do motor para diferentes condições
- Injeção Eletrônica de Óleo: Disponível em modelos 2T (200, 250, 300), eliminando a necessidade de pré-misturação de combustível
- Controle de tração: Disponível nos modelos 4T, melhorando a tração em terrenos difíceis
- Chave Eletrônica: Fornece uma chave codificada exclusiva com uma linha de desligamento de segurança
- Tanque de Recuperação de Refrigerante: Evita a perda de refrigerante em condições extremas
- Novo design do corpo: inclui uma nova máscara de farol, painéis de tanque de combustível e pára-choque traseiro
- Alça de Resgate Frontal: Ajuda a levantar a roda dianteira de seções difíceis
Atualizações do motor para os dois tempos de 125cc e 300cc
O pequeno 125cc 2T se beneficia de um motor completamente novo, com um novo sistema de cilindro e válvula de escape. O controle da válvula de escape foi modificado com uma nova mola e uma calibração diferente para a abertura da válvula, com o objetivo de tornar o motor mais reativo e poderoso, fazendo com que ele se sinta mais forte em toda a gama.
O modelo 300cc 2T tem um novo pistão derivado da versão RR Racing, que é mais leve para reduzir as vibrações, ao mesmo tempo em que torna a grande rotação de dois tempos mais rápida.
Altura reduzida do assento e chassi 2024 RR Race Edition
Um dos recursos de destaque da linha RR X-Pro 2025 é o novo chassi, que empresta seu design dos modelos RR Race Edition 2024, que apresentam uma espinha dorsal maior, aumentando a durabilidade e reduzindo a flexibilidade geral para um melhor controle.
Indo ao lado de sua vontade de torná-los adequados para todas as disciplinas e mais fáceis de montar, eles baixaram a altura do assento em 20 mm para facilitar que todos cheguem ao chão quando você precisa empurrar a bicicleta com as pernas. Beta também afirma que isso também melhora o centro de gravidade.
Fork ZF SHC
O novo garfo dianteiro ZF SHC é mais leve do que o que podemos encontrar nos modelos RR e RR Racing, graças ao uso de um único design de mola que está localizado no lado direito e cuida da compressão, enquanto o lado esquerdo lida com o rebote e o amortecimento. Ambos podem ser ajustados – o comunicado de imprensa não especifica se pode ser feito à mão ou se você precisa de ferramentas. O amortecedor traseiro também vem da ZF e tem novas configurações de válvula para combinar com o garfo.
Beta diz que essa configuração é ideal para uso pesado de enduro, mas vimos outras marcas, como a KTM, indo para esse tipo de garfo no passado e, embora funcione bem para a equitação casual de enduro, elas tendem a desaparecer quando você anda duro em altas velocidades.
Para fazer a parte frontal parecer mais agradável e reduzir a fadiga do piloto, os suportes do guidão são XTrig FlexFix, que têm blocos silenciosos.
Detalhes técnicos do Beta RR X-Pro 125 e 300:
Os novos modelos estarão disponíveis a partir de julho de 2024, no momento apenas os preços para os EUA estão disponíveis:
125 RR 2 tempos $8.599
200 RR 2-Stroke $9.499
250 RR 2-Stroke $9.699
300 RR 2-Stroke $9.899
350 RR 4 tempos $10.299
390 RR 4 tempos $10.399
430 RR 4-Stroke $10.499
480 RR 4-Stroke $10.599
Mais informações: www.betamotor.com