Honda CB 750: a ressurreição da Sete Galo
Marca japonesa apresentou o protótipo de uma versão atualizada da icônica moto, mas projeto ainda é misterioso
A Honda CB 750 foi projetada para o mercado americano, porém, fez enorme sucesso mundial, incluindo o Brasil, sendo eleita mais tarde a moto do século por um grupo de jornalistas comandados pela revista Motorcyclist. Apresentada no Salão de Tóquio de 1968, chegou ao mercado em 1969, equipada com motor de quatro cilindros em linha de 736 cm³ que rendia 67 cv de potência a 8.000 rpm e um torque de 6,1 kgfm a 7.000 rpm.
Verdadeira revolução para o segmento e indústria, a Honda CB 750 foi considerada a primeira superbike de série da história e teve a primazia de adotar o freio a disco na dianteira. Com apelido de sete galo (numeral sete mais o galo representado pelo número 50), sua produção foi interrompida em 1983, deixando uma legião de fãs e colecionadores pelo mundo.
Não se sabe a intenção, mas a Honda apresentou como protótipo uma CB 750 atualizada em 2016 (sem qualquer dado técnico) que chamou de CB Four Prototype, com visual idêntico. Motor de quatro cilindros em linha arrefecido a ar, escape com quatro saídas, rodas raiadas, sanfonas na suspensão dianteira, duplo amortecedor na traseira, farol e painel com instrumentos redondos. Porém, modernizada com duplo freio a disco na dianteira e freio a disco na traseira em vez do tambor. O projeto permanece ainda hoje misterioso.