A Red Bull Romaniacs anuncia quatro novas categorias para Big Trail e Motos elétricas na edição de 2025 do Hard Enduro Rallye em julho próximo.
Uma semana antes da abertura das inscrições para o Red Bull Romaniancs 2025 em 1o de outubro (as 12:00, horário da Europa Oriental), os organizadores anunciaram novas categorias Big Trail e Motos Eletricas para a 22a edição do Hard Enduro Rallye em julho próximo.
As categorias existentes… Ouro, Prata, Bronze, Ferro e Átomo já oferecem muitas opções, mas escolher a classe certa para competir no Romaniacs é uma escolha complicada, dado o resultado, como eles chamam, o resultado de “herói” ou “zero” de escolher o errado para sua habilidade.
Com um número crescente de MOTOCICLISTAS de BigTrail atraídos para o evento por pessoas como Pol Tarres, além da força crescente que é o setor de motocicletas elétricas, o diretor de corrida da Red Bull Romaniacs, Martin Freinademetz, teve que acompanhar os tempos.
Quatro novas categorias
Para esse fim, eles anunciaram quatro novas categorias para 2025: duas para Bigs; a Ultimate Class e a Lite Class, e duas classes para motocicletas E-Moto; Expert Class e Hobby Class.
Isso significa que se você quiser correr com uma Motos Adventure (BIG TRAIL) ou uma moto elétrica, ambas as categorias de motocicletas têm uma entrada/hobby e opções de nível mais avançado/especialista, abrindo a oportunidade de mais habilidades variadas em uma gama mais ampla de motos para participar da corrida.
A imprensa pediu aos organizadores da corrida um esclarecimento se você pode entrar em moto de aventura (Big) ou elétricas nas categorias principais e permanece o mesmo para as Motos Adv, consideração especial para pilotos especialistas como Tarres, Chris Birch ou Kevin Gallas nas categorias principais. Principalmente porque os organizadores não querem que os pilotos em motos grandes bloqueiem o curso. Para a maioria dos pilotos das bigs, essas novas classes abrem as portas para correr.
Quanto às motos elétricas, os pilotos que querem se tornar grandes podem competir na classe Silver se forem suportadas pela fábrica e tiverem várias baterias disponíveis. Isso garante que eles tenham a capacidade de concluir o curso sem problemas.
Classe “Ultimate” – o melhor passeio que você vai fazer em uma BIG
As faixas da Ultimate Class serão baseadas na Atom Class, que consiste em alguns desafios técnicos, mas nada que as motos maiores e mais pesadas não possam lidar.
As pistas Lite Class mais focadas no piloto de hobby consistirão em mais trilhas de cascalho, trilho de boi, trilhas de extração de toras com algumas pistas simples fluidas e mais largas e menos pistas fora de curvatura.
Dizem que os competidores ainda podem esperar alguns obstáculos naturais de enduro de montanha, mas não se trata de destruir as grandes motos e isso deve estar em qualquer lista de desejos para andar de moto de aventura (em nossa humilde opinião), porque as Montanhas dos Cárpatos são incríveis para andar. Mesmo assim, os romenos apontam que você precisará treinar a aptidão física e mental para passar por isso, não é uma caminhada no parque.
Embora pessoas como Pol Tarres, Chris Birch e no ano passado Kevin Gallas tenham levado as grandes motos para o sucesso nas categorias de Prata, Bronze e Ferro, nunca houve um evento Extreme Hard Enduro feito sob medida para “grandes motos”.
As estipulações para as motocicletas Adventure Class são que elas são multicilindros (mínimo de dois cilindros) e é isso. As bicicletas de aventura de cilindro único podem competir, mas nas classes de corrida existentes.
O criador do Prolog, Andy Fazekas, anunciou que também construirá uma pista de prólogo específica da Moto Adventure, que consiste em obstáculos mais negociáveis, adicionando mais doces de espectadores ao evento da cidade.
Freinademetz explica as aulas de motos de aventura:
Motos elétricas testadas em 2024 – taxas de entrada “adaptadas”
A introdução da Classe E-Moto é que os romenos querem continuar avançando com o esporte e, como dizem, continuam enfatizando um compromisso com a conscientização ambiental.
A Edição Sem Limite de 2024 foi o primeiro ano a ver as E-Motos atingirem as pistas da Romanias com sete pilotos de E-Moto seguindo uma variedade de classes testando sua capacidade em distâncias e tecnicis técnicas de rally de enduro duro.
Foi um teste, se você quiser, com aqueles pilotos dando feedback valioso e insights sobre a criação do primeiro ano das classes específicas.
Freinademetz e o Diretor de Pista, Teo Isac, estão cientes do fato de que a distância e a tecnicidade das pistas podem precisar ser ajustadas mais perto da data de início para acompanhar a tecnologia das bicicletas.
Mas, normalmente, o comprimento das trilhas da E-Moto será na região de 35 km antes do Ponto de Serviço e 20 km depois, tendo tido tempo para recarregar a bateria.
As aulas de E-Moto competirão na mesma faixa de 2025 Prolog que as outras classes. No entanto, com as pistas de corrida mais curtas e as capacidades de rally da E-Moto, a taxa de entrada será adaptada para torná-la mais convidativa.
Martin Freinademetz: “Nós realmente queremos ser o primeiro evento estilo rally a fazer parte do desenvolvimento da E-Moto, não sabemos em que direção as coisas vão, mas queremos apoiar a indústria e acho que a Red Bull Romaniacs é um teste muito bom para as bicicletas E-Moto. Queremos fazer parte do futuro neste setor e estamos empolgados em ser o primeiro rally de enduro duro a introduzir duas classes para E-Moto’s.
“Vemos um desenvolvimento muito forte no setor de aventura. Existem muitas empresas que constroem motocicletas nessa faixa de tamanho para esse tipo de condução fora e na estrada; Ducati, Triumph, Fantic, bem como as marcas existentes, como KTM, Honda, BMW, Yamaha e Suzuki.
“Também temos muitos seguidores que gostam do movimento romeno e que andam em motocicletas maiores. Como as montanhas dos Cárpatos da Romênia oferecem uma ótima paisagem e uma enorme aventura, é um ajuste natural para a bicicleta de aventura. Estamos combinando a grande aventura com as grandes bicicletas.
“Estou realmente ansioso pelas novas aulas e pelo crescimento do esporte hard enduro, gostamos de ficar um passo à frente e acho que faremos isso este ano em nossa emocionante vigésima segunda edição.”
Freinademetz explica as aulas de motos elétrica:
Crédito da foto: Red Bull