A KTM revela mais detalhes sobre a Transmissão Manual Automática (AMT) que está pronta para ser lançada em novos modelos em breve.
A KTM vem trabalhando em uma caixa de câmbio sem embreagem ou transmissão manual automática há algum tempo. Ainda nos estágios finais de desenvolvimento, o ex-campeão mundial de enduro Johnny Aubert andou em uma moto com esse dispositivo no prólogo do Erzbergrodeo e conversamos com ele na época para saber como é andar.
Naquela época, a KTM era seletiva sobre o que nos disse, mas o lançamento oficial chegou com um pouco mais de carne nos ossos.
Como Funciona
Apelidado de AMT (Transmissão Manual Automatizada), permite que o piloto escolha entre usar uma operação de mudança manual no Modo M – sem uma embreagem – ou uma transmissão completamente automatizada no Modo A.
Uma vez que a primeira marcha é acionada, a unidade para a frente é iniciada aumentando a velocidade do motor, momento em que a embreagem centrífuga engata e coloca a motocicleta em movimento.
Isso torna mais fácil começar em uma encosta, afastar-se, parar e manobrar em velocidade lenta, dizem eles, particularmente em uma motocicleta maior. É impossível parar o motor que eles adicionam.
Ao contrário das configurações tradicionais de caixas de câmbio de motocicleta, o AMT apresenta uma sequência de marchas P – N – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6, com P denotando Park para evitar qualquer rolamento indesejado graças a uma pá de travamento dentro da caixa de câmbio.
Ambas as posições Park e Neutral só podem ser selecionadas usando a pá de mudança no cubo do interruptor do guidão, independentemente de o motor estar funcionando ou não, com o freio dianteiro ou traseiro precisando ser aplicado para engatar a primeira marcha.
A caixa de câmbio é controlada eletronicamente através da ECU e da Unidade de Controle de Transmissão separada. As mudanças são iniciadas por um “atuador de mudança eletromecânico”, que gira o tambor de mudança e leva 50 milissegundos, comparável a uma transmissão tradicional usando um Quickshifter+ que eles adicionam.
Modo Manual
No modo de mudança M, o piloto pode mudar de marcha propositalmente usando a alavanca de marcha tradicional no lado esquerdo do motor ou com a mudança de pá no guidão.
Isso permite uma sensação de pilotagem mais esportiva e foi a escolha de Aubert na Erzberg. A KTM diz que a caixa de câmbio AMT mantém as proporções tradicionais da caixa de câmbio, além de manter o peso bem dentro do mesmo estádio.
O sistema AMT também permite aos pilotos uma ampla gama de configurações de configuração, com modos de mudança e modos de passeio para permitir preferências individuais.
O novo AMT estará inicialmente disponível em modelos KTM selecionados, com mais opções sendo adicionadas à linha nos próximos anos.