A Stark Future Racing confirma oficialmente que Taddy Blazusiak e Eddie Karlsson se alinham contra os competidores com motor de combustão na classe Prestige do Campeonato Mundial de SuperEnduro FIM de 2025, mas com pontos de interrogação sobre as restrições da FIM.
Alegado como “um choque de tecnologia”, a Stark Future Racing se alinhará ao lado de Husqvarna, Triumph e KTM na temporada 2025 da FIM SuperEnduro. Sua equipe de seis vezes vencedores do SuperEnduro, Taddy Blazusiak e Eddie Karlsson, se alinhará oficialmente ao lado de Billy Bolt, Jonny Walker e Mani Lettenbichler.
Novas regras limitam a potência e adicionam peso
Taddy e Eddie vão correr com os Stark VARGs na classe Prestige, a categoria “aberta” sob os regulamentos da FIM, que nesta temporada foi alterada para permitir motocicletas elétricas.
Mas não é direto e essas regras “abertas” não são tão abertas quanto você pensa. Stark terá que correr com uma limitação de potência e peso adicional.
Esta é a parte louca, pois a Enduro21 entende um limite de 48hp e um peso mínimo de 123kg é colocado em qualquer motocicleta elétrica na classe Prestige. Essa é uma concessão de aproximadamente 20 kg.
Efetivamente, isso significa o poder de um 250 e o peso de, o quê, um 500 de quatro-stoke? Sem tal restrição para motores de combustão, isso é uma decisão desconcertante.
Stark parece inatestável e está gostando de manter suas armas e finalmente ter a chance de mostrar o potencial do VARG em um palco competitivo ao lado de bicicletas ICE em nível de campeonato mundial. É exatamente a abertura pela qual o Stark Future tem trabalhado desde o lançamento da bicicleta há dois anos.
A crença de Blazusiak no VARG e no projeto mais amplo é testemunho de sua dedicação no ano passado, desde que assinou, originalmente para correr na última temporada de SuperEnduro antes da curva em U da FIM.
O homem de 41 anos é obviamente um dos maiores nomes do enduro e Stark o tem colocado em bom uso no desenvolvimento das bicicletas: “Estou super feliz por termos luz verde para correr”, diz Taddy, “Apertamos o máximo do ano passado em termos de desenvolvimento de bicicletas e estamos em um bom lugar. Claro, ainda não sabemos exatamente onde estamos em comparação com os outros… mas temos sido competitivos em algumas corridas de pré-temporada.
“Infelizmente, eles estão nos atrasando com a potência e também adicionando uma quantidade louca de peso e isso não está realmente no espírito de uma classe aberta, mas vamos aceitar o desafio e dar o nosso melhor, com certeza.”
É um testemunho para ambos os pilotos de que eles sugaram uma temporada de não competição, continuaram treinando e trabalhando em direção a um objetivo incerto. Karlsson, como qualquer um que siga suas mídias sociais saberá, se mantém ocupado e promete muito em uma bicicleta com a qual ele certamente parece ter gelado: “Estou muito feliz por estar correndo com a Stark Future Racing este ano e também feliz pela equipe depois de todo o trabalho que foi feito até agora.” O cavaleiro sueco diz. “Acho que teremos uma boa chance de obter alguns resultados e daremos às bicicletas a gasolina a melhor corrida que pudermos. Estou realmente ansioso por isso.”
Anton Wass, CEO e Fundador da Stark Future: “Pela primeira vez na história, as bicicletas elétricas estão se alinhando no mesmo portão e competindo contra veículos de combustão em um nível de campeonato mundial. Estamos muito animados para começar esta jornada nas corridas SuperEnduro.
“Somos gratos ao SportUp e à FIM por permitir que essa progressão acontecesse. Correr com peso extra e poder limitado restringirá nossas capacidades, mas nos esforçaremos para atuar no mais alto nível possível dentro das limitações que nos foram dadas.”
Sebastien Tortelli, Diretor da Stark Future Racing: “É ótimo para nós anunciar oficialmente nosso lugar no portão para o Campeonato Mundial de SuperEnduro FIM de 2025. Quero agradecer aos promotores por terem a mente aberta sobre nossa tecnologia e a chance de fazer um show forte.
“Estamos esperando para colocar o Stark VARG na pista em uma situação como essa há algum tempo, e mesmo que tenhamos algumas restrições duvidosas, queremos provar que nossa moto tem o que é preciso para ir contra o motor de combustão interna. O fato de Taddy e Eddie quererem entrar no caminho certo e fazer um empurrão nesta série diz muito sobre nosso trabalho com o Stark VARG até agora e agora este é o início do próximo nível de desenvolvimento para nós. Mal podemos esperar para chegar à Polônia.”
Calendário do Campeonato Mundial de SuperEnduro FIM 2025:
14 de dezembro: Gliwice, Polônia
4 de janeiro: Riesa, Alemanha
18 de janeiro: Cluj-Napoca, Romênia
1 de fevereiro: Lodz, Polônia
8 de fevereiro: Budapeste, Hungria
1 de março: Newcastle, Reino Unido
8 de março: Lievin, França