Resultados finais do FIM International Six Days Enduro (ISDE) de 2024 em Silleda Espanha, onde a França conquista o Troféu Mundial, os juniores da Suécia se vingam e os EUA permanecem imperiosos para o Troféu Mundial Feminino – recorde da quarta vitória para Josep Garcia.
2024 ISDE dia 6 em poucas palavras:
- A França conquistou a vitória na 98a edição dos Seis Dias Internacionais de Enduro após um desempenho dominante ao longo da semana em Silleda, Espanha.
- Como sempre, a corrida final de motocross é “apenas” mais um teste onde, desde que o piloto termine a tempo, todas as posições de ontem para as equipes se mantem. Mas, como o tempo estava tão ruim neste último dia, foi um grande teste de corpos e bicicletas cansados e, nessas condições, surpresas podem acontecer.
- Algumas seções da pista estavam boas, mas outras eram ruins o suficiente para pegar as bicicletas e não deixá-las sair novamente, adicionando perigo aos resultados finais com todos conscientes do fato de que para terminar primeiro, primeiro você tem que terminar.
- Os pilotos do World Trophy correm em ordem de classificação de arranhões (costumava ser em ordem de classe), então, para aqueles de nós fora das fitas, foi ótimo ver os 20 pilotos mais rápidos correrem cotovelo a cotovelo.
- Sem nenhuma grande surpresa, a dupla mais rápida deste Six Days, Steve Holcombe e Josep Garcia, liderou na rolada um da grande final. Com Steve atingido por uma enorme bomba de braço, Josep passou para reivindicar a vitória geral pelo histórico pela quarta vez. Josep também reivindica a medalha individual da classe E1.
- O campeão da GNCC, Johnny Girror, arranhou a lama para ficar em segundo lugar na moto à frente de Holcombe, que vence a classe E2 e coloca o segundo lugar no geral. A medalha da classe E3 foi para Leo Le Quere.
- Enquanto os fãs da casa assistiam a Josep, os olhos do mundo coletivo estavam na equipe francesa que serviu mais uma lição de equitação em equipe, assim como fizeram durante toda a semana. Todos os quatro pilotos – Theo Espinasse, Le Quere, Hugo Blanjoue e Julien Roussaly – não apenas chegaram em casa em segurança, mas todos estavam entre os 15 primeiros, o que nenhuma outra equipe chegou perto de igualar.
- A vitória foi deles, uma histórica, quando eles levam o famoso Troféu Mundial pela nona vez, terminando 5’38,08 à frente dos EUA, que foram confortavelmente os ‘próximos melhores’ com a Espanha 14’12.33 atrás em terceiro.
- A Austrália terminou em quarto lugar, com a República Tcheca completando os cinco primeiros.
- Os pilotos juniores foram divididos em duas corridas com o clima no seu pior, já que a primeira explodiu com Sam Hughes em casa nas condições para a vitória da moto.
- Na segunda moto, todos os olhos estavam voltados para a Suécia, que teve tanto azar há 12 meses no teste MX, quando o Fantic de Albin Norrbin expirou e perdeu a vitória. Sua vantagem de 1’38 normalmente seria boa, mas nas terríveis condições era fácil perder grandes quantidades de tempo.
- Não foi tão azar este ano, já que os suecos esquiaram (como andar na neve, não?) para a vitória liderada pelo mesmo cara que teve uma final tão devastadora no ano passado, Albin Norrbin (que fez o primeiro holeshot de sua carreira, ele nos disse mais tarde). Os meninos suecos voltaram para casa em primeiro, terceiro e sexto na moto para conquistar o Troféu Mundial Júnior que ganharam pela última vez na Espanha em 2016, foi apropriado que eles conquistassem a vitória aqui novamente.
- As coisas estavam próximas o suficiente entre a França e os EUA para os lugares do pódio no início, mas os vencedores fortuitos do Junior do ano passado ficaram presos para ficar em segundo lugar por seis minutos, com os EUA Juniors em terceiro lugar no pódio, 14’28,55 atrás. A Austrália terminou em quarto e a Grã-Bretanha completa os cinco primeiros na JWT.
Top 50 arranhões para Richards dos EUA
- A corrida da categoria troféu do Mundo Feminino foi a primeira das corridas de troféus na pista à tarde, após a manutenção muito necessária da pista, mas ainda em condições atrozes. Tem estado molhado de vez em quando durante toda a semana, mas a chuva constante ao longo do sexto e último dia fez do curso, marcado e cortado de um campo ao lado do paddock, um slop-fest.
- Ignorando isso, terminando com um sorriso e alegando que amavam as condições, as mulheres dos EUA cruzaram a linha com as três colocadas entre os sete primeiros na corrida para provar seu domínio.
- Sua margem de vitória foi de 6’21,18 sobre a Austrália escorregou e deslizou para o segundo lugar, um forte esforço de equipe do time vencedor de vários troféus que não tinha o suficiente para os EUA. As meninas da Suécia reivindicam o terceiro, 30’17,95 atrás dos vencedores, com a França em quarto e a Itália em quinto.
- Brandy Richards completa mais uma dominação total do ISDE selando individualmente o acordo em grande estilo com uma vitória, mas também terminar dentro do top 50 é totalmente notável.
- Os pilotos do Clube foram os primeiros na pista durante a manhã. Correr em grupos de cerca de 30 pilotos fez grades lotadas e primeiras voltas caóticas. A equipe da Itália teve uma enorme vantagem de 16 minutos no Club Trophy geral e só precisava terminar a moto final – uma corrida conquistada pelo artista de destaque na categoria CT, Lorenzo Macoritto (também vencedor do zero na categoria Club), à frente de Alex Walton e Enzo Marcal.
- Uma rajada final na lama viu a equipe da GTBN USA revisar o Moto Club Le Puy en Velay na moto final. A diferença foi de sete segundos notáveis entre o segundo e o terceiro.
Resultados finais do ISDE 2024, Troféu Mundial:
Resultado final do risco (top 60):
Troféu Mundial Júnior:
Troféu Mundial Feminino:
Troféu do Clube: