Calendário provisório do Campeonato Mundial de Motocross 2025
A temporada de 2025 contará com um total de 20 provas e culminará com o prestigiado Motocross das Nações no Ironman Raceway, EUA, de 3 a 5 de outubro.
A temporada 2025 começará com o MXGP da Argentina, mais uma vez, onde os melhores pilotos do mundo testarão sua forma, mas desta vez em uma nova sede em Córdoba. Como é tradição, este evento também sediará a única prova do Campeonato Latino-Americano de Motocross da FIM, incluindo as categorias MX1 e MX2.
A partir daí, a ação será direcionada para Cózar, Espanha, para o Grande Prêmio de Castilla La Mancha, seguido de um esperado retorno ao histórico Saint Jean d’Angely, na França, para o MXGP da Europa.
A Itália desempenhará um papel fundamental no início, com corridas consecutivas em Riola Sardo (Sardenha) e na pitoresca Pietramurata para o MXGP de Trentino. A intensa competição com a Suíça continuará em Frauenfeld para marcar o primeiro encontro triplo da temporada.
Em seguida, um local ainda a ser confirmado no início de maio, seguido pelo retorno à Espanha em um local que será anunciado em breve. A adrenalina continuará no final de maio com outro trio de corridas: o campeonato passará pela França, no magnífico circuito de Ernee, pela Alemanha, em Teutschenthal, e pela Letônia, no famoso circuito de Kegums, no início de junho.
Após uma breve pausa, a série muda-se para a Indonésia para disputar duas provas consecutivas em Sumbawa e Lombok, o que acende o entusiasmo mundial à medida que o campeonato ultrapassa as fronteiras europeias. Após as férias de verão de julho, a competição é retomada com um trecho europeu clássico que inclui testes na República Tcheca, em Loket, no exigente circuito belga de Lommel e no MXGP sueco em Uddevalla.
A última etapa da temporada europeia terminará em Arnhem (Holanda), antes que a série entre em sua última fase internacional. Afyonkarahisar, na Turquia, dará as boas-vindas aos pilotos em setembro, seguida de corridas emocionantes em Xangai, China, e, pela primeira vez na história, em Darwin para o MXGP da Austrália, à medida que a temporada se aproxima de seu final emocionante.
E compartilhando cartaz…
O Campeonato Mundial de Motocross Feminino da FIM contará com seis rodadas em 2025, começando com a abertura da temporada na Sardenha no circuito de Riola Sardo. A partir daí, o Campeonato WMX viajará pela Europa, com rodadas na Espanha, Alemanha e Holanda em Arnhem, seguido pelo penúltimo evento na Turquia. A série culminará com uma grande final no MXGP da Austrália em Darwin, onde as categorias WMX, MXGP e MX2 se unirão para dar o toque final a uma temporada inesquecível.
Além disso, o Campeonato Europeu de Motocross nas categorias EMX250 e EMX125 contará com 11 rodadas como aulas de apoio para o Campeonato MXGP. Ambas as séries começarão com a segunda rodada da temporada e o primeiro evento europeu em Cózar, Espanha. A categoria EMX125 terminará em Uddevalla, enquanto a final do EMX250 acontecerá na Turquia. Além disso, as rodadas finais do EMX65 e EMX85 e a única rodada do EMX2t acontecerão em Loket durante o MXGP da República Tcheca, enquanto a única rodada do EMXOpen será disputada no MXGP da Flandres em Lommel.
O Campeonato Mundial Júnior de Motocross FIM acontecerá em 6 de julho em Romagné (França), enquanto o Motocross das Nações Europeias, em 21 de setembro, também pousará na França, no circuito de Castelnau de Levis.