KTM Duke celebra o 30º aniversário na KTM Motohall
“A KTM DUKE é intransigente: tem uma identidade clara e distinta que a torna reconhecível à primeira vista”, diz Wolfgang Felber, atual Vice-Presidente e Tecnologia de Corridas de Estrada da KTM Racing GmbH. Até à década de 1990, a KTM tinha-se concentrado exclusivamente no segmento todo-o-terreno, mas Wolfgang utilizou a sua experiência de desenvolvimento para produzir uma KTM 550 Enduro com pneus de supermoto de 17 polegadas, criando assim uma moto de estrada. Com o apoio do então CEO Kalman Cseh e do designer Gerald Kiska, nasceu a primeira e lendária KTM DUKE.
Posteriormente, a DUKE perdeu o seu carácter de supermoto e tem agora declinações de motos desportivas naked, que são produzidas em cilindradas de 125 a 1390 cc e, em alguns casos, como a Brabus 1300 R, têm também versões especiais muito exclusivas. Para celebrar os 30 anos do nascimento da gama DUKE, o KTM Motohall está a dedicar uma exposição a toda a gama DUKE.
No interior da exposição – que recebe os visitantes com uma “vista explodida” da Super Duke R 1390 – encontramos 15 motos marcantes da história da DUKE , que é contada através dos homens, histórias e anedotas que fizeram da DUKE o ícone em que se tornou.
O segundo elemento catalisador da exposição é o contentor preto no interior do qual a DUKE 990 está pronta a receber os visitantes para fotografias com rodas cheias de adrenalina.
Mas a ocasião de uma visita ao Motohall também pode ser extremamente interessante devido a outra exposição temática no interior: Lendas do Dakar, com dez motos históricas do Dakar e numerosas peças do famoso rali, bem como a oportunidade de se ver a si próprio na parede de LED da exposição DUKE, enviando uma fotografia com a sua própria DUKE para esta ligação.