Yamaha vai trazer Ténéré 700 2025

Yamaha vai trazer Ténéré 700 2025

Em junho, a Yamaha confirmou que traria a Ténéré 700 para o Brasil. Não deu muitos detalhes, dizendo apenas que a moto viria no primeiro trimestre. Já naquela época, rumores apontavam que a aventureira passaria por alterações e, de fato, o nosso mercado receberá o produto já atualizado e que acaba de ser apresentado no Salão de Milão (EICMA, na Itália).

A marca oficializou o início da pré-venda da nova Yamaha Ténéré 700 2025 para o Brasil no primeiro trimestre do ano que vem. Apesar de a aventureira não ter mudado de geração, recebeu algumas alterações importantes de visual, ciclística e ergonomia. O preço, porém, ainda não foi divulgado nem para os mercados para Europa. Para cá, será confirmado junto ao começo das reservas.

Inspirada nas famosas motos de Rally Raid da Yamaha, a Ténéré 700 2025 ostenta um visual novo combinado com ergonomia revisada para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road.

Em comparação com o modelo anterior, o tanque de combustível foi movido para a frente, com consideração para equilibrar o tamanho com a ergonomia, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré. A parte superior do tanque de 16 litros agora fica mais baixa do que a encontrada no modelo anterior e essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem.

O assento também mudou de formato para facilitar a movimentação do peso do corpo enquanto usa a moto no fora da estrada. O novo assento de uma peça, inspirado pelo rali, também é clássico da Ténéré, sendo longo e estreito em design e, em comparação com o design anterior de duas peças. A altura do assento da Ténéré 700 permanece em 875 mm

O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, no estilo dos pilotos de rally contemporâneos da Yamaha, com a montagem em forma de “Y” dando um visual distintamente novo. Onde muitas motos de aventura podem parecer volumosas, as novas carenagens da Ténéré 700 transmitem sensação de leveza. A roda dianteira permanece de 21″ para facilitar o uso em terrenos difíceis.

Os novos garfos invertidos da Ténéré 2025 têm bengalas de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para 240 mm de distância do solo. O garfo dianteiro da Ténéré 700 agora é totalmente ajustável. Os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade dos garfos. Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada bengala.

A equipe de design da Yamaha também desenvolveu novas mesas, com uma braçadeira inferior de alumínio forjado e coroa de alumínio fundido combinando para fornecer resistência adicional ao mesmo tempo em que contribui para uma motocicleta leve.

A suspensão traseira tem nova configuração que combina um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno. Desenvolvido como resultado do feedback do programa de Rally Raid da Yamaha, o novo link manteve o curso da roda de 200 mm da Ténéré 700 anterior.

A nova linha 2025 da Yamaha Ténéré 700 estreia um painel TFT colorido maior, agora de 6,3″. Instalado verticalmente em um design inspirado em “roadbooks” de rali, a tela oferece conectividade simples com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect. Esses recursos podem ser controlados usando o interruptor esquerdo.

Para facilitar a integração com o smartphone do usuário, a motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como item de série. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água e está convenientemente situada no lado direito. Entre as funções, a tela mostra velocidade, rotação do motor e navegação, além de marcador de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de mudança de marcha.

Complementando a nova leitura TFT estão os novos interruptores do guidão, que oferecem mais funcionalidade. Projetados ergonomicamente para fácil operação, circuitos impressos flexíveis são usados para permitir que cada interruptor manipule mais funções por meio do uso de um joystick de cinco direções. Além disso, os indicadores de direção foram atualizados, com novos recursos adicionados ao comutador do lado esquerdo: a seta pode ser configurada para sinalizar três vezes e apagar ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.

O aclamado motor bicilíndrico paralelo de 690 cm³ da Yamaha, de quatro válvulas e refrigeração líquida, recebe uma atualização para a nova Ténéré 700, com a mais relevante sendo a adoção do YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) que, por sua vez, facilita mapas de aceleração comutáveis pela primeira vez na plataforma CP2. Ou seja, a moto agora conta com acelerador eletrônico.

A Yamaha ainda não divulgou os dados de potência e torque para a Ténéré 2025 no Brasil, mas garantiu que a moto estará apta à atender à nova fase do programa de emissões de poluentes e ruídos nacional, o Promot. Outros refinamentos incluem o interior revisado da caixa de câmbio para uma troca de marchas mais suave. O número de engrenagens convexas e côncavas nas marchas foi aumentado de cinco para seis entre a primeira e a terceira marchas, para reduzir impactos, enquanto o ângulo da engrenagem foi modificado nas marchas quatro a seis, reduzindo a folga ao acelerar e desacelerar.

Os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície. O TCS pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS.

Para o ABS, o Modo 1 é o padrão e ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 3 desliga a intervenção do ABS e entrega o controle total da frenagem ao piloto. Esses modos podem ser selecionados por meio do menu no painel TFT.

Para 2025, a Yamaha ainda atualizou o suporte do silenciador, os pontos de montagem das malas laterais e reposicionou o pedal de descanso lateral. Outro ponto de contato importante da Ténéré 700 também foi atualizado para o modelo 2025, com novas e maiores pedaleiras de série. As novas peças são 10 mm mais largas do que as encontradas no modelo anterior.

Adalto Gomes Filho

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