KTM 390 Adventure 2025: nova versão R mais campestre
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Em 2025, a KTM apresenta uma nova linha de modelos 390 Adventure, incluindo pela primeira vez uma versão R baseada em suas motos de rally.
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A KTM 390 Adventure R incorpora um design baseado em motocicletas de rally, um chassi renovado, suspensões de longo curso e rodas com aros de 21”/18”, ou seja, muito mais “campera”. Por sua vez, o KTM 390 Adventure X é apresentado como uma alternativa com rodas de liga leve, instrumentação LCD e ABS. Esses modelos são projetados para oferecer versatilidade em diferentes tipos de terreno, desde asfalto até estradas off-road.
Em termos de design, a gama adota elementos inspirados no rally, com uma carroçaria compacta, uma torre de instrumentos vertical, um tanque metálico de 14 litros, iluminação LED e plásticos de alta resistência. A decoração e os gráficos foram atualizados com tecnologia no molde, enquanto o assento possui uma superfície texturizada para melhorar a aderência.
KTM 390 Adventure R 2025
![KTM 390 Adventure: Agora com uma nova versão R KTM 390 Adventure: Agora com uma nova versão R](https://www.moto1pro.com/sites/default/files/02_2025_ktm_390_adventure_r-3.jpg)
O chassi multitubular de aço de duas peças é baseado na plataforma Gen 3 e foi desenvolvido com ajustes específicos para melhorar a estabilidade, o controle e o comportamento em terrenos off-road. O subchassi multitubular removível de aço foi projetado para integrar um assento de uma peça e uma suspensão traseira de maior curso. O braço oscilante de fundição por gravidade é o mesmo usado nos modelos 390 Enduro R e 390 SMC R.
As suspensões WP APEX variam de acordo com o modelo. O 390 Adventure R possui um garfo de cartucho aberto de 43 mm com 230 mm de curso, ajustável em compressão e extensão, juntamente com um amortecedor traseiro WP APEX de 230 mm de curso. O 390 Adventure X monta um garfo WP APEX de 43 mm sem ajuste e 200 mm de curso, com um amortecedor WP APEX Emulsion do mesmo comprimento, ajustável em pré-carga.
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As configurações de aro e pneus também diferenciam os modelos. O 390 Adventure R está equipado com jantes de raios 21″/18″ e pneus Mitas Enduro Trail E07+. O 390 Adventure X usa rodas de fundição de 19″/17″ com pneus MRF Meteor ou Apollo Tramplr XR.
O sistema de freio Bybre inclui discos de 320 mm para a frente e 240 mm para trás com pinças novas. O ABS Offroad é selecionável e mantém sua configuração ao desligar e ligar a moto.
Um motor de meia cilindrada muito bem aproveitado
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O motor de cilindro único LC4c de nova geração é baseado no da KTM 390 Duke e foi redesenhado com uma cabeça de cilindro compacta, uma nova posição do termostato e um sistema de injeção otimizado. A caixa do filtro de ar foi ajustada para melhorar a distância ao solo.O sistema de escape de aço inoxidável com catalisador duplo reduz o peso total e está em conformidade com a norma Euro 5+.
A mudança foi otimizada para facilitar as transições entre as marchas e reduzir o curso da alavanca. A embreagem anti-rebote assistida agora possui engrenagens otimizadas para melhorar seu funcionamento. Um Quickshifter+ está disponível como opção.
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Em tecnologia, a gama inclui os modos de condução Street, Rain e Offroad, com a opção de desativar o controle de tração. O 390 Adventure R incorpora controle de tração nas curvas. A instrumentação varia entre os modelos, com uma tela TFT de 5” no R e LCD no X, ambos com conectividade Bluetooth para música, chamadas e navegação curva a curva.
As luzes LED estão presentes em toda a gama, com luzes diurnas específicas no 390 Adventure R. Os interruptores foram redesenhados com iluminação integrada.
Essas características colocam a gama KTM 390 Adventure 2025 dentro do segmento Adventure de menor cilindrada, com diferenças focadas em seu uso dentro e fora da estrada.