A Triumph Motorcycles revela duas novas motos para sua linha off-road com os modelos de cross country TF 250-C e TF 450-C com motores de motocross afinados, caixas de câmbio de cinco velocidades, tanques maiores e protetor de mão para corridas no estilo GNCC.
A Triumph diz que os novos modelos TF 250-C e TF 450-C XC “misturam DNA de motocross com resiliência cross country” e que estarão à venda em outubro, mas apenas em certas partes do mundo: ou seja, nos Estados Unidos, Canadá, França e Nova Zelândia (o que nos parece uma mistura um pouco estranha).
Os modelos TF 250 e TF 450 são motos de motocross, ajustada para cross country com novas configurações na suspensão KYB, um tanque de combustível de 8,3 litros (2,2 US Gal) dá a você o alcance adicional sobre o modelo X, o mesmo que a versão E enduro. Além disso, sendo baseado no modelo X, ele tem uma caixa de câmbio de cinco velocidades com 13-48 tamanho pião / coroa, além disso, tem protetores de mão, descanso lateral e um tamanho de roda traseira de 18 polegadas.
Curvas de potência ajustadas
Ambos os modelos têm curvas de torque mais suaves e controláveis em comparação com o 250-X e o 450-X (motocross) para torná-los mais usáveis em terreno técnico, embora mencionem que a “aceleração explosiva” ainda está lá, como você pode querer para corridas de XC.
Os detalhes do motor incluem pistões de alumínio forjado, válvulas de titânio DelWest e revestimentos de carbono semelhantes a diamante (DLC) para reduzir o atrito e melhorar a durabilidade.
O single de quatro tempos de 250cc tem 47,3 PS a 13.250 rpm e 28,3 Nm a 9.250 rpm, enquanto o single de quatro tempos de 450cc reivindica 62,4 PS a 9.500 rpm e 49,9 Nm a 7.000 rpm.
A Triumph também detalha a embreagem Exedy com cesta anodizada dura, pinças Brembo e cilindros mestres, discos de freio Galfer e uma caixa de câmbio de cinco velocidades com câmbio rápido e opções de mapeamento.

Chassi “adaptado”
A Triumph diz que o chassi foi “adaptado especificamente para os rigores das corridas no estilo GNCC e eventos de resistência de formato longo”. Sua estrutura de balagem dupla de alumínio caseira se encaixa no que eles rotulam de configurações de suspensão “refinadas para cross country” e “geometria focada no piloto”, com a mesma faixa de ajuste e ajuste para se adequar aos pilotos e ao terreno.
Os componentes de suspensão são do tipo de bobina AOS da KYB, com separação ar-óleo para amortecimento consistente e manuseio preciso. As bicicletas também vêm equipadas com aros de alumínio anodizado preto D.I.D DirtStar série 7000 em cubos projetados pela Triumph e pneus Dunlop Geomax AT82.
Se você estiver interessado, a engrenagem do TF 250-C e do TF 450-C é 13-48, que é o mesmo dos modelos de motocross X e se compara ao 13/51 no 450-E e 13/52 no 250-E.

Lista de peças de especificações off-road
Ambos os novos modelos TF-C chegam equipados com uma seleção de componentes e eletrônicos para uso XC e utilizam o aplicativo para ajudar os proprietários a controlar o gerenciamento do motor, mapas, assistência de partida, controle de tração e um quickshifter para mudanças sem embreagem entre a segunda e a quinta marcha.
Recursos adicionais incluem alças de travamento ODI, guidão de liga ProTaper Evo MX e uma embreagem de corrida Exedy para engajamento preciso sob pressão, um corpo do acelerador Dell’Orto de 44 mm e a ECU da Triumph, desenvolvida em parceria com a Athena, e um filtro de ar TwinAir.
Ambos os modelos também possuem tanques de combustível translúcidos de 8,3L, protetores de mão de enduro, protetores de bash para serviço pesado e suporte lateral, completando um pacote construído para um desempenho intransigente em cross country.
Cobrindo todas as bases off-road
Os modelos cross country são um novo terreno para o programa off-road da Triumph, mas que você poderia ter esperado. A Série GNCC nos EUA atrai os melhores talentos e o enorme envolvimento dos fãs, enquanto o Canadá, a França e a Nova Zelândia também têm comunidades prósperas e cenas competitivas de corrida cross country.
O diretor comercial da Triumph Motorcycles, Paul Stroud, diz que a TF 250-C e a TF 450-C trazem a mesma vantagem competitiva que as versões de motocross e enduro para cruzar o país para os pilotos nos EUA, Canadá, França e Nova Zelândia: “essas novas motos são construídas com os mais altos padrões e passaram por um desenvolvimento e testes implacáveis para oferecer desempenho vencedor da corrida nas condições mais exigentes. Estamos empolgados em vê-los competir no mais alto nível.”
A Triumph tem uma rede global de mais de 280 centros especializados em Motocross e Enduro na Europa, EUA, Canadá e Nova Zelândia, fornecendo vendas especializadas, serviços, peças e suporte para corridas.
Eles também têm um sistema de peças e acessórios on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, que permite que os passageiros façam pedidos diretamente da pista com opções de entrega expressa ou clique e coleta.
Preços
O novo TF 250-C está disponível a partir de US$ 9.695 / US$ 12.295 CAD, e o TF 450-C começa em US$ 10.695 / US$ 13.195 CAD. Os pedidos podem ser feitos agora nos centros de Motocross e Enduro da Triumph. Mais informações: site da Triumph.
ESPECIFICAÇÃO TF 250-C
| MOTOR E TRANSMISSÃO | |
| tipo | Cilindro Único DOHC de 4 Trames |
| Capacidade | 249,95cc |
| Aborrecedo | 78 milímetros |
| Acidente vascular cerebral | 52,3 milímetros |
| Compressão | 14,4 |
| Potência Máxima | 47,3 PS / 46,67 HP (34,8 kW) @ 13.250 rpm |
| Torque Máximo | 28,3 Nm (20,9 lb-ft) @ 9.000 rpm |
| Sistema de Combustível | Corpo do Acelerador Dellorto, Athena EMS |
| Exaustor | Silenciador Único |
| Unidade Final | 13/48 |
| Embreagem | Molha Molhada Multi-Placa Belleville Spring |
| Caixa de velocidades | 5 Velocidades |
| Chassi | |
| Quadro | Alumínio, Coluna E Berço Duplo |
| Braço oscilante | Fabricação de alumínio |
| Roda dianteira | 21” x 1,6” |
| Roda traseira | 18” x 1,85” |
| Pneu dianteiro | 80/100 – 21 |
| Pneu traseiro | 110/100 – 18 |
| Suspensão dianteira | Garfo de mola helicoidal KYB de 48mm, ajuste de compressão/rebote, curso de 310mm |
| Suspensão Traseira | Bobina KYB, Ajuste de Compressão (Alta e Baixa Velocidade), Ajuste de Rebote, Curso de 305mm |
| Freios dianteiros | Pinça de Pistão Brembo Twin de 24mm, Disco de 260mm. |
| Freios Traseiros | Pinça de Pistão Simples Brembo de 26mm, Disco de 220mm |
| Instrumentos | Medidor De Horas, Cubos De Interruptor Multifuncional |
| DIMENSÕES E PESOS | |
| Largura (guiões) | 836 mm (32,9 in) |
| Altura | 1270 milímetros (50,0 pol.) |
| Altura do assento | 960 mm (37,8 in) |
| Distância entre eixos | 1492 milímetros (58,7 pol.) |
| Rake | 27,4 ° |
| Trilha | 116 mm (4,6 pol.) |
| Peso molhado | 109,9 kg |
| Capacidade do Tanque de Combustível | 8,3 litros (2,2 gal de US) |
ESPECIFICAÇÃO TF 450-C
| MOTOR E TRANSMISSÃO | |
| tipo | SOHC de 4 Tras de Cilindro Único |
| Capacidade | 449.5cc |
| Aborrecedo | 95 milímetros |
| Acidente vascular cerebral | 63,4 milímetros |
| Compressão | 13.1:1 |
| Potência Máxima | 62,4PS a 9500 rpm (45,9 kW) 61,6 H |
| Torque Máximo | 49,9Nm @7000rpm 36,8 lb-ft |
| Sistema de Combustível | Corpo do Acelerador Dellorto, Athena EMS |
| Exaustor | Silenciador Único |
| Unidade Final | 13/48 |
| Embreagem | Mola Belleville Multiplaca Molhada de Aço, Acionamento Hidráulico |
| Caixa de velocidades | 5 Velocidades |
| Chassi | |
| Quadro | Alumínio, Coluna E Berço Duplo |
| Braço oscilante | Fabricação de alumínio |
| Roda dianteira | 21″ x 1,6″ |
| Roda traseira | 18″ x 2,15″ |
| Pneu dianteiro | 80/100 – 21 |
| Pneu traseiro | 110/100 – 18 |
| Suspensão dianteira | Garfo de mola helicoidal KYB de 48mm, ajuste de compressão/rebote, curso de 310mm |
| Suspensão Traseira | Bobina KYB, Ajuste de Compressão (Alta e Baixa Velocidade), Ajuste de Rebote, Curso de 305mm |
| Freios dianteiros | Pinça de Pistão Brembo Twin de 24mm, Disco de 260mm. |
| Freios Traseiros | Pinça de Pistão Simples Brembo de 26mm, Disco de 220mm |
| Instrumentos | Medidor De Horas, Cubos De Interruptor Multifuncional |
| DIMENSÕES E PESOS | |
| Largura (guiões) | 836 mm (32,9 in) |
| Altura | 1270 milímetros (50,0 pol.) |
| Altura do assento | 960 mm (37,8 in) |
| Distância entre eixos | 1492 milímetros (58,7 pol.) |
| Rake | 27,4 ° |
| Trilha | 116 mm (4,6 pol.) |





