LANÇAMENTO, KTM 690 Enduro R 2026

A KTM deu ao seu 690 Enduro R uma nova rodada de atualizações para 2026, colocando o motor LC4 alinhado com os regulamentos Euro 5+, adicionando uma nova tela TFT e revisando o pacote eletrônico para incluir o Dynamic Slip Adjust exclusivo do modo Rally. O carro-chefe do esporte duplo da marca austríaca também recebe um estilo mais nítido, ergonomia aprimorada e suspensão refinada.

O 2026 690 Enduro R permanece fiel à fórmula que o tornou um destaque em sua classe, mas as mudanças estão longe de ser menores. O single LC4 recebe revisões internas destinadas a aumentar a confiabilidade e a eficiência, ao mesmo tempo em que atende aos mais recentes e mais difíceis padrões de emissões europeus. O pacote de eletrônicos atualizado agora inclui ABS de curva e controle de tração (MTC), modos de pilotagem atualizados e aquele painel TFT nítido e colorido.

Em seu núcleo ainda está o famoso LC4 693 cc monocilindro—“o mais poderoso de seu tipo com 79 hp e 73 Nm de torque”, diz a KTM. Para 2026, possui um novo cárter, tampas de embreagem e estator redesenhadas e um sistema de lubrificação simplificado que reduz o atrito, melhora a eficiência e até espreme um pouco mais de potência. De acordo com a KTM, “metade de seus componentes foram atualizados ou substituídos”.

Outros destaques mecânicos

  • Acelerador: novo tubo com rotação reduzida de 65° para resposta mais rápida e menos fadiga.
  • Airbox: redesenhado para abasar com o sistema SLS.
  • Bomba de combustível: pressão mais alta para melhor atomização e resposta do acelerador; mais simples e fácil de fazer a manutenção.
  • Escape: conversor catalítico realocado, silenciador mais compacto, sensores lambda duplos e acústica aprimorada.
  • Intervalos de serviço: trocas de óleo a cada 15.000 km (acima de 10.000) e verificações de válvulas a cada 60.000 km (acima de 30.000).
  • Temporização da válvula: revisado para um torque mais forte de baixa qualidade.

Novo painel e eletrônicos atualizados

A mudança mais visível é a tela TFT colorida de 4,2 polegadas, dando ao cockpit uma aparência moderna e premium. É emparelhado com interruptores redesenhados, uma porta de carregamento USB-C e um novo farol de LED para melhor iluminação.

Os auxílios eletrônicos também se intensificaram: tanto o ABS quanto o MTC agora apresentam capacidade de curva, enquanto o sistema Dynamic Slip Adjust ajusta o controle de tração em tempo real. Exclusivo para o modo Rally, ele ajusta automaticamente o deslizamento permitido da roda com base na aderência disponível – deixando a traseira sair mais quando as condições exigem, como na lama ou em subidas escorregadias, sem matar o poder.

Ajustes na suspensão e no chassi

A KTM diz que a carroceria agora tem “linhas mais nítidas e limpas” para melhorar o movimento do piloto. As configurações de ergonomia e suspensão foram refinadas para encontrar um melhor equilíbrio entre o conforto da estrada e o controle off-road.

A moto mantém o layout da estrutura e da suspensão da geração anterior (garfo WP XPLOR 48 com ajuste de rebote e pré-carga, e choque WP XPLOR com ajustador de pré-carga e sistema Pro-Lever Linkage), mas com atualizações sutis para melhor sensação e rigidez. A rigidez lateral não mudou, mas a rigidez geral do chassi está alta, dando um feedback mais direto através dos pinos e barras. A suspensão recebe novas configurações destinadas a misturar conforto e desempenho. O 690 Enduro R também ganha pontos de montagem para um suporte central e uma placa de derrapagem redesenhada.

Revelado ao lado do supermoto 690 SMC R, o 690 Enduro R continua sendo o carro-chefe de enduro de grande furo da KTM. Ambos serão oferecidos com o catálogo completo de KTM PowerParts e KTM PowerWear.

O preço ainda não foi anunciado, mas a KTM diz que a produção de ambos os modelos começará em agosto de 2025, com entregas europeias primeiro.

 

Mais informações: www.ktm.com

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