Desenvolvido e testado desde 2017 no Dakar, o Sistema de Airbag Off-Road Tech-Air da Alpinestars tornou-se uma peça obrigatória de equipamento de segurança para os concorrentes de motocicletas em rally-raid. O que há de novo aqui é que o sistema de proteção da parte superior do corpo, desenvolvido pela primeira vez no MotoGP, agora está disponível para qualquer um de nós comprar e visando o uso de enduro, aventura e até mesmo o piloto de rua.

Como você esperaria por uma roupa desenvolvido por ciclistas de corrida de motos de rali (todos os pilotos da KTM, Husqvarna, GASGAS e Honda), a jaqueta em si é construída de tecido elástico e de malha para permitir que um piloto se mova corretamente. Isso ao lado da proteção padrão de peito, costas, ombro e cotovelo aprovada pela CE.

Os modos Enduro, Rally e Rua oferecem diferentes níveis de ativação, dependendo da sua condução, mas normalmente é projetado para lados altos e baixos, ativando quando você foi ejetado por meio de sensores usando acelerômetros e giroscópios e uma ECU.

O mais nítido aqui é que o processo é provado em Dakar por pilotos profissionais e amadores e isso deve ser evidência suficiente para qualquer um. Projetado para permitir que você ande com o mínimo de intrusão no movimento do corpo, ele se encaixa sob jaquetas de equitação.

Pela nossa própria experiência, os trajes de compressão ou sistemas de armadura da parte superior do corpo como este são demais se você estiver fazendo testes de enduro cronometrados, naturalmente. Mas para passeios de trilha ou aventura, eles são confortáveis, você rapidamente se acostuma com eles e podem ser uma ótima adição ao seu kit de equitação, especialmente se você estiver fazendo velocidades mais altas ou andando na estrada.

É caro em pouco menos de 1K de EURO e, de acordo com os pilotos que conhecemos, o volume extra leva um pouco de tempo para se acostumar enquanto anda. Mas você pode dizer isso sobre qualquer equipamento de proteção de alta qualidade e, se você está fazendo o tipo de equitação em que um airbag seria uma coisa boa, então você provavelmente já está acostumado a usar um kit de equitação mais volumoso.

Praticamente falando, o terno abriga duas latas de inflação substituíveis, então, se você bater uma vez, foi avisado, mas tem outra tábua de salvação. Ele também precisa carregar para usar (até 30 horas de duração da bateria), tem um modo de suspensão para quando não estiver em uso e liga e desliga simplesmente fechando a frente.

O sistema de airbag não é compatível com aparelhos de pescoço, mas vem com uma bolsa de bebida e bexiga, como padrão.

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Três Modos de Equitação:

• O modo ENDURO é para trilhas de baixa e média velocidade e superfícies não pavimentadas, como cascalho, leitos de rios, lama e outros terrenos naturais. Normalmente, isso inclui várias mudanças nas direções de pilotagem, enfrentando obstáculos e colinas em velocidades mais baixas.

• O Modo RALLY é para ação off-road rápida em qualquer tipo de terreno e recomendado para andar em seções retas mais longas com vários solavancos e terrenos diferentes, velocidades mais altas e aquelas “improváveis” de encontrar na competição de Enduro – tipicamente deserto, cascalho e terreno aberto.

• O modo STREET é para estradas asfaltadas, incluindo situações em que a motocicleta do piloto é atropelada por outro veículo enquanto está parada.

 

Principais detalhes técnicos do Tech-Air Off-Road System:

• O primeiro sistema de airbag off-road dedicado do mundo, Tech-Air® Off-Road com 3 modos de pilotagem.

• Os modos de pilotagem são fáceis de alternar, mesmo em movimento, através do Display LED localizado na frente do Sistema ou através do Aplicativo Tech-Air®.

• O Sistema Tech-Air® OFF-ROAD apresenta capacidade de carga dupla, o que significa que dois infladores de gás completos equivalem a duas implantações separadas de airbag – implantação uma de cada vez durante um cenário de acidente.

• A abertura da tampa de liberação rápida permite a substituição rápida do inflador de gás pelo usuário (somente em países onde a substituição do inflador de gás é permitida).

• Um sistema totalmente independente e independente; 3 acelerômetros (1 acelerômetro triaxial) e 3 giroscópios (1 giroscópio triaxial) estão integrados na Unidade de Controle Eletrônico (ECU) para monitorar o desempenho e a proteção ativa do airbag em uma variedade de cenários dinâmicos de pilotagem off-road. Nenhum sensor externo é necessário para que o sistema funcione.

• O Sistema Tech-Air® OFF-ROAD usa uma bateria de íon de lítio integrada e certificada, com uma vida útil da bateria totalmente carregada de 30 horas e um tempo de recarga de aproximadamente 4 horas; carregar a bateria por aproximadamente 1 hora fornecerá aproximadamente 8 horas de uso do tempo de pilotagem.

• O LED Display possui uma porta integrada para fácil carregamento através do cabo USB-C no revestimento e conectá-lo a uma fonte de energia.

• Para ligar o Tech-Air Off-Road System, basta fechar a frente e ele será ligado e ativado automaticamente. Para desativar o airbag, descompacte o Sistema e ele será desligado automaticamente.

• Um interruptor deslizante dedicado ‘Modo de Envio’ está localizado na ECU para entrar em um modo de suspensão que permite que a bateria seja desconectada do Sistema durante o transporte ou quando o Sistema não estará em uso por um período prolongado de tempo. O Sistema é vendido com o Modo de Envio ativado.

• A Unidade de Controle Eletrônico (ECU) e o airbag do Sistema Off-Road Tech-Air são completamente removíveis para que a jaqueta de proteção possa ser lavada separadamente.

• Regulamentos de Rally de Cross Country da FIM Homologados para uso em corrida.

• Tempo médio de inflação de 52 milissegundos (dependendo do tamanho do airbag).

• A cobertura de airbag no peito, costas, ombros e pescoço fornece proteção na parte superior do corpo.

• A proteção do pescoço é fornecida pelo airbag inflando ao redor do pescoço em conformidade com os regulamentos da FIM.

• O airbag foi totalmente certificado para até 4 implantações de airbag antes de ter que substituí-lo, desde que o airbag não tenha sido danificado em uma das 3 primeiras implantações.

• IMPORTANTE: os protetores de pescoço NÃO são compatíveis com os Sistemas de Airbag, portanto, o Sistema Tech-Air OFF-ROAD NÃO é compatível com o uso do Bionic Neck Support (BNS) da Alpinestars nem com qualquer outra proteção de pescoço.

• A ECU do Tech-Air Off-Road System é protegida por vedação dentro do colete para garantir o desempenho em todos os climas e o colete e os componentes são certificados para funcionar entre -10°C e 50°C.

• A conectividade Bluetooth com um aplicativo Tech-Air® significa que o status operacional do Sistema, o status da bateria e a gravação do My Ride Trip também podem ser facilmente acessados em um dispositivo móvel, sujeito à cobertura de rede.

• Os usuários podem atualizar facilmente o firmware do Sistema quando algoritmos aprimorados de detecção de falhas são lançados através do aplicativo Tech-Air®.

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A jaqueta em si é ventilada, leve, ergonômica e robusta, diz a Alpinestars. Construído a partir de uma malha elástica respirável para ventilação, mantém a proteção com certificação CE perto do corpo do piloto e se encaixa sob uma jaqueta de equitação normal.

Os protetores de peito e costas incorporam a nova tecnologia Nucleon CELL, que é leve, flexível e também ventilada para melhorar o desempenho. O protetor de peito da jaqueta é certificado para CE Nível 2, enquanto os protetores de costas, cotovelo e ombro são certificados para CE Nível 1, e fornecem proteção adicional contra impactos nos protetores de cotovelos e ombros, além de serem substituíveis.

• O design ergonômico oferece conforto excepcional ao piloto e liberdade de movimento.

• Acolchoamento frontal adicional nos braços e no peito para maior proteção do poleiro.

• Compatível com bexiga de água: suporte traseiro para um pacote de hidratação com capacidade de 1,5-3 litros já incluído.

Tamanhos: S-2XL

Preço: £949,99 / $995,99 (substituição de 2 pacotes de latas aprox. £150 / $169,95)

Mais informações: www.alpinestars.com ou eu.alpinestars.com