O mercado de motos de competição off-road está cheio de opções. Primeiro, você deve considerar dois tempos versus quatro tempos, depois europeu versus japonês. Em relação às marcas japonesas, a Yamaha é a única fabricante que ainda vê a demanda por dois tempos e tem uma linha completa de modelos cross-country de dois e quatro tempos.
A principal oferta off-road de dois tempos da Yamaha, o YZ250X é considerado um dos melhores da classe. Baseado no modelo de motocross de queima de pré-mistura do mesmo deslocamento, foi introduzido em 2016 e recebeu uma série de revisões no ano passado.
O modelo 2023 recebeu atualizações no chassi, motor e suspensão. A nova carroçaria e o assento deram ao YZ250X uma aparência mais magra e agressiva. Essas atualizações permitiram um design de admissão mais direto, melhorando a potência de baixo e médio alcance.
Compartilhando tanto com o YZ250, este motor está em produção há algumas décadas e continua sendo um dos melhores da classe. O moinho de cilindro único 249cc de dois tempos refrigerado a líquido carburado do YZ250X possui vários recursos off-road que o distinguem do modelo de motocross.
A forma da câmara de combustão, o tempo do Sistema de Válvula de Potência Yamaha (YPVS), o tempo de ignição e as configurações do carburador diferem das do YZ250. A caixa de velocidades é de cinco velocidades de grande velocidade, com a primeira e a segunda marchas sendo as mesmas do motocrosser e a terceira marcha um pouco mais baixa. As quarta e quinta marchas mais altas são o que a tornam uma relação ampla.
Quando este motor foi introduzido, ele era excelente, e a Yamaha continuou a refinar seu desempenho. Pilotos como Jeremy McGrath e Chad Reed ganharam títulos de AMA Supercross com ele, mas não se preocupe – o YZ250X não tem uma faixa de potência no estilo SX.
As configurações e ajustes da Yamaha para dar a este motor uma sensação fora de estrada estão no lugar. Não há eletrônicos sofisticados para ajudar a controlar a energia – apenas um carburador Keihin PWK 38S bem jado, uma configuração YPVS que lhe dá uma entrega de energia mais suave do que o esperado e um silenciador irrestrito que fornece uma nota nítida de dois tempos. É tão carne quanto carne e batatas quanto eles vêm.
A caixa de velocidades atravessa muito bem. Com suas proporções próximas para a primeira, segunda e terceira marchas, é fácil estar sempre na marcha correta. Sua potência de baixo custo e grande carburação fazem com que a primeira marcha se sinta bem nas seções mais lentas.
Como o resto dos modelos cross-country da Yamaha, o YZ250X é especificado com um garfo de mola helicoidal de 48 mm KYB Speed Sensitive System (SSS) e choque KYB com componentes internos revestidos com Kashima redutores de atrito. Em comparação com o motocrosser YZ250, suas taxas de mola são mais suaves e as configurações internas são alteradas para melhorar o desempenho off-road.
É difícil melhorar os componentes KYB padrão na linha Yamaha YZ e YZ-F de bicicletas de sujeira. Eles oferecem um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho, e o YZ250X não é diferente. Por causa das condições variadas que as corridas off-road trazem, é um caso de flacidez e diversão.
Se você está se concentrando em um tipo específico de corrida que é mais de alta velocidade, como deserto ou GP, você pode facilmente fazer ajustes para adicionar mais controle de amortecimento. Da mesma forma, se você se concentrar em corridas de baixa velocidade, enduro ou até mesmo enduro, poderá suavizar as configurações para aumentar o conforto. Se você estiver fora da faixa de peso de 150 a 190 libras, pode considerar obter molas dianteiras e traseiras de taxa diferente (mais macias se você estiver abaixo de 150 libras, mais rígida se pesar mais de 190 libras).
Logo no chão do showroom, a suspensão YZ250X é incrivelmente boa. Tem um bom equilíbrio de sensação de pelúcia enquanto ainda mantém um bom controle de alta velocidade. Para a equitação diária e até mesmo para a maioria das corridas de corrida, enduro ou GNCC, não há muito que eu mudaria.
O YZ250X compartilha o mesmo chassi que o motocrosser, até mesmo o tanque de gasolina, mas vem com uma roda de 18 polegadas e um suporte. Possui uma estrutura de alumínio no estilo backbone, que permite um chassi muito compatível e estreito. O garfo é anexado a braçadeiras triplas offset de 25 mm com suportes de guidão de borracha de quatro posições para completar o pacote.
O chassi do YZ250X é neutro. O cockpit é bem pensado, sem distrações eletrônicas. No entanto, a falta de eletrônicos detende seu desempenho. A nova carroçaria flui perfeitamente da frente dos radiadores até a extremidade das placas de matrícula laterais. A forma mais recente do assento lhe dá um cockpit um pouco mais plano, enquanto o chassi é agradável e estreito no meio, com a quantidade certa de curva para segurar a moto enquanto você se inclina para trás.
Devido à sua simplicidade, a YZ250X é uma das bicicletas mais leves de sua classe, com um peso reivindicado de 229 libras molhadas. Os modelos cross-country de dois tempos de 250cc de outros fabricantes têm pesos reivindicados mais altos, mesmo sem combustível.
Os controles são todos típicos da Yamaha com uma sensação agradável. A embreagem é acionada por cabo, e o poleito da embreagem tem um mostrador fácil de ajustar se você quiser mais ou menos jogo livre na alavanca. A Yamaha usa freios Nissin dianteiros e traseiros. Para mim, o freio dianteiro é fantástico; tem uma sensação mais suave e progressiva do que outras motos japonesas com freios Nissin.
A geração atual de YZ250 está em produção há quase 20 anos e não envelheceu um dia. Com atualizações ao longo de sua vida, a configuração da bicicleta foi refinada e tudo funciona em uníssono. De certa forma, ele se beneficiou do desenvolvimento de quatro tempos dos modelos YZ-F, pois agora tem freios mais potentes, espigas melhorados e rodas mais fortes.
Montar o YZ250X é muito divertido. Eu me sinto como um adolescente novamente quando estou no controle. É um processo de “encher o tanque, montá-lo até que esteja vazio, reabastecê-lo e repetir o dia todo”. A potência é nítida e responsiva, mas fácil de controlar para um motor de dois tempos de 250. Ajustes no YPVS e no tempo de ignição são adequados para off-road. Eu também gosto do espaçamento entre engrenagens. A primeira à terceira relação de fechamento da Yamaha é excelente para bosques, trilhas e pista. O quarto e o quinto mais altos estão lá quando você precisa deles ao transferir por campos abertos ou estradas de duas vias.
O chassi complementa o desempenho do motor. A suspensão tem uma boa sensação de corrida, mas com a quantidade certa de conforto, para que você possa montá-la o tempo que quiser. Na maioria das vezes, quando os fabricantes suavizam a suspensão para off-road, eles perdem o desempenho em alta velocidade. O YZ250X se sentiu tão confortável na pista de motocross quanto na floresta com raízes e pedras.
Por causa de seu peso leve, eu estava preocupado que o YZ250X não tivesse aquela sensação de assinatura Yamaha plantada, mas de alguma forma os engenheiros da bLU cRU o mantiveram. É super fácil manobrar nas árvores e ao redor de obstáculos. A maneira como todo o pacote de motor, suspensão e chassi nesta máquina funciona em uníssono é impressionante.
Parte do motivo pelo qual o motor do YZ250X se destaca é porque é carburado. Um dois tempos carburado bem jatado ainda superará um EFI. Junto com todo o resto, o carburador é ajustado perfeitamente, aumentando o fator de diversão da moto.
A YZ250X pode não ter os sinos e assobios de outras novas motos de sujeira de dois tempos, mas possui excelente desempenho. Ele atinge o alvo em todas as metas de desempenho, tem custos de manutenção excepcionalmente baixos e oferece uma seleção infinita de peças de reposição. Quanto a esses sinos e assobios, eles não são baratos. O 2024 Yamaha YZ250X tem um MSRP de US$ 8.099, o que é quase US$ 3.000 mais barato do que alguns de seus concorrentes.
Capacete: Bell Moto-10 Esférico
Óculos: Fly Racing Zone Pro
Jaqueta: Fly Racing Patrol
Jersey: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Bolsa de Hidratacao: USWE Zulo 2
Luvas: Prêmio Cinético de Corrida de Mosca
Calças: Fly Racing Kinetic Prix
Botas: Alpinestars Tech 7
Fundos de placa de número: DeCal Works pré-impresso