Alpinestars apresenta o Tech-Air MX Airbag System, um airbag autônomo “inovador” dentro da armadura corporal para implantação rápida para proteger os ombros, o peito e as costas do piloto para motocross e off-road, incluindo enduro.
Temos visto sistemas de airbag em corridas de motocicletas há vários anos, desde o início dos anos 2000, de fato. Eles são obrigatórios nas corridas do campeonato mundial de MotoGP e Rally, e se tornaram comuns nesses esportes em níveis mais baixos, à medida que a tecnologia se tornou acessível para os pilotos regulares.
As jaquetas de airbag usadas pelos pilotos no Rally Dakar também se infiltraram na Adventure Riding, onde estão se mostrando populares entre aqueles que podem pagar.
Mas nunca vimos uma solução prática e mais leve para off-road, onde a condução mais ativa e intensa exclui qualquer um dos sistemas mais volumosos do mercado.
Até agora, como a Alpinestars lança o Sistema de Airbag Tech-Air MX, que está em construção há 10 anos e foi desenvolvido em colaboração com os pilotos de MX e Supercross.
Não apenas para pilotos de MX
Mas não se desasenda com a falta de luzes e todas as rodas traseiras de 19 polegadas usadas no desenvolvimento, Alpinestars dizem que o Tech-Air MX não se limita ao curto-circuito, caras e meninas da moto, pois vem com diferentes modos de pilotagem para usar em MX, Enduro e Rally.

Como Funciona
Alpinestars dizem que o Tech-Air MX fornece proteção na parte superior do corpo em um protetor de peito compacto que vem com um sistema de airbag autônomo embutido no interior. Projetado para ser usado como parte padrão do kit de um piloto, por cima ou por baixo da camisa, o sistema é um sistema de airbag totalmente autônomo e líder do setor, equipado com seis sensores integrados (um acelerômetro triaxial e um giroscópio triaxial).
Os sensores monitoram os movimentos do piloto em tempo real, transmitindo dados para o computador do sistema a cada milissegundos—1.000 vezes por segundo. Desenvolvido e analisado através de milhares de horas de dados de pilotagem e colisão, o algoritmo determina quando desentionar o airbag antes de um impacto ou evento de pilotagem perigoso.
Redução de 82% na energia transmitida
Quando um evento de acidente é detectado, o Sistema de Airbag é implantado dentro de 28 a 37 milissegundos, dependendo do tamanho do protetor de peito (pequeno a grande). O airbag inflado fornece absorção de impacto equivalente a uma redução reivindicada de 82% na energia transmitida em comparação com os protetores de peito passivos convencionais.
As zonas do ombro também são protegidas durante a implantação, embora na configuração de pilotagem nenhum elemento de proteção passiva esteja presente nessas áreas, permitindo amplitude total de movimento sem restrições em condições normais de pilotagem.

Modos de pilotagem personalizáveis
O Tech-Air MX vem pré-carregado com um Modo MX dedicado para faixas de motocross. Além disso, oferece dois modos personalizáveis—MY RIDE 1 e MY RIDE 2—configuráveis através do aplicativo Tech-Air.
Os pilotos podem selecionar entre quatro modos de pilotagem (o modo MX padrão, ou MX Race, Enduro e Rally) adaptados a disciplinas específicas, cada um com algoritmos ajustados para detecção de acidentes em condições variadas. Os Modos de Pilotagem podem ser trocados sem esforço usando o botão de exibição de LED ou o aplicativo, proporcionando flexibilidade para diferentes cenários de pilotagem.
“Eu tenho testado o Tech-Air® MX, e é um grande passo à frente. É tão confortável que você mal percebe, mas a proteção adicional é um grande impulso para a segurança do piloto. Este é o futuro do equipamento de motocross.” Jeffrey Herlings.
“Olhando para isso do ponto de vista de um gerente de equipe, é claro que você não quer que seus pilotos se machuquem, então a proteção máxima é o que você está procurando. Agora estou muito feliz com a evolução do airbag e meu filho, mesmo que ele esteja apenas correndo no nível amador nacional, não vai andar sem ele, com certeza.” Joel Smets, Gerente da Equipe de Corridas de Fábrica da Red Bull KTM

Substituição fácil do inflador de gás
O sistema inclui uma tampa de liberação rápida para fácil substituição do inflador de gás, com certificação para até seis implantações antes de exigir serviço, assumindo que não há danos ao airbag.
Atualizações de aplicativos e software da Tech-Air
A conectividade Bluetooth permite atualizações de software através do aplicativo Tech-Air, que também permite que os usuários monitorem o status do sistema, a duração da bateria e os dados de viagem por meio da integração do Google Maps (sujeito à cobertura de rede). Uma bateria totalmente carregada suporta aproximadamente 30 horas de tempo de viagem ativo, com um display LED integrado mostrando o status operacional, a duração da bateria e o Modo de Pilotagem selecionado.
O Tech-Air MX fornece proteção passiva CE L1 para o peito e as costas, com proteção ativa CE L1 na parte de trás quando o airbag é acionado. Certificado na Categoria II da Diretiva Europeia de EPI 686/89/CEE e EN1621-4:2013, o Sistema garante proteção contra impactos dentro de 40 milissegundos a 5 segundos de inflação de pressão total, cobrindo os ombros, o peito e as costas do piloto.
Custo: US$ 689,95/£569,99/€599,95
Tamanhos: S/M/L/XL/XXL (Observação, uma verificação nossa revelou que nem todos os tamanhos estão disponíveis no momento, dependendo do seu país)
O Sistema de Airbag Tech-Air MX disponível on-line em www.alpinestars.com e nos revendedores Alpinestars.





