A fabricante italiana de motocicletas Beta revela um novo modelo de motocross RX250 4T, finalmente, chegando às corridas com um motor de quatro tempos de pequena capacidade desenvolvido internamente com um motor e chassi dedicados para motocross… por enquanto.
A segunda rodada do Campeonato Italiano de Motocross de 2026 no fim de semana passado trouxe as estrelas desse esporte – Tim Gajser e Jeffrey Herlings, ambos em suas novas máquinas pela primeira vez – mas também foi um grande dia para Beta, pois eles tornaram público seu novo modelo 250 de quatro tempos.
Um 250F sempre faltou da Beta, apesar da linha de enduro sempre ser abrangente com muitas opções para se adequar ao que você quiser fazer fora da estrada. Adicione a isso o RX 350 2T que apareceu e nos impressionou no ano passado, apesar de ser um modelo MX de cinco velocidades de circuito fechado.
A estreia do “protótipo” do Beta 250 4T foi tudo sobre a coleta de dados extras, diz Beta, colocando-o no caminho certo “para competir diretamente com seus rivais e coletar dados essenciais para o desenvolvimento”.
Novo motor 250 4T
O que é interessante aqui é que a Beta nunca fez seu próprio motor de quatro tempos de 250cc para motocross ou enduro, tornando este um passo completamente novo para o fabricante italiano.
Há muito tempo, quando eles começaram a fazer bicicletas de enduro, além das faixas de teste extremamente bem-sucedidas, o Beta tinha um 250F, mas tinha o motor de outro fabricante (KTM, nós pensamos) e não durou.
Em vez disso, eles se concentraram em seus dois tempos e obviamente tiveram enorme sucesso com vários campeonatos mundiais graças a Steve Holcombe e Brad Freeman.
Mais recentemente, a Beta desenvolveu com sucesso a faixa de quatro tempos que para enduro são todos motores de maior capacidade (350, 390, 430 e 480) e na qual a Holcombe também reivindicou um título mundial.
Mas, com o modelo de motocross 450 RX, todos eles são baseados na mesma unidade de motor com os mesmos cárteres e assim por diante. Um quatro tempos mais leve, menor e mais barato está muito atrasado e finalmente está chegando – embora em um disfarce RX (MX) primeiro.
Mais leve, menor capacidade 4T vencida
Pelo que podemos ver, este novo motor não é um simples redesenho ou desenvolvimento do RX450 4T ou dos modelos de enduro. Parece um protótipo nesta fase, mas é menor e claramente um novo design próprio. (Desculpe, ainda não adquirimos imagens decentes ou oficiais da bicicleta).
Onde e como fica no quadro nos faz pensar que também é um quadro novo, a julgar pelos trilhos inferiores do quadro e pelas posições de montagem do motor.
Você pode assumir que os componentes como braço oscilante, subestrutura, freios, além de plásticos e assento etc. serão os mesmos, mas adaptados dos outros modelos RX, mas com seu próprio offset e, claro, configurações de suspensão interna diferentes. É partida elétrica e o motor é injeção eletrônica de combustível.
Sendo este um modelo protótipo, nada aqui é oficial e pode mudar, mas uma bicicleta lá fora nas corridas com o gerente de P&D Fabrizio Dini (e gerente da equipe de corrida de enduro, a propósito) é um sinal de intenção.
Aqueles no terreno no paddock italiano MX explicam que este é um modelo de pré-produção, mas no que diz respeito ao desenvolvimento, eles estão prontos. Uma data de produção não está definida, mas parece verão, dependendo da finalização das peças e dos cronogramas de produção.
Uma coisa leva a outra, mas naturalmente não podemos esperar por este modelo de enduro de seis velocidades.





