BMW F900 GS: Alguém falou em fora de estrada?
As siglas GS dispensam apresentações no mundo das duas rodas, muito menos no mundo das motos adventure. Ainda assim, a BMW quis subir ainda mais a fasquia e colocar estas siglas num patamar quase equiparado a uma moto de enduro. Ambicioso? Sim, mas os germânicos sabem o que fazem.
Esquecer o passado, focar no futuro
A BMW fez uma aposta do zero com esta F900 GS, criando uma moto de raiz, de forma a deixar para trás uma moto que nunca foi muito consensual no segmento adventure – falamos da F850 GS, que nunca se conseguiu afirmar como a marca germânica pretendia, talvez por não ter um foco claro naquilo que pretendia ser. Assim a BMW criou de raiz esta nova GS, com um propósito muito claro – ser a moto adventure mais próxima de uma moto de enduro. A verdade é que de série não atinge esse propósito, mas consegue virar um pouco a agulha quando é equipada com o pack opcional Enduro Pro que lhe dá imediatamente umas suspensões Showa totalmente ajustáveis com 45mm na dianteira, e um mono amortecedor ZF na traseira, também ele ajustável. Este conjunto de suspensões, apesar de serem um opcional na compra da moto, serão praticamente obrigatórios para todos os potenciais clientes da BMW F900 GS.
A verdade é que fora de estrada estas suspensões brilham efetivamente, com um excelente comportamento em todo o seu curso, muito homogéneas e absorvendo muito bem as irregularidades, mantendo as boas sensações. Em estrada, pecam um pouco pela rigidez excessiva, mas é impossível ter o melhor dos dois mundos. Ainda assim a BMW conseguiu um excelente compromisso entre o conforto em estrada e a capacidade de lidar com um fora de estrada mais agressivo. Para além do excelente comportamento das suspensões, circular por caminhos traiçoeiros fica mais fácil nesta GS pela bom trabalho realizado pela marca alemã no que diz respeito à distribuição de peso. A dianteira passa bem as sensações e por vezes faz-nos esquecer que estamos perante uma moto com quase 900 cc e mais de 219 kg, enquanto a traseira parece quase de uma moto de enduro – importante deixar realçado o “quase”.
A sensibilidade que temos a rodar a traseira e a controlar a mesma é elevada e o facto da mesma ser extremamente esguia e quase sem adereços permite amplificar tudo o que se passa de forma muito positiva. Apesar de termos testado esta moto com os pneus mais vocacionados para estrada, sentimos sempre estar no controlo e ficámos desejosos de montar um pneus mais aptos para umas brincadeiras fora de estrada. A ciclística desta F900 GS está claramente pensada para facilitar a circulação em terrenos acidentados e complicados, mantendo a capacidade de realizar tiradas em estrada sem abdicar (muito) da ergonomia de posição, pecando mais no conforto do assento.
Coração novo
A BMW estava efetivamente focada na tarefa de apresentar ao mercado uma moto totalmente distinta da concorrência e que se destaca-se de forma clara no departamento do todo-o-terreno, optando assim por fazer uma moto praticamente do zero. No projeto estava incluído um novo motor bicilíndrico de 895 cc, que debita sensivelmente 104 cv e oferece um binário máximo de 93 Nm. Números à parte, o motor tem uma excelente disponibilidade em toda a faixa de rotação e permite utilizar muito binário desde muito cedo, algo que é muito bem visto para quem procura uma moto para circular fora de estrada. Apesar de um carácter mais áspero nos baixos regimes, a disponibilidade está lá. Mas nem tudo são rosas. As vibrações começam a aparecer a velocidades mais elevadas – sensivelmente a partir dos 130/140 km/h – o que pode ser prejudicial para quem procura uma companheira de viagens. Ainda assim, a velocidades legais – em estradas lusas – não encontramos qualquer problema no que ao motor diz respeito.
No que diz respeito aos modos de condução, no todo-o-terreno, dizer que o acelerador eletrónico se controla muito bem e apresenta boa sensibilidade em qualquer modo, sendo que o Road pode assustar um pouco devido à maior disponibilidade em regimes mais baixos, mas não deixa de ser fácil de controlar e de perceber quais os limites. Na estrada, a sensação é a mesma, sendo que aí percebemos que é mesmo necessário ser completamente lunático para que a F900 GS se vire contra nós. Os pouco mais de 100 cv chegam e sobram para a estrada, de forma que possamos pensar em levar esta moto em tiradas maiores, e fora de estrada se dissermos que precisamos de toda esta cavalagem, estamos a mentir. Mas estando lá, podemos aproveitá-la para nos ajudar a sair de situações mais complicadas, ou para que não tenhamos de levar o motor tanto ao limite em determinadas situações.
Adventure ou Enduro?
O investimento da BMW nesta nova GS foi profundo e é notório o trabalho dos engenheiros alemães para transformar uma aparente moto adventure numa moto de enduro. A verdade é que não há como contrariar as leis da física, mas a BMW fez um ótimo trabalho a disfarçar as mesmas. Com um arsenal tenológico que acompanha de forma muito eficaz todo a engenharia mecânica, esta moto tem competências que a colocam a par (ou talvez um pouco acima) da restante concorrência no que diz respeito à capacidade de se aventurar em terrenos complicados. Mas nenhuma moto é perfeita, nem mesmo esta. E apesar de todas as suas qualidades (que são muitas) peca em alguns aspetos, de forma a assumir melhores competências em determinadas áreas no off road. O que retemos deste ensaio é que a BMW está consciente do que tem de fazer para ser apontada como referência no segmento adventure, e agora não é só nas big trail. Se a primeira geração da F900 GS apresenta estes argumentos, ficamos muito curiosos de perceber o que será apresentado em gerações futuras do modelo. E respondendo à pergunta. Adventure.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS | BMW F900 GS |
MOTOR | |
Tipo | Quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida |
Cilindrada | 895 cc |
Potência | 104 cv @ 8.500rpm |
Binário | 93 Nm @ 6.500 rpm |
Nº de Cilindros | Bicilíndrico |
TRANSMISSÃO | |
Caixa de Velocidades | 6 Velocidades |
Tipo de Caixa | Manual |
QuickShift | Sim |
Embraiagem | n.d |
Transmissão Final | Corrente |
QUADRO | |
Tipo de Quadro | Estrutura de aço tipo ponte |
Sub-Quadro | n.d |
SUSPENSÕES | |
Suspensão Dianteira | Showa 45 mm (testada) |
Curso da Susp. Dianteira | n.d |
Suspensão Traseira | Mono amortecedor |
Curso da Susp. Traseira | n.d |
TRAVÕES | |
Travões dianteiros | 2 Discos 305 mm, ABS |
Pinças de Travão Diant. | Duplo pistão |
Travão Traseiro | 1 disco 265 mm, ABS |
Pinça Travão Tras. | 1 pistão |
JANTES E PNEUS | |
Medida do Pneu Diant. | 90/90-21 |
Medida do Pneu Tras. | 150/70 R17 |
AJUDAS ELECTRÓNICAS | |
Modos de Motor | Sim |
Outros | Enduro Pro; TFT; Keyless; Cruise Control; Suporte GPS |
Controle de Binário e Tração | Sim |
DIMENSÕES | |
Distância entre Eixos | 1585 mm |
Altura do Assento | 870 mm |
Distância ao Solo | n.d mm |
Capacidade do Depósito | 14,5 Litros |
Peso a cheio | 219 Kg |
CONSUMOS / EMISSÔES | |
Consumo Médio – anunciado | n.d |
Consumo Médio – testado | 6,8L/100km |
Emissões CO2 | Euro 5+ |
CORES 2024 / PVP | |
Variantes / Cores | Preto; Style GS Trophy; Style Passion |
PVP Base s/ despesas de mat. | (desde) 14.069€ |