CM Hard Enduro, Extreme XL Lagares abre temporada este fim-de-semana

CM Hard Enduro, Extreme XL Lagares abre temporada este fim-de-semana

Portugal tem honras de abertura do recém-criado campeonato do mundo de Hard Enduro!

Nos dias 7, 8 e 9 de Maio a Borilli Extreme XL Lagares será a primeira prova de sempre deste campeonato que substitui o World Enduro Super Series, também conhecido como WESS.

Em simultâneo, a prova será também o palco da ronda inaugural do também recém-criado Troféu Nacional de Hard Enduro.

As classes nacionais vão competir nos três dias enquanto que os “mundialistas” vão disputar a sua corrida no sábado e no domingo.

Inscritos estão 350 pilotos que vão realizar o habitual Endurocross na sexta-feira (pilotos nacionais) e no sábado (pilotos do mundial) num traçado desenhado no Quartel da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.

Também no sábado decorre o Prólogo na Serra da Boneca, um percurso 100% novo e que será aproveitado a 50% para o início da corrida principal no domingo.

Daí os pilotos seguem para o percurso da edição anterior da Extreme XL Lagares para depois regressar à Boneca para cumprir os restantes 50% do percurso usado dono Prólogo.

A prova termina com uma rampa “impossível” com muitas lages e grande inclinação. A chuva que se espera para o fim-de-semana fará desta subida um enorme desafio para todos os pilotos já com a meta à vista.

Mario Roman foi o vencedor em 2019 mas o espanhol terá de lidar com muitos outros nomes como Manuel Lettenbichler (campeão do WESS 2020), Graham Jarvis, Alfredo Gomez, Taddy Blazusiak, Billy Bolt e Jonny Walker.

Entre os melhores do mundo estará também Diogo Vieira, o maior especialista de Hard Enduro do nosso país.

De realçar que a Extreme XL Lagares decorrerá sem público devido às regras atualmente em vigor para o estado da pandemia que vivemos.

motoraid