O incidente de alto risco e quase letal de Taddy Blazusiak, onde alguém deliberadamente colocou o fio de arame na altura da cabeça na trilha, rasgando seu rosto, levanta sérias questões para a comunidade de motos off, essa pratica e nova na Europa, mas aqui no Brasil, ja ouvimos vários relatos sobre isso.
Os perigos na trilha são reais o suficiente sem intervenção humana. Como Taddy Blazusiak descobriu horrivelmente esta semana, as táticas que algumas pessoas estão dispostas a usar para mantê-lo fora da trilha podem ser letais.
Um buraco cavado, uma árvore ou galho colocado na trilha é ruim o suficiente, mas algumas pessoas levam seu vigilantismo contra as duas rodas na trilha e esticam cabos ou fios. Pior ainda é quando esse fio é cuidadosamente posicionado na altura da cabeça de um piloto. É um ato criminoso deliberado.
Temos certeza de que não precisamos descrever por que essa é uma tática tão horrível, mas, como Taddy prova, o fio fino é invisível em toda a pista e a primeira coisa que você sabe sobre isso é quando ele atinge você.
A pessoa que planta essa armadilha a uma altura que pegará alguém em uma moto o faz com pleno conhecimento do que ela poderia fazer. Eles empregam a tática para deter o piloto, mas o fazem de uma maneira potencialmente letal e em muitas partes do mundo que é um ato criminoso grave.
Taddy é uma ilustração extrema e muito gráfica das piores pessoas que tentam impedi-lo de andar em uma trilha no norte da Espanha. Como ele diz, se o fio o tivesse pego apenas alguns centímetros abaixo, em volta do pescoço, poderia ter sido catastrófico.
É um incidente ainda mais desconcertante, dado o fato de que Taddy estava andando em seu Stark Varg e, portanto, não criando o barulho que muitos objetores têm contra veículos off-road (com ou sem motor).
Não limitado a um país
Infelizmente, não é isolado, e muitas pessoas saberão disso e de outras maneiras pelas quais as pessoas estão tentando nos impedir de andar.
Os argumentos contra são óbvios – ruído, velocidade, passeios perigosos, destruição de habitats naturais e assim por diante. Esses argumentos se deporam, mas também os direitos de todos de participar de atividades recreativas, como mountain bike, passeios a cavalo, ciclismo, trekking, caminhada ou mesmo andar de moto na trilha.
Onde todas essas atividades operam respeitosamente umas com as outras, claramente todos nós podemos nos dar bem. Em algumas partes do mundo, as redes de trilhas designadas também funcionam em favor de um grupo ou outro, mas, crucialmente, permitem que um ao outro faça suas próprias coisas.
Onde há menos restrições, as pessoas cuidam umas das outras ou pelo menos sabem onde estão os usuários de trilhas com ideias semelhantes e evitam umas às outras/ficam juntas.
Está ficando mais difícil de andar
Não há como esconder o fato de que está ficando mais difícil sair andando de moto até a trilha. Em todo o mundo, o acesso aberto às trilhas está ficando mais restritivo e a simples verdade é que temos cada vez menos lugares para andar de moto fora dos eventos organizados.
Essa matéria não foi escrita para ser sensacionalista, entrando na onda da terrível lesão de Taddy. Mais é para mostrar que deve haver solidariedade entre os pilotos de moto, de fato, todos os usuários off-road, porque isso poderia facilmente ter sido um ciclista de MTB ou cavaleiro a cavalo.
No entanto, você se sente sobre motocicletas elétricas, e Taddy certamente sabe como algumas pessoas se sentem sobre elas desde que assinou com a Stark Future Racing, isso deve martelar em casa o ponto real de que estamos todos nisso para o mesmo fim, não é?
Fique bem rápido Taddy e vejo você nas corridas.