A Fantic Motor anunciou o tão esperado modelo de produção de dois tempos com injeção de combustível XE 300, além de ter nos surpreendido com um novo XEF 310 de quatro tempos de peso médio, aumentando sua gama de enduro para cinco em 2024.

O fabricante mais bem-sucedido no Campeonato Mundial de EnduroGP de 2023 está atingindo o coração dos tamanhos tradicionais de capacidade do motor de enduro com o anúncio do tão esperado 300cc de dois tempos e um novo modelo XEF 310 4T.

O motor com partida elétrica, dois tempos de 300cc com injeção de combustível está no nosso radar, tendo visto pela primeira vez o protótipo da Minarelli há exatamente três anos.

Já faz muito tempo desde que vimos pela primeira vez aquela tampa de quebra do motor conceitual, mas o desenvolvimento tem sido constante que a Fantic nos disse o tempo todo. As equipes de corrida competem em uma versão carbed há dois anos – notavelmente Albin Norrbin, que levou o Campeonato Mundial J2 Junior nesta temporada – e o motor injetado de combustível está em desenvolvimento com o vencedor do ISDE e campeão italiano Davide Guarneri.

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Finalmente, o modelo de produção 300 2T

O tão esperado motor XE300 2T Minarelli é compatível com Euro5, com injeção de combustível, tem partida elétrica e estará no mercado até o final de 2023, dizem eles. Uma moto que a Fantic diz ser “dedicada ao desempenho intransigente graças ao motor de 300cc com melhor desempenho do mercado e a um sistema de refrigeração revolucionário”.

A Fantic diz que seu objetivo o tempo todo foi desenvolver um “motor de alto desempenho, que garante grande potência, mas uma curva de torque regular e completa em todas as velocidades” e com “um sistema de resfriamento revolucionário”.

Além da conversa de marketing, o cerne de tanto tempo de desenvolvimento se concentrou no sistema eletrônico de injetor duplo da Dell’Orto para criar um motor que eles prometem que terá a forte potência que você deseja e espera, de um 300, mas com uma condução como um objetivo-chave.

A Fantic diz que produz “potência compatível”, mas mantém os padrões Euro5 com a válvula de escape eletrônica, ajudando a produzir uma curva de torque consistente em todas as velocidades e em cada marcha – embora continue sendo a transmissão de cinco velocidades de acordo com o equipamento original da Yamaha.

O motor de partida elétrico também foi projetado internamente na Itália pela Minarelli e a nova bicicleta também tem uma embreagem hidráulica que será um bônus para todos nós que passamos algum tempo em um YZ250 (e modelo X) em condições extremas de enduro.

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Componentes de alta especificação

Naturalmente, o resto da bicicleta é a mesma especificação de todos os modelos Fantic, o que significa a estrutura de berço semi-duplo de alumínio Yamaha, a suspensão Kayaba, os freios Nissin e o sistema de escape Arrow.

A Fantic também desenvolveu um sistema de controle de tração de vários níveis para ajudar a domar essa potência de 300 em diferentes condições e para diferentes necessidades de pilotagem, que é ajustável por meio de um interruptor de mapa do guidão. Esse recurso também é comum em todos os modelos 4T.

As tampas de enchimento de óleo e gasolina ficam juntas na parte superior do tanque para facilitar o acesso e combinar com o design ergonômico dos plásticos finos Fantic.

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A Fantic diz que o eixo traseiro foi redesenhado em comparação com seus outros modelos offroad de dois tempos, sem alterar as dimensões gerais.

“Estudo profundo” também foi reservado para os interruptores e botões do guidão, para melhorar a função e a usabilidade com um design mínimo. LEDs, configuração de controle de tração de vários níveis e interruptor de mapa duplo estão posicionados à esquerda, com apenas o interruptor de deslusar clássico à direita.

O preço de varejo, incluindo IVA, é de €10,390 dos revendedores Fantic.

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Surpreenda o novo peso médio de quatro tempos

O Motoraid está feliz e surpresa ao ver o novo XEF 310 (não sabíamos que estava chegando), um modelo 4T que a Fantic obviamente posicionou perfeitamente entre os 250 e 450 irmãos.

A melhor mistura dos dois mundos, o material de relações públicas informa a Enduro21 hoje diretamente do lançamento de seus novos modelos no EICMA International Motorcycle Show na Itália.

Fantic diz que muitas horas foram dedicadas a encontrar o melhor equilíbrio entre desempenho e facilidade de uso para todos os pilotos com este modelo. O resultado é a agilidade e facilidade de uso do 250 4T “mas com uma potência de saída e torque poderoso que está próximo de seu irmão 450 maior”, eles acrescentam.

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Uma taxa de compressão de 12,8 está no lado mais suave, portanto, de forma livre do usuário, além da potência, pode ser personalizada com três opções de mapa (rígida/suave/padrão), e há um sistema de controle de tração de nove níveis, todos os quais podem ser selecionados com os novos interruptores de mapa no guidão.

O WIFI COM também é padrão, um sistema para controlar o caráter do motor por meio de um aplicativo no seu telefone (muito parecido com o sistema Yamaha).

Como seus irmãos 250 e 450, o XEF 310 tem a mesma estrutura de perímetro de alumínio e suspensão Kayaba SSS com configurações dedicadas, discos de freio de 270 mm na frente e 245 mm na traseira.

O preço de varejo, incluindo IVA, é de €10,790 dos revendedores Fantic.

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Nova opção 2024 White Edition

Essas não são todas as notícias da Fantic hoje na Itália. Após o lançamento em setembro das Edições Negras, que incluíam um kit de corrida dedicado, agora há uma Edição Branca da linha off-road MY24 da Fantic: os novos modelos XE300 e XEF310, os quatro modelos de motocross (XX125 2T, XX250 2T, XXF250 4T, XXF450 4T) e as agora cinco bicicletas de enduro (XE125 2T, XE300 2T, XEF250 4T, XEF310 4T, XEF450 4T).

2024 Especificações de dois tempos Fantic XE 300:

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Especificações de dois tempos 2024 Fantic XEF 310:

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