Feras do rally pedalaram forte no Sertões MTB Mantiqueira
Quando se fala em Sertões, eles são mais conhecidos pelo desempenho no rally, com vitórias de etapa, classificações de destaque e títulos. Na primeira edição do Sertões MTB Mantiqueira, no entanto, um grupo de pilotos e navegadores mostrou força e habilidade pedalando nas trilhas da Reserva Pinho Bravo, em Campos do Jordão (SP). Se as velocidades nesse caso são mais baixas, a diversão e a possibilidade de manter o preparo físico em alta valeram a experiência.
Piloto campeão do Sertões BRB 2020 entre os carros, Marcos Baumgart encarou o desafio na Serra da Mantiqueira com uma mountain bike convencional. Ao lado de Henrique Benfica Leite, ele fechou os dois dias de prova na quarta posição da categoria Dupla até 80 anos (soma das idades). Quarto lugar também, na Dupla 80+, para Maurício Bortolanza, em parceria com Edivan Oliveira.
Ainda nas MTBs convencionais, o navegador Joel Kravtchenko completou a prova na Solo Master 45+. Na Solo Grand Master 55+, Maurício Costa Ramos, o Índio, reencontrou a Família Sertões depois de um bom período. O paulista foi campeão do Sertões nos quadriciclos em 2007.
E-Bikes
Destaques do rally não faltaram ainda nas E-Bikes. Caso de Cristiano Batista (E-Bike Open Bateria), vencedor do Sertões 2009 nos quadriciclos e atual bicampeão da Copa do Mundo FIA de Rally Baja nos UTVs T4. Ou de Gunter Hinkelmann (Golden 50), quinto na geral dos carros em 2019.
Nome forte das motos na primeira década do Sertões, José Roberto da Silva, o Curió (E-Bike 60), foi o atleta mais experiente do MTB Mantiqueira, com seus 72 anos. Campeão nas duas rodas em 2002, Tiago Fantozzi também marcou presença, na E-Bike até 40. Andres Marcondes terminou em sétimo na E-Bike SL 2X.
Michel Terpins (quarto na classificação final dos carros em 2017) e Anderson Guimarães foram mais dois a integrar o time do rally na prova de abertura do Sertões MTB Cup.
Em família
Para um dos principais personagens das 31 edições do Sertões BRB, a participação no MTB Mantiqueira foi especial. Pentacampeão do rally nas motos, superando inclusive feras como Cyril Despres e Marc Coma, Zé Hélio Rodrigues, o “Javali”, encarou os dois dias de pedal ao lado da esposa, Ana Inês, e do filho, Fernando, de 14 anos, o caçula entre os mais de 300 inscritos.
“A bike é gostosa por essa relação com a natureza, sem o barulho; é uma sensação diferente. Com a elétrica dá para andar rápido nas descidas, o que lembra a moto”, define Zé Hélio.
Mais rápido da família, Fernando, ao menos por enquanto, não pensa em seguir o caminho do pai. “Gosto mesmo é de andar de bicicleta. É muito legal corrermos juntos aqui, ainda mais que eu sempre cheguei na frente deles”.