O segundo dia do POLISPORT GP da Alemanha do Mundial de Enduro, que aconteceu neste último final de semana (18 e 19/10) foi de celebração, já que os campeões mundiais deste ano no Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM foram coroados. A partir do meio-dia, um a um, cada um dos vencedores do campeonato foi recebido em casa em grande estilo.
Fazendo história, Rachel Gutish, da RIEJU Factory Team, tornou-se a primeira americana a vencer um Campeonato Mundial de Enduro da FIM ao vencer o Campeonato Mundial de Enduro Feminino da Expotrade FIM deste ano. Dominando o segundo dia, Gutish conseguiu uma vitória convincente para garantir confortavelmente seu título mundial de estreia.

Garcia conquista sétimo título mundial com vitória no EnduroGP
Logo após a coroação de Gutish, era hora de celebrar Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, como o campeão mundial de EnduroGP da FIM de 2025. Começando o segundo dia em Zschopau com uma compreensão virtual da categoria, Garcia terminou seu dia em segundo para garantir o título. Com 2025 provando ser mais um ano importante para o espanhol, seus campeonatos mundiais de EnduroGP e Enduro1 o elevam ao status de sete vezes campeão mundial.
Enquanto os pilotos se reuniam esta manhã para começar o último dia de corridas na temporada de 2025, a mordida gelada e fria no ar indicava claramente que o Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM deste ano estava chegando ao fim. Mas com a maioria das categorias ainda indecisas, seria uma luta até o fim.
À frente da classe EnduroGP, foi Garcia quem saiu balançando esta manhã. Mais rápido no teste de Enduro GMOTO de abertura por oito segundos sobre o recém-coroado campeão mundial de Enduro3, Hamish Macdonald, da Sherco Racing Factory, Garcia teve um começo forte em sua tentativa de conquistar o título de EnduroGP.
No final da primeira volta, Garcia liderava por quatro segundos, mas atrás dele apenas quatro segundos separavam Max Ahlin, da Team KTM Pro Sport Racing, em segundo, e Morgan Lesiardo, da Triumph Italia Racing, em oitavo. Completando a segunda volta, Garcia ainda liderava, com Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, agora em segundo, enquanto o resto do pelotão começava a se afastar um pouco.
Saindo do último ACERBIS Cross Test, e com apenas dois testes restantes, Verona havia caçado Garcia. Campeão eleito do Enduro2, Verona também queria a vitória no EnduroGP no final da temporada. Enquanto Garcia também queria vencer, o prêmio maior de conquistar o título de EnduroGP também estava em sua mente.
Uma vitória no último POLISPORT Extreme Test colocou Verona na liderança e, ao sair do último teste especial de 2025, Verona conquistou a vitória no EnduroGP. Com Garcia em segundo, Macdonald conquistou um merecido terceiro lugar, garantindo que todos os três campeões mundiais da classe sênior de 2025 abraçassem o último pódio do EnduroGP do ano.
Assinando um incrível ano de estreia no EnduroGP, Ahlin ficou em quarto, enquanto Jeremy Sydow, da Sherco Racing Factory, terminou em quinto. Ambos os pilotos provaram que serão uma força a ser reconhecida em 2026.

O Campeonato Mundial de Enduro2 viu o atual campeão Verona defender com sucesso sua coroa no último dia de corrida na Alemanha com uma vitória na corrida. O italiano esteve no seu melhor em Zschopau, lutando pelo título até ao final. No segundo dia, foi Ahlin quem terminou em segundo, enquanto Theo Espinasse, da Sherco Racing Factory, ficou em terceiro. O quarto lugar hoje cimentou Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, como vice-campeão do Enduro2, tendo provado ser um adversário digno de Verona.
Na classe Enduro1, Garcia correu para sua 13ª vitória da temporada. Sydow ficou em segundo lugar pela margem mais estreita, batendo o terceiro colocado Lesiardo por surpreendentes 0,02 segundos.
Encerrando um incrível 2025, o recém-coroado campeão mundial de Enduro3 Macdonald deu os retoques finais em seu ano com uma vitória na classe no segundo dia. Os companheiros de equipe Antoine Magain e Julien Roussaly ficaram em segundo e terceiro, respectivamente, resultando na Sherco Racing Factory varrendo o pódio geral do campeonato Enduro3.
O Campeonato Mundial de Enduro Feminino da Expotrade FIM viu Rachel Gutish, da RIEJU Factory Team, continuar de onde parou ontem a caminho de conquistar o título. O americano era simplesmente imparável, favorecendo o terreno duro e exigente de enduro de Zschopau.
Com sete vitórias em oito testes, ela conquistou a vitória por mais de dois minutos. Com isso, ela se tornou a campeã mundial de enduro feminino da FIM e a primeira piloto dos Estados Unidos a ganhar um título no Campeonato Mundial de Enduro da FIM.
Terminando em segundo, Rosie Rowett garantiu que a RIEJU Factory Team ficasse em 1-2 na classificação geral do campeonato. No dia, foi Justine Martel (Beta) quem terminou em terceiro, enquanto Vilde Holt (KTM) e Marine Lemoine (KTM) completaram o top cinco.
Na Copa do Mundo de Enduro Feminino Júnior da Expotrade FIM, Lorna Lafont (Sherco) conquistou uma margem de vitória de dois minutos e 25 segundos sobre Elizabeth Tett, da Electraction TM MOTO, em segundo, com Hanna Lagher (Beta) em terceiro. A vitória de Lafont garantiu a ela a vitória geral na categoria Júnior Feminina em 2025.

O resultado do Campeonato Mundial de Enduro Júnior da FIM deste ano foi decidido no segundo dia em Zschopau. Com o drama atingindo o líder de pontos Kevin Cristino, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia, no primeiro dia, Axel Semb, da Fantic Factory Racing Team, voltou à disputa pelo título no segundo dia. Com uma vantagem de sete pontos, o jovem sueco estava determinado a levar as coisas até o fim.
Sacudindo a desilusão, Cristino partiu para o ataque ao vencer os dois primeiros testes especiais para assumir a liderança da corrida. Semb ficou em segundo lugar e seria o campeão se conseguisse manter sua posição. No entanto, Leo Joyon, da Ox Moto Beta, também estava em terceiro e aumentando a pressão. No final da segunda das três voltas, Cristino liderava, enquanto Semb se mantinha em segundo por apenas 0,5 segundos sobre Joyon. Acelerando o ritmo, Semb começou a se afastar de Joyon e, a cada teste que passava, chegava cada vez mais perto de conquistar o título.
Com tudo se resumindo ao teste especial final, Semb venceu Joyon por cinco segundos para terminar o dia como vice-campeão atrás de Cristino, mas mais importante, se tornar o campeão mundial de enduro júnior da FIM de 2025. Enquanto Semb comemorava, naturalmente havia descrença para Cristino, tendo chegado tão perto em 2025 de vencer também.
Como campeão eleito, Romain Dagna, da Team KTM Pro Sport Racing, venceu o Campeonato Mundial de Enduro Juvenil da FIM de 2025 com um terceiro lugar no segundo dia em Zschopau. O jovem francês rodou num dia calculado, colocando-se entre os três primeiros e conquistando o seu título de estreia.
Seu rival mais próximo, Pietro Scardina, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia, conquistou a vitória final da temporada, à frente de Alberto Elgari, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team.
Josep Garcia (KTM): “Ganhar títulos consecutivos de EnduroGP é um sonho que se torna realidade. Foi um ano incrível, com altos e baixos, mas vencer o EnduroGP e o Enduro1 significa tudo para mim. Agora, é hora de comemorar. Obrigado a todos que me apoiam, KTM, minha família, amigos, é um esforço de equipe para fazer isso.”
Andrea Verona (GASGAS): “Estou muito feliz por defender meu título de Enduro2 e conquistar meu oitavo campeonato mundial. Tem sido uma temporada longa e difícil de corridas. Mas com esse resultado final, vale a pena. Agora, estou ansioso para comemorar!”
Rachel Gutish (RIEJU): “É difícil colocar em palavras o quanto isso significa para mim. Tem sido muito trabalho chegar a este momento, estou sem palavras, mas super feliz.”
Axel Semb (Fantástico): “Eu tive que lutar e dar tudo o que pude porque sabia que precisava terminar em segundo hoje. A última volta foi bastante intensa, mas o alívio de ganhar o título foi incrível.”
Romain Dagna (KTM): “Estou muito feliz por ganhar o campeonato. Cometi muitos erros hoje, mas mantive-me firme e fiz o trabalho. Espero que este seja o primeiro de mais por vir!”
Resultados: Sétima Ronda – POLISPORT GP da Alemanha, Segundo Dia
EnduroGP
1. Andrea Verona (GASGAS) 1:14:55.53; 2. Josep Garcia (KTM) 1:15:04.16; 3. Hamish Macdonald (Sherco) 1:15:09.57; 4. Max Ahlin (KTM) 1:15:21.99; 5. Jeremy Sydow (Sherco) 1:15:37.84; 6. Morgan Lesiardo (Triunfo) 1:15:37.86; 7. Theo Espinasse (Sherco) 1:15:41.13; 8. Zach Pichon (TM MOTO) 1:15:52.18; 9. Antoine Magain (Sherco) 1:16:19.38; 10. Samuele Bernardini (Honda) 1:16:36.65…
Enduro Feminino Expotrade
1. Rachel Gutish (RIEJU) 57:35.19; 2. Rosie Rowett (RIEJU) 59:40.19; 3. Justine Martel (Beta) 1:00:03.54; 4. Vilde Holt (KTM) 1:01:17.21; 5. Marine Lemoine (KTM) 1:01:50.93…
Classificação final do campeonato
EnduroGP
1. Josep Garcia (KTM) 244pts; 2. Andrea Verona (GASGAS) 229pts; 3. Zach Pichon (TM MOTO) 195pts; 4. Hamish Macdonald (Sherco) 161pts; 5. Antoine Magain (Sherco) 129pts; 6. Samuele Bernardini (Honda) 117pts; 7. Mikael Persson (Triunfo) 96pts; 8. Morgan Lesiardo (Triunfo) 95pts; 9. Max Ahlin (KTM) 93pts; 10. Theo Espinasse (Sherco) 84pts…
Enduro Feminino Expotrade
1. Rachel Gutish (RIEJU) 145pts; 2. Rosie Rowett (RIEJU) 126pts; 3. Francesca Nocera (Honda) 107pts; 4. Justine Martel (Beta) 91pts; 5. Vilde Holt (KTM) 86pts…
Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM 2026
Ronda 1: GP de Itália – Custonaci, Sicília – 10 a 12 de abril
Ronda 2: GP de Espanha – Oliana – 1-3 de maio
Ronda 3: GP da Finlândia – Vierumäki, Salpausselkä – 22 a 24 de maio
Ronda 4: GP de Portugal – Fafe – 12 a 14 de junho
Ronda 5: GP de Portugal II – Fafe – 19 a 21 de junho
Ronda 6: GP de França – Saint-Agrève – 17 a 19 de julho
Ronda 7: GP do País de Gales – Rhayader – 7 a 9 de agosto
Fotos Josep Garcia (#1); Rachel Gutish (#416): Andrea Verona (#99) e Romain Dagna – crédito endurogp.com





