GasGas Elétrica MC-E 5 INFANTIL

GasGas Elétrica MC-E 5 INFANTIL

O EQUIPAMENTO: Jersey: Thor MX Pulse, Calças: Thor MX Pulse, Capacete: 6D ATR-2Y, Óculos: FMF Powerbomb Youth, Botas: Alpinestars Tech 3S.

P: O GÁS 2022 MC-E 5 É MELHOR DO QUE O MODELO 2021?

R: O modelo 2022 é idêntico ao modelo 2021. O que também é idêntico são o 2022 KTM SX-E 5 e o Husky EE 5. A única diferença entre o KTM e o GasGas é a cor, enquanto o Husky tem uma carroceria diferente. A MXA testou o Husky e a versão reduzida do KTM elétrico Pee-Wees quando eles foram lançados pela primeira vez em 2020. Com alguns anos de experiência com essas bicicletas elétricas, temos mais a compartilhar.

P: COMO AS CRIANÇAS ESTÃO SE ADAPTANDO À PLATAFORMA ELÉTRICA?

R: Quase muito bem. Quando as crianças têm a opção entre andar de Cobra, KTM, Husky ou Gás movidos a gás, mais vezes as crianças preferem andar de bicicleta elétrica. Por quê? Essa é a pergunta difícil. Você sabe como as respostas das crianças podem ser. As respostas mais comuns que recebemos de nossos pilotos de teste de 4 a 7 anos foram “Eu simplesmente faço” ou “Eu me divirto mais nisso”.

Esperávamos isso! A MXA tem muita experiência com ciclistas de teste Pee-Wee, Junior Cycle e miniciclos que não conseguem articular o que sentem em uma bicicleta – ou não conseguem sentir o que articulam. Mas mesmo sem colocar um ex-AME pro experiente de 175 libras no MC-E 5, pudemos ver por nós mesmos por que as crianças gravitaram para a bicicleta elétrica sobre a bicicleta de dois tempos. Para começar, o pequeno Johnny não precisa esperar que seu pai ligue a bicicleta. Assim como seu pai, o pequeno Johnny prefere apertar um botão do que chutar sua bicicleta para a vida. Além disso, a energia elétrica é suave como a seda, enquanto um 50cc movido a gás é mimado devido ao seu jato e entrada do acelerador. O outro aspecto é a pura tranquilidade da bicicleta. Entendemos perfeitamente que o som de um motor indo braaap faz parte do que faz o motocross, o motocross; no entanto, todos nós poderíamos viver sem ouvir outro ensurdecedor Cobra 50 andando pelos poços. Temos certeza de que as crianças também não gostam.

O GasGas MC-E 5 é o primeiro de seu tipo. Esta minibike elétrica terá mais crianças em bicicletas devido à sua segurança e tranquilidade.

P: COMO OS PAIS ESTÃO SE ADAPTANDO À PLATAFORMA ELÉTRICA?

R: A mudança pode ser difícil. Demorou um pouco para viver com energia elétrica para que os pais se adaptassem ao MC-E 5. Com isso, há mais positivos do que negativos quando se torna verde. Aqui estão alguns dos pensamentos dos pais.

(1) Manutenção. Chega de trocas de óleo, trocas de filtro de ar ou gasolina pré-mistura. Os pais são pessoas ocupadas. Dar a eles algum tempo de volta em suas vidas é uma grande vantagem. Todos os pais adoraram o pouco que tinham que trabalhar na bicicleta do pequeno Johnny. Após os primeiros passeios, uma vez que os raios e parafusos tomaram um set, os pais não tinham muito o que fazer.

(2) Gerador. Admitimos que nos sentimos desconfortáveis ter um gerador movido a gás na pista para carregar nossa bicicleta elétrica de sujeira. Do ponto de vista ambiental, é um duplo padrão. Mas uma vez que você dá a uma motocicleta para uma criança, tudo o que ele quer fazer é andar. Nossos pilotos mais jovens e menos qualificados poderiam andar por uma hora com uma carga completa. Nesse caso, talvez o gerador possa ficar em casa; no entanto, pilotos mais habilidosos e agressivos teriam a sorte de obter 30 minutos de carga. Sempre que não trouxemos o gerador para a pista conosco, parecia que precisávamos dele. Assim como esquecer uma lata de gasolina, se o pai do pequeno Johnny esquecer de carregar a bicicleta na noite anterior, haverá problemas. Não só o pai tem que ir para casa para pegar o carregador, mas o pequeno Johnny tem que ser paciente o suficiente para esperar 45 minutos para que a bateria carregue.

(3) Bateria. Por que não trocamos as baterias? A maioria das crianças que testaram nosso MC-E 5 tem Stacycs em casa. Muitos de seus pais compraram uma bateria Stacyc extra para trocar quando Johnny ficar sem energia a primeira bateria. É rápido, fácil e relativamente barato trocar uma bateria Stacyc. Com o MC-E 5, a GasGas não quer que você troque as baterias. Além disso, não é econômico. Um MC-E 5 Power Pack de substituição custa 800 dólares. Quando a GasGas descobrir uma maneira de fazer uma bateria mais barata, a e-bike Pee-Wees irá para o próximo nível.

Conecte o interruptor magnético de pulso no braço do pequeno Johnny em caso de colisão para matar o motor.

(4) Níveis de potência. Entre o assento e os grampos triplos, onde o tanque de gás normalmente ficava, o MC-E 5 tem o que a GasGas chama de “centro de controle”. Este centro de controle permite que os pais escolham entre seis níveis de energia diferentes. O nível um é um verdadeiro nível iniciante. Os pais podem caminhar ao lado de seus filhos nesse nível para garantir que eles estejam lá para pegá-los se caírem. Cada nível depois disso progride à medida que a habilidade de Johnny melhora. Os níveis três a seis têm uma frenagem mais degenerativa, pois esses níveis têm uma função de recuperação que ajuda a carregar a bateria quando o motociclista está sem gás. Foi difícil medir o quanto essa função ajuda a vida útil da bateria. Como pais da Pee-Wee, adoramos a capacidade de controlar a velocidade e o poder de nossos filhos.

A outra capacidade funcional do centro de controle é exibir o nível da bateria. Totalmente carregado, o painel de controle exibe três barras verdes. Uma vez que cada uma dessas barras desaparece, há mais três indicadores para dizer quanta carga da bateria resta. Os pais gostaram de saber quanto suco restava no tanque, embora os pilotos menos experientes tendessem a olhar para baixo para verificar a vida útil da bateria no meio da moto, tirando sua atenção da pista.

É rápido? É rápido e rápido, com uma velocidade máxima de mais de 45 mph. É competitivo com qualquer motor de 50cc no mercado.

(5) Ajustes. Esta bicicleta é verdadeiramente ajustável. A carroceria e o choque oferecem duas posições de montagem que proporcionam 50 mm (1,97 polegadas) de ajuste da altura do assento. Isso significava que o MC-E 5 poderia caber crianças pequenas e crianças altas – e poderia ser entregue ao irmão mais novo assim que o pequeno Johnny se tornasse o grande Johnny e o superasse. Além disso, se você quiser que o pequeno Johnny comece mais jovem ou ele esteja do lado menor, você pode comprar um kit de redução de suspensão no catálogo Powerparts da KTM. Reduz a altura do assento de 665 mm para 560 mm. Isso é 95 mm (3,74 polegadas) mais baixo.

Outro recurso que os pais gostam são as alavancas ajustáveis. Poderíamos ajustar as alavancas para mãos menores. Ótimo recurso.

(6) Não é pequeno o suficiente. Se você está procurando o pequeno Johnny começou a andar antes dos 4 anos de idade, sugerimos uma bicicleta diferente – a Yamaha PW50. A PW50 com mais de 50 anos ainda é a melhor bicicleta para jovens pilotos começarem. Claro, tem seus peccadilhos de dois tempos, mas seu baixo centro de gravidade e facilidade de pilotagem dão aos jovens pilotos a melhor experiência de aprendizado e mais confiança. Gostaríamos que a Yamaha fizesse uma versão elétrica atualizada do PW50.

(7) Segurança. A parte mais difícil de se acostumar com uma bicicleta elétrica é saber quando ela está ligada. Não há som. Então, se a bicicleta estiver ligada e alguém torcer o acelerador, adivinhe o que acontece. Sim! A bicicleta decola. Kudoes à GasGas por pensar sobre essa falha. No MC-E 5, é preciso mais do que ligá-lo para colocar esta mini bicicleta em movimento. Depois de ligar o botão liga/desliga, você precisa manter o acelerador para frente por alguns segundos até ouvir um bipe, o que permite que você saiba que o motor agora está ativado. Se o acelerador não for tocado por alguns minutos, o motor será desligado automaticamente. O MC-E 5 também possui um sensor de capotagem que desliga automaticamente a bicicleta após 5 segundos quando ela cai.

Outro recurso de segurança que alguns pais apreciam são os dois colhedores magnéticos. O das barras envolve o pulso do pequeno Johnny. Se for desconectado, ele desliga o motor elétrico. O outro cordão está localizado sob o assento. Não desliga o motor, mas impede que o pequeno Johnny mude os níveis de potência no painel de controle sozinho. Isso permite que os pais controlem a rapidez com que o MC-E 5 vai.

P: É TÃO RÁPIDO OU MAIS RÁPIDO DO QUE OS MOTORES DE DOIS TEMPOS MAIS PODEROSOS DE 50cc?

R: Sim e não. A velocidade máxima do MC-E 5 é superior a 45 milhas por hora. Parece muito rápido para uma criança de 5 a 7 anos, não é? As principais máquinas Cobra e KTM 50cc têm aproximadamente a mesma velocidade máxima, mas uma vez que se movem, parecem alimentar as bicicletas elétricas. Embora a partir da rachadura do acelerador e fora das voltas a e-bike puxe as melhores bicicletas de 50cc, nossos pilotos de teste mais rápidos foram mais rápidos em suas máquinas a gás. Por outro lado, pilotos mais lentos e mais novos eram mais rápidos nas e-bikes.

O pai do pequeno Johnny tem seis níveis para escolher para acompanhar o ritmo de crescimento de seu filho.

P: O MOTOR A GÁS 5kW É TÃO PODEROSO QUANTO UM MOTOR A GÁS 50cc NO DYNO?

R: Esta é uma pergunta complicada. Os números não fazem muito sentido quando você entra na pista. O motor elétrico de 5 kW produz de 6 a 7 cavalos de potência em comparação com o motor a gás de 50cc, que chega perto do dobro disso. Grande diferença no papel, mas na pista, o que o motor elétrico não tem em potência compensa em torque. Como o MC-E 5 não tem transmissão, você pode manipular a energia mudando a engrenagem da roda dentada traseira de 46 dentes para algo tão grande quanto 50 dentes, mas você tem que modificar o guia de corrente para fazê-lo caber.

P: O CHASSI NO MC-E 5 É RESISTENTE?

R: O chassi e a suspensão são quase idênticos às principais máquinas de corrida de 50cc da KTM. Os componentes são construídos para os níveis mais altos e mais baixos de habilidade da cabeça aos pés. A maior diferença entre os minimodelos a gasolina e elétrico é a capacidade de ajuste do MC-E 5. O MC-E 5 é raceável com seu curso de garfo de ar WP de 205 mm e uma estrutura de aço cromado resistente. Na verdade, todos os modelos KTM, queremos dizer GasGas, são feitos para correr.

P: A BATERIA DE ÍON DE LÍTIO 21 AH RESISTE AO TESTE DO TEMPO?

 R: Essa pergunta foi difícil de responder na primeira vez que testamos um Pee-Wee elétrico austríaco em 2020, mas sabemos mais depois de dois anos de experiência. Não há dúvida de que a saída de energia desaparece com o uso. De acordo com especialistas em bateria, a bateria deve produzir energia total para mais de 50 cargas. Mas, mesmo depois de 50 acusações, as crianças não sentiram a diferença. Foi uma diferença tão pequena ao longo do tempo que não percebemos até andarmos com uma bateria nova.

Você não pode esperar que o MC-E 5 seja o coelho Energizer. Quando notamos que a bateria estava começando a perder energia após cerca de seis meses de condução hardcore, procuramos substituir a bateria. Pensamos em uma substituição de bateria em uma bicicleta elétrica como o equivalente a um trabalho de ponta em dois tempos, mas mais fácil e mais caro.

Uma roda dentada traseira maior aumentará a potência do pônei, já que o MC-E 5 não tem transmissão. No entanto, você precisará modificar o guia de corrente.

P: O MC-E 5 PODE SER EXECUTADO NA CLASSE DE 50cc?

R: Essa é uma área cinzenta. No início, as corridas locais permitiram que as e-bikes corressem na classe regular de 50cc. Então, começaram a surgir perguntas sobre a vantagem de uma bicicleta eletrônica sobre a máquina a gás. Vimos em primeira mão que alguns pilotos são mais rápidos na e-bike do que em sua máquina de 50cc. A verdadeira resposta para parar a controvérsia é que os promotores de corrida, nos níveis Pee-Wee, Nacional e Grande Prêmio, criem aulas específicas para motocicletas elétricas.

A Loretta Lynn Amateur National sediou sua primeira aula de e-bike em 2021, chamando-a de Mini-E (4-6) Jr. A corrida correu bem, embora eles tenham cortado a corrida uma volta mais curta (de 5 a 4 voltas) do que as classes regulares de 50cc devido ao potencial de as baterias morrerem ou superaquecerem. Conversamos com alguns pais cujos filhos correm na casa de Loretta Lynn, e eles disseram que na última volta da corrida eles podiam ver luzes piscando no painel de controle.

Você pode ter certeza de que a KTM pressionará para abrir aulas de e-bike sempre que possível. Por quê? Porque eles mudaram de correr seu KTM 50SX de dois tempos para correr o SX-E 5 no KTM Supercross Challenge. A KTM não faz nada por nada. Eles estão sempre olhando para o futuro, e achamos que estão recebendo fãs e pilotos acostumados a ter e-bikes nas corridas. Nada melhor do que usar crianças fofas como gancho.

P: QUANTO CUSTA?

R: O GasGas MC-E 5 é US$ 300 mais barato do que o mesmo modelo KTM. Se você está comparando o MC 50 de dois tempos (US$ 4499) e o MC-E 5 (US$ 5099), a e-bike custa US$ 500 a mais cara.

P: O QUE ODIAMOS?

A: A lista de ódio:

(1) Gerador. Preferimos muito mais ter baterias de substituição acessíveis do que levar um gerador conosco para as corridas.

(2) Eletrônicos. Nós mesmos não tivemos nenhum problema eletrônico, mas os pais nos disseram que tinham problemas para colocar água no compartimento da bateria (seja lavando a bicicleta ou em uma corrida lamacenta). A Nihilo Concepts faz um plugue de lavagem de ventilação da bateria (muito parecido com um plugue de escape) que evita a maioria desses problemas ao lavar a bicicleta.

(3) Cordão magnético. Alguns pais gostam do cordão de pulso por segurança, mas não gostam quando o ímã cai na sujeira. O metal na sujeira gruda no ímã como cola. Muitos pais pararam de usá-lo e começaram a confiar no sensor de capotagem para desligar o motor 5 segundos após uma queda.

(4) Dongle. Sob o assento há um dongle magnético para manter os níveis de energia no lugar. O problema era que, se você andasse de bicicleta com força, o dongle poderia aparecer. Na nossa bicicleta de teste, aconteceu uma vez, então amarramos o dongle à bicicleta para que não pudesse acontecer novamente.

(5) Freio traseiro. O freio traseiro é muito poderoso e muito sensível. Crianças de quatro a 7 anos não são boas em modular a pressão do pedal do freio. Eles travavam o freio traseiro o tempo todo. Nossa solução de quintal era sangrar ar na linha hidráulica para torná-la menos agressiva. Não recomendamos isso para pais menos mecânicos.

(6) Duração da bateria. A duração da bateria não será um grande problema para os pilotos menos experientes, mas para os mini pilotos hardcore, 20 minutos passam muito rápido.

O choque WP significa negócios.

P: DO QUE GOSTAMOS?

R: A lista de similares:

(1) Guidão. O guidão cônico Neken com alças de menor diâmetro se encaixam perfeitamente nas mãos do pequeno Johnny.

(2) Ajuste. É mais fácil justificar o alto preço quando você sabe que o pequeno Johnny pode crescer com a bicicleta.

(3) Manutenção. Que manutenção? Não há filtro de ar ou óleo para trocar. Compre um pouco de lubrificante de corrente e terdo o dia.

(4) Suspensão. Os garfos WP AER e o choque funcionam muito bem. Tivemos todos, desde iniciantes até os mini caras mais rápidos do planeta, andando de bicicleta, e conseguimos fazer a suspensão funcionar para eles graças aos garfos de ar. Você pode executar a pressão do ar padrão a 29 psi até 5 psi.

(5) Tranquilidade. Será estranho só ouvir o som de assobio de e-bikes circulando por uma pista? Claro, mas o som dos quatro tempos também quando eles governaram os dois tempos. Pais, filhos e vizinhos adoram a tranquilidade da bicicleta eletrônica. Você pode ir de casa, no quintal e praticamente onde quiser, sem que ninguém reclame de barulho. É incrível!

(6) Níveis. Os pais adoraram a capacidade de adaptar o poder à capacidade de seus filhos.

(7) Potência. O poder do MC-E 5 é impressionante, para dizer o mínimo.

P: O QUE REALMENTE PENSAMOS?

R: Achamos que as bicicletas elétricas trarão mais crianças (e seus pais) para o esporte. Eles podem ser montados em mais lugares e mantêm os ambientalistas felizes. A MC-E 5 é uma ótima bicicleta versátil. Todos os pais e filhos tinham mais coisas boas a dizer e menos coisas ruins em comparação com suas bicicletas movidas a gás. É difícil dizer isso, mas as bicicletas elétricas de sujeira são o futuro da classe Pee-Wee.

Levará algum tempo para que as crianças se acostumem com uma bicicleta elétrica depois de andar apenas de bicicletas a gás. O problema é que, após o primeiro passeio, eles podem não querer voltar para o seu antigo corcel.

ESPECIFICAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DO GÁS MC-E5 DE GÁS 2022 DA MXA:

Foi assim que configuramos nosso GasGas MC-E 5 2022 para corridas. Oferecemos isso como um guia para ajudá-lo a encontrar seu próprio ponto ideal.

 CONFIGURAÇÕES DE GARFO XACT DE 35 MM
Na guarnição de estoque com a pressão do garfo definida em 29 psi, os garfos estavam no parque de bolas para a maioria dos pilotos. Nossos pilotos novatos ficaram muito baixos na pressão do ar e viraram a compressão até o fim. Quando o pequeno Johnny ficar mais confortável, você pode começar a adicionar mais pressão do ar; use incrementos de 1-2 psi. Para os nossos pilotos mais rápidos e pesados, a configuração de estoque estava bem no estádio. Quando o pequeno Johnny fica maior, você também pode empurrar os garfos para baixo nos grampos para as linhas designadas nos tubos de garfo. Para corridas hardcore, recomendamos esta configuração de garfo para um piloto médio no 2022 GasGas MC-E 5 (as especificações de estoque estão entre parênteses):
Taxa de mola: 29 psi (ciclistas iniciantes e leves 5-10 psi)
Compressão: 12 cliques (iniciantes e pilotos leves por todo o caminho)
Recuperação: 12 cliques
Altura da perna do garfo: 20mm
Notas: Se a bicicleta ainda for muito alta, você pode instalar o kit de redução de garfo que reduz os garfos em 68 mm. O código de peça é 45412955044S. Portanto, certifique-se de sangrar o ar para fora dos sangradores de garfo na tampa da bifurcação a cada passeio.

CONFIGURAÇÕES DE CHOQUE WP
O choque WP é mais suave do que os garfos. Fizemos alguns cliques na compressão para combinar com os dois. A mola de choque padrão de 30 N/mm é classificada para pilotos de 55 a 77 libras, mas tivemos crianças de 45 libras perfeitamente bem com isso. Se o pequeno Johnny for mais leve que 45 libras, sugerimos a mola de choque de 25 N/mm que é classificada para pilotos de 33 a 55 libras. Para corridas hardcore, recomendamos esta configuração de choque para o 2022 GasGas MC-E 5 (as especificações de estoque estão entre parênteses):
Taxa de mola: 30 N/mm
A corrida diz: 80mm
Alta compressão: 2 acontece
Locompressão: 15 cliques para fora
Recuperação: 15 cliques para fora

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