O 2024 Hispania Hard Enduro, na Espanha, hospeda a rodada final do Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM neste fim de semana – Mani Lettenbichler, da Red Bull KTM, à beira do terceiro título mundial consecutivo.

Se você não tem mani Lettenbichler para a) ganhar neste fim de semana no Hixpania Hard Enduro na Espanha, e b) reivindicar seu terceiro título mundial consecutivo no processo, então você é corajoso no mínimo.

Já duas vezes campeão mundial de enduro duro da FIM, o piloto da Red Bull KTM Factory Racing basicamente ganhou todos os hard enduro que entrou por algumas temporadas, então quem está apostando contra ele fazendo o mesmo na Espanha?

Bem, uma lesão pode parar com isso. Lettenbichler sofreu uma lesão no pulso há duas semanas na penúltima rodada na Turquia e é a única esperança que Wade Young e Mario Roman – os únicos rivais matemáticos de Mani para o título – têm enquanto olham para sua liderança de 17 pontos e refletem sobre outra temporada de simplesmente não ter uma resposta para o alemão.

Novo formato de corrida na Espanha

A rodada final da temporada HEWC de 2024 em Aguilar de Campoo, Espanha, foi apresentada em anos anteriores e sediou pela última vez a rodada final do campeonato em 22.

Um formato revisado para a Hixpania 2024 condensa as corridas em dois dias a partir de sábado com as corridas de qualificação do Campoo X-Treme. Os pilotos enfrentam uma volta de enduro duro de sete quilômetros do lago Campoo em um formato de contra-relógio. O mais rápido de dois tempos de corrida contará para os pontos de qualificação e decidirá a posição inicial para a corrida principal de domingo.

Os moradores da caverna

A tarde de sábado verá os pilotos mudarem de formato para a corrida de rua “SuperEncierro” na cidade, que este ano vê os pilotos se enfrentem em uma corrida de ritmo direto.

Ele terá que ir um pouco para vencer o ritmo direto espetacular no Tennessee Knockout deste ano…

 

brightmore_hewc-2024-rnd5-red-bull-tko_00192Não está claro dos organizadores da série ou do evento, mas achamos que isso será apenas para os principais competidores da HEWC que competirão em uma série de eliminatórias, com os dois melhores pilotos chegando à final. Também não está claro, mas achamos que isso não será por pontos ou qualificação, apenas um show para os fãs.

O “El Camino Perdido” de domingo é famoso por sua largada em uma caverna e segue um formato de corrida de várias voltas em torno de um curso curto de quatro quilômetros dentro de duas horas.

Depois de duas horas, o Hixpania Hill final se abre, com apenas aqueles na mesma volta que o líder autorizados a enfrentar a infame subida final, que Lettenbichler conhece muito bem.

manuel-lettenbichler_hewc_2022_rnd8_hixpania-hard-enduro

Lettenbichler conseguiu costurar?

O título da FIM deste ano ainda não foi decidido, mas com essa vantagem de 17 pontos e um recorde inacreditável invicto, o terceiro título mundial consecutivo de Manuel Lettenbichler parece um certificado morto.

Inconsistências nos resultados de seus principais rivais e uma falha em impedir que Lettenbichler vença em dois anos (com exceção de uma corrida em que ele não entrou), fazem deste fim de semana uma formalidade.

Uma vitória na corrida de qualificação poderia ver o campeão de Lettenbichler se seus rivais não conseguissem entrar entre os três primeiros, ou se um cruzeiro de domingo para terminar fosse suficiente para o alemão.

A emoção neste fim de semana será para os vice-campeões, com apenas quatro pontos separando Wade Young, da Red Bull Leader Tread, mais Mario Roman e Teo Kabakchiev, da Sherco Factory Racing, mais nove pontos atrás após um resultado decepcionante do Sea to Sky.

O último cara a vencer Lettenbichler em uma rodada do HEWC foi Billy Bolt, que retorna neste fim de semana para sua segunda corrida da temporada, sem dúvida esperando por uma corrida mais fácil do que no Sea to Sky.

Os colegas pilotos britânicos Mitch e Ashton Brightmore também estão na equação para um pódio, com ambos se destacando nesses formatos de corrida de ‘sprint’ – embora ambos se concentrem em vencer um ao outro pelo título mundial júnior (mais sobre isso abaixo).

A classificação do HEWC após a rodada 6 de 7:

1. Manuel Lettenbichler (KTM) 112 pontos

2. Wade Young (GASGAS) 95pts

3. Mario Roman (Sherco) 91 pontos

4. Teodor Kabakchiev (Sherco) 82 pontos

5. Mitch Brightmore (Husqvarna) 66 pontos

6. Francesc Moret (Sherco) 56pts

7. Matthew Green (KTM) 54 pontos

8. Alfredo Gomez (Rieju) 41 pontos

9. David Cyprian (KTM) 36pts

10. Marc Riba (KTM) 31pts

Mitch Brightmore visando a coroa júnior

No Campeonato Mundial Júnior de Hard Enduro da FIM, apoiado pela KLIM, companheiros de equipe da TTR Squadra Corse e pelos irmãos Brightmore de Derbyshire, o topo da classificação. Mitch e Ashton estão em primeiro e segundo lugar na classificação, mas com quatro vitórias nas rodadas nesta temporada, Mitch é o favorito para apoiar seu título de 23.

Ashton tem um déficit de 15 pontos para seu irmão mais velho na classificação com Richard Moorehouse, da Beta UK, em terceiro lugar no geral, 22 pontos atrás.

FIM HEJWC após a rodada 4 de 5:

1. Mitch Brightmore (Husqvarna) 88pts

2. Ashton Brightmore (Husqvarna) 73 pontos

3. Richard Moorhouse (Beta) 51 pontos

4. Robert Crayston (KTM) 43 pontos

5. James Moore (GASGAS) 41 pontos

6. Suff Sella (KTM) 40 pontos

7. Hugo Crozet (Beta) 35pts

8. Barnabas Csizmazia (Husqvarna) 26pts

9. Marc Fernandez (KTM) 25 pontos

10. Valentino Hutter (GASGAS) 24pts

O Campeonato Mundial de Hard Enduro FIM de 2024 termina com a sétima rodada no 24MX Hixpania Hard Enduro em Aguilar de Campoo, Espanha, em 26 a 27 de outubro.