Honda CB 750 Four 1968: A lenda
Uma moto iconica, talvez a mais significativa do século passado, a CB 750 Four de 1968 mudou para sempre os próprios conceitos de motos e motociclistas. Foi a primeira quatro cilindros de grande série, lindíssima, com travão de disco à frente (controlado hidraulicamente) e já com arranque elétrico. Assim o diz Nico Cereghini da Moto.it… e eu assino por baixo.
Surgida no final do ano de 1968 – ao mesmo tempo que a “louca” Kawasaki 500 Mach III – praticamente nenhuma outra moto teve tanta influência na evolução técnica e no gosto dos entusiastas: bonita, com acabamento impecável, capaz de excelente desempenho e ainda assim fácil de dirigir e confiável como nenhuma outra. Na época era uma espécie de nave espacial: a Honda CB 750 foi a primeira moto produzida em massa e acessível com motor de quatro cilindros em linha, travão de disco controlado hidraulicamente na frente e partida elétrica. É por isso que cada vez que se fala em CB, até os cabelos se arrepiam aos motociclistas que atravessaram numerosas gerações.
Ao início, o projecto que parecia demasiado ambicioso aos próprios engenheiros japoneses até ser vendido, primeiro nos Estados Unidos (que o solicitaram) e depois na Europa. A CB 750 Four foi produzida em inúmeras séries a partir de ‘69. No total, 443 mil motos saíram das fábricas da Honda. E mesmo não sendo uma pura desportiva, também fez excelentes coisas nas pistas, vencendo imediatamente as 24 Horas de Bol d’Or e, em março de 1970, as muito célebres 200 Milhas de Daytona…
A CB750 Four foi incluída no AMA Motorcycle Hall of Fame Classic Bikes, foi eleita a “Melhor Moto de Todos os Tempos” pelo Discovery Channel, esteve na exposição The Art of the Motorcycle e esteve no UK National Motor Museum.
No departamento de desempenho, a Honda CB750 Four K0 1969 tinha os seus músculos baseados num motor de quatro cilindros e 737 cc, quatro tempos, refrigerado a ar, alimentado por quatro carburadores Keihin que ajudavam a fornecer uma potência de saída de 67 cv a 8.000 rpm e 60 Nm de binário disponível a 7.000 rpm.
Construída sobre um quadro tubular de aço de duplo berço, a moto trazia na dianteira um garfo telescópico não ajustável e amortecedores duplos com ajuste de pré-carga atrás, enquanto o desempenho de travagem era assegurado por um disco de 296 mm com pinça hidráulica na roda dianteira e uma unidade de travão a tambor de 179 mm na roda traseira.
Hoje, a Honda CB 750 Four merece insights dedicados, merchandising apropriado, porque, na verdade, uma lenda nunca morre!
Ficha técnica
Honda CB 750 Four (K0 1968-69)
Motor: refrigerado a ar, quatro tempos, quatro cilindros transversais, SOHC, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 736cc
Taxa de compressão: 9,0:1
Potência: 67 CV @ 8000 rpm
Binário: 60 Nm @ 7.000 rom
Alimentação: 2 carburadores Keihin 4x28mm
Caixa: 5 velocidades, manual
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Transmissão final: corrente
Quadro: tubular em aço
Suspensão dianteira: forquilha telescópica
Suspensão traseira: 2 amortecedores duplos
Freio dianteiro: disco único de 290 mm
Freio traseiro: tambor de 178 mm
Capacidade do depósito: 18,2 litros