É oficial: a equipe Honda Racing de Rally tem presença confirmada e será uma das – muitas! – atrações no 43º Enduro da Independência (EI), que reunirá os principais pilotos do Brasil de 4 a 7 de setembro!
Quem confirma é Dário Júlio, piloto de Lavras quatro vezes campeão da principal categoria (Elite) da competição e chefe da equipe Honda Racing de Rally: “uma prova que eu sonhei tanto em participar, depois sonhei muito em vencer, e graças a Deus consegui vencer algumas vezes é a prova mais tradicional aí da modalidade”, afirma Darinho, como é conhecido entre a comunidade off road.
A equipe está escalada com o atual campeão da Elite, Bruno Crivilin, e Tiago Wernesbach, inscritos na categoria Elite, Dário Júlio, na Over 35, e Barbara Neves, na categoria Feminino.

A Honda Racing está, nesta semana, disputando o Six Days – uma das mais importantes competições do mundo – em Bérgamo, na Itália – e vai desembarcar direto para a disputa do EI 2025.
São “mais de 47 anos de história! Quatro equipes oficiais, 17 pilotos, incontáveis títulos e a dominância absoluta dos pódios Brasil afora! A maior equipe de fábrica do Brasil!”, anuncia o site da equipe.
Veja os principais trechos do depoimento de Dário Júlio à nossa reportagem:
Apresentação

“Meu nome é Dário Júlio, sou chefe da equipe Honda Racing de Rally e também piloto na modalidade Enduro de regularidade. E venho aqui mais uma vez falar do Enduro da Independência, que é a prova mais tradicional aí da modalidade Enduro de regularidade”
História do piloto com o EI:
“É uma prova que eu acompanho há muitos e muitos anos, que eu sonhei tanto em participar. Minha primeira participação foi no ano 2000, e depois sonhei muito em vencer essa prova. E graças a Deus e o apoio dos patrocinadores e muito treino, eu venci quatro vezes na categoria Elite, e venci também na categoria Brasil e na Over 40”
Equipe Honda Racing no EI 2025

“Neste ano, mais uma vez nós estaremos presentes. Não só eu, mas também a equipe Honda Racing, desta com quatro pilotos. O Bruno Crivilin vai defender seu título (foi o campeão do ano passado) na categoria Elite ao lado do Thiago Wernesbach, que é um piloto da minha equipe de rally, mas que gosta muito e sempre participa também de provas de regularidade. Os dois vão na categoria elite, eu vou na categoria over 35 e a Bárbara Neves vai na categoria feminino”
O “tamanho” do EI
“O Independência é sempre muito importante, sempre muito esperado por todos os pilotos e não é diferente conosco. Eu já estou com aquele friozinho bom na barriga de véspera do Enduro e independência. Sei que serão quatro dias de muita disputa, muita navegação, muita trilha, saindo de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, e chegando a Carmo da Mata, no interior de Minas.”
“Desafios”
“Com certeza nós vamos encontrar muitos desafios nos quatro dias de prova. E é um prazer muito grande participar mais uma vez e nós vamos estar lá lutando, cada piloto na sua categoria, para levar a Honda Racing ao lugar mais alto do pódio. Este é o nosso objetivo e a gente trabalha e treina muito para isso!”
Trabalho de um ano inteiro
“Vamos encarar esse desafio da melhor maneira possível e, se Deus quiser, comemorar em Carmo da Mata. Aproveito para agradecer ao Trail Clube Minas Gerais e a todos os organizadores e aos envolvidos na prova. O pessoal que trabalha o ano inteiro para fazer essa prova para que a gente possa ir lá mostrar nosso trabalho e curtir as trilhas de São Paulo e Minas, como a gente sempre faz. Nos vemos em Aparecida!”
Texto: assessoria de comunicação do 43º Enduro da Independência
Fotos: Doni Castilho/Mundo Press, Janjão Santiago/Mundo Press, arquivos Enduro da Indepedendência e Show Radical
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro