Melhorias na suspensão, melhores freios e bicicleta que fazem você se sentir como um chefe – Enduro21 leva o Husqvarna FE 250 2022 para um primeiro passeio de teste em um enduro clássico da floresta, descobre atualizações astutas que fazem uma bicicleta melhor e faz planos para uma construção de bicicleta com base na arma vencedora do Roof of Africa 2013 de Jarvis.

No Enduro21, como a maioria das pessoas no enduro, estamos acostumados a ver informações do novo modelo do fabricante e tratá-las com uma pitada de sal. Às vezes você lê coisas e pensa: ‘diga o que agora?’ Ou chegue ao final de alguma sinopse de relações públicas e se pergunte o que diabos eles estão realmente dizendo.

Husqvarna fez um astuto quando anunciaram a linha de modelos de enduro de 2022 e confessamos que alguns dos detalhes passaram por nós. Escrevemos: “As mudanças principais para este ano modelo se concentram na suspensão e em uma nova colaboração com a Braktec para os sistemas hidráulicos de freio e embreagem…”

A verdade são os fatos por trás que passaram por nós e foi preciso uma dose de enduro real na floresta para martelar os pontos para casa.

O que Husqvarna nos disse:

  • O novo sistema de embreagem hidráulica Braktec aperfeiçoa a modulação e o desempenho confiável em todas as condições
  • O novo sistema de freio Braktec e os discos GSK de alto desempenho oferecem potência de parada superior com excelente sensibilidade e modulação
  • Configurações de suspensão revisadas melhoram o desempenho e o feedback do piloto

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Tudo isso é verdade, mas ouvimos?

Direto do portão de partida, o Husqvarna FE 250 2022 parecia uma bicicleta melhor. Estava fresco de ter seu funcionamento em óleo, abandonou o cárter diretamente para um dos nossos melhores enduros de cartões de ponto locais.

É um evento clássico como você encontrará em grande parte do norte da Europa, com pilotos de todos os níveis explodindo em um pinhal argiloso e às vezes arenoso por cinco voltas de verificações de tempo e testes cronometrados.

Normalmente, é um evento difícil na suspensão WP de estoque – as coisas são espancadas com centenas de pilotos nas voltas e, basicamente, a suspensão padrão não consegue lidar. Esperávamos o mesmo com este padrão FE 250, mas a realidade se mostrou diferente.

Sabemos que muitos leitores do Enduro21 já estão clicando para postar um comentário em algum lugar sobre seus sentimentos na suspensão WP de estoque, mas segure seus cavalos, este kit de 22 nos modelos Husky FE e TE é diferente.

Não faltam pessoas que alaçam automaticamente a suspensão WP do equipamento original em um KTM, Husqvarna ou GASGAS. Eles têm razão. Se você está correndo em vez de apenas andar, ele pode ser muito macio porque foi projetado para ser assim e atender a uma ampla gama de pilotos em uma ampla gama de terrenos. Isso sabemos.

Mas a realidade é diferente e, embora essa suspensão OE esteja a vários saltos de ser tão sublime quanto o WP XPLOR Pro Components, o kit de ações de 2022 foi uma quantidade apreciável melhor do que os modelos anteriores. Você pode ler sobre todas as diferentes suspensão WP disponíveis para enduro e off-road aqui: Guia de suspensão WP – a linha XPLOR Enduro explicada

O que mudou para 2022? Um novo desvio de óleo nos tubos externos do garfo “reduz o atrito para uma viagem suave e consistente através do curso e uma junta de cartucho revisada oferece desempenho adicional de amortecimento”, diz Husqvarna.

Enquanto isso, o choque revisou as vedações de válvulas mais macias (de 90 a 70 Shore) para melhorar o feedback e gerar um desempenho de amortecimento mais consistente. Sabemos também que as molas são mais rígidas, embora não tenhamos confirmado exatamente quanto no momento em que escrevo.

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Configurações de suspensão de estoque… feliz o suficiente

Antes do evento, basicamente, seguimos o livro e depois alguns. As configurações de “Esporte” nos manuais disseram 12 tudo e, no passado, fizemos isso automaticamente, além de dois mais difíceis (garfos e compressão de choque e clickers de rebote). Sabendo o quão difícil algumas seções deste evento ficariam, fomos mais duas a oito de difícil por toda parte, além de uma volta na compressão de alta velocidade por choque.

Uma parte padrão bônus nos modelos Husqvarna são os ajustadores de pré-carga de topo do garfo tão estacionados em um tronco (para tirar o peso das rodas), viramos os ajustadores de zero para a configuração do meio, 3 mm porque parecia muito alto na frente e os marcadores de garfo estavam nas pernas do garfo, mostrando que não estava usando todo o curso.

Isso rapidamente pareceu uma melhoria para a aderência do pneu dianteiro, mas também não estava absorvendo os golpes mais duros. Então, no final da volta, voltamos a pré-carga de volta a zero, mas devolvemos dois cliques de compressão.

Não foi perfeito como os Pro Componants, mas basicamente o resto do evento nos deixou um pouco, agradavelmente até surpresos com as melhorias para os garfos modelo ’22.

O choque OE funciona bem, assim como a frente, desde que você não fique muito quente. Um evento como esse rapidamente faz o choque trabalhar duro e a realidade é que ficou muito quente. Oito voltas de tudo, além de uma volta de ajustador de compressão de alta velocidade, parecia tão bom quanto ia ficar.

Funciona e houve muito menos do chute na parte de trás que tive nesta corrida de choque PDS em estoque em um modelo KTM no passado.

O novo choque viu as mesmas atualizações e é melhor, mas não parece refinado o suficiente uma vez quente e perdido a sensação de amortecimento no colo.

NB: Sempre verifique a queda que eles dizem. Verificamos com o kit de equitação antes do evento, mas esta era uma bicicleta fresca e inevitavelmente ganhou um pouco de queda durante este evento, o primeiro passeio sério de sua vida. Vamos configurá-lo novamente para 37mm estático e 110mm com o piloto.

Esses freios Braktec

A outra grande mudança para 2022 é o sistema de freio e embreagem Braktec, que substituiu as peças Magura nos modelos anteriores. Honestamente, nunca tivemos muita reclamação sobre os cilindros e pinças mestres Magura, mas conhecemos pessoas que tiveram problemas com uma embreagem inconstante, vedações e/ou alavancas esponjosas.

Com base nessas evidências, e se esses problemas forem fatos para alguns proprietários dos modelos mais antigos, as peças Braktec são uma atualização positiva.

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A sensação da alavanca foi consistente o dia todo, boa no teste cronometrado real, onde eles estavam sendo trabalhados duro, mas também sempre lá, positivos quando necessário em qualquer lugar. As duas últimas voltas foram uma hora de equitação constante e difícil pelas árvores com muita frenagem, especialmente nas costas. Mas as alavancas permaneceram consistentes e sempre firmes.

Os discos de freio GSK também são novos e o freio traseiro teve algum trabalho pesado nas últimas duas voltas apertadas. Novamente, o desempenho foi consistente o dia todo.

Esta é a nossa nova bicicleta de teste de longo prazo…

Uma pausa na norma para Enduro21 – os fabricantes geralmente querem que apresentemos seus modelos mais vendidos (300 de dois tempos, 350 de quatro tempos) – este bebê Husky é nosso por alguns meses e o plano é transformá-lo em uma bicicleta inspirada no Sr. Graham Jarvis.

Quando Husqvarna foi absorvido pela primeira vez pelo Grupo KTM, Graham foi de Husaberg para Husqvarna e, por um período muito curto, montou o modelo FE 250. Notavelmente Graham correu The Tough One Hard Enduro no Reino Unido e também conquistou a vitória no Rood of Africa em 2013 nesta bicicleta.

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Foi impressionante na época que Jarvis foi a um evento tão grande como The Roof on the 250 F e conseguiu vencer os 300 dois tempos de Wade Young e Chris Birch.

Venham as grandes colinas do Hawkstone Park alguns meses depois, ele não teve o melhor de David Knight, Jonny Walker e Alfredo Gomez, cujas 300 máquinas 2T mais poderosas venceram o dia. Mas a bicicleta ainda chamou a atenção do Enduro21 e Robert Lynn pegou essas imagens da bicicleta. (Verifique a galeria no topo desta história para mais informações).

Então, vamos construir nossa bicicleta para uma arma melhor com a FE 250 de aparência datada de Graham como inspiração.

Uma verdade aqui, não importa qual fabricante tenha feito a bicicleta, um 250 de quatro tempos é uma explosão. Um 250 F faz você se sentir como um chefe, então estamos ansiosos para construir uma bicicleta que amplifique essa confiança.