Husqvarna Modelo 258 Militar foi a leilão em Las Vegas

Husqvarna Modelo 258 Militar foi a leilão em Las Vegas

Em 1971, as Forças Armadas Suecas (SAF) anunciaram um “pedido de proposta” da Husqvarna e Hägglund. Ambas as empresas forneciam anteriormente motociclos aos militares suecos, mas o novo mandato exigia um modelo offroad, que pudesse lidar com o terreno frequentemente coberto de neve da Suécia… e sem mudanças!

Hägglund ganhou o contrato militar com um desenho inovador de uma moto com força suficiente para puxar os trenós militares. Houve no entanto um problema. Hägglund não tinha as instalações para fabricar as 3000 motos encomendadas com suficiente rapidez, pelo que a SAF ordenou-lhes que trabalhassem com a Husqvarna no projecto.

Enquanto Hägglund ganhava o concurso, o projecto precisava de sofrer alterações consideráveis para se adaptar aos actuais processos de fabrico da Husqvarna. Os engenheiros da mas Suéca aumentaram as instalações da fábrica para se adequarem ao catálogo existente da marca. Assim, nasceu a Husqvarna Modelo 258. Apesar das mudanças introduzidas na fábrica e nas linha de produção, as primeiras unidades do Modelo 258 só começaram a ser entregues em 1980, nove anos após as propostas iniciais.

No entanto, no terreno, a 258 satisfazia todos os requisitos. Contava com um motor monocilíndrico de dois tempos, arrefecido a ar e com 250cc de cilindrada, coplado a uma transmissão automática. A SAF tinha encomendado caixas de velocidades automáticas, devido aos novos recrutas que lutavam para mudar de velocidade, enquanto atravessavam terrenos difíceis. Assim, a Husqvarna Modelo 258 foi equipada com uma embraiagem centrífuga, amortecedores leve e de curso curto para os militares chegarem bom com os pés ao solo, tudo isto sem sacrificar a performance…

E por falar em desempenho, os travões de tambor em ambas as extremidades, teriam de ter a capacidade suficiente para parar o trenó de neve… Foi montado no Modelo 258 um escape alto e uma grande roda dentada atrás para fornecer toda a força que fosse necessária,

No entanto, o último proprietário desta Husqvarna 258 de 1982 que vemos nas fotos, dificilmente explorou essas capacidades, uma vez que o odómetro apenas regista 75.6 quilómetros percorridos. A moto militar não só está em estado impecável, como ainda usa os pneus originais do exército também. A Mecum Auctions colocou esta 258 Militar no seu leilão de Las Vegas, desde o passado dia 28 de Março de 2021, até ao dia 1 de Abril de 2021. Um exemplar único de uma moto militar, que qualquer bom colecionador de motos sonharia ter entre a sua lista de preciosidades.

motoraid

Deixe uma resposta