O piloto suíço Jiri Zak e o fabricante de motocicletas elétricas Stark Future afirmam ter montado um Stark Varg EX a uma altitude de 6.721 metros em Ojos del Salado, na fronteira Chile-Argentina. A tentativa está atualmente em revisão pelo Guinness World Records como um novo recorde de altitude de motocicleta de enduro em potencial.
A quase 7.000 metros acima do nível do mar, o oxigênio é escasso. As reações são lentas, o corpo se sente pesado e qualquer decisão ruim – causada por fadiga, clima ou terreno – pode ter sérias consequências. Nesse ambiente, Jiri Zak se propus a andar mais alto do que a maioria das pessoas pode respirar, com o objetivo de estabelecer um novo Recorde Mundial do Guinness.

De acordo com a Stark Future, a tentativa resultou em um novo benchmark, com Zak supostamente levando um Stark Varg EX de produção para 6.721 metros nas encostas de Ojos del Salado. Embora a ascensão tenha sido documentada, o recorde ainda não é oficial e permanece sujeito à verificação pelo Guinness World Records.
Stark afirma que a subida foi concluída em 30 de novembro de 2025. Essa data é fundamental para entender a escala da conquista: Guinness atualmente lista a “altitude mais alta alcançada por uma motocicleta” em 6.639 metros, definida por Francisco, Max e Tomás Rencoret em Ojos del Salado em 25 de novembro de 2025. Se a subida de 6.721 metros de Zak fosse ratificada, a barra seria mais uma vez elevada.
Ojos del Salado: o campo de testes para registros de altitude
Comumente citado a 6.893 metros, Ojos del Salado é considerado o vulcão ativo mais alto do mundo e se tornou um campo de testes regular para registros de altitude em motocicletas. Temperaturas abaixo de zero, o clima que muda rapidamente e o terreno vulcânico solto o tornam um ambiente implacável.
A mesma área recebeu várias tentativas de alto nível nos últimos anos, incluindo recordes anunciados pela Yamaha com Pol Tarrés: 6.157,5 metros a bordo de um Ténéré 700 de dois cilindros em 2022, uma reivindicação posterior de 6.677 metros em 2024 e uma corrida separada para 6.756 metros em um YZ450FX de cilindro único. Por enquanto, no entanto, o recorde oficial “absoluto” listado no Guinness continua sendo o de 6.639 metros da família Rencoret.
O passeio de Zak em um Stark Varg EX padrão
Zak não é estranho aos desafios de altitude. Ele é creditado com uma tentativa anterior em fevereiro de 2020, quando supostamente atingiu 6.546 metros em Ojos del Salado a bordo de um KTM 450 EXC-F. Stark, por sua vez, enfatiza que o Varg EX usado nesta última tentativa era uma máquina de produção padrão, sem modificações específicas. O modelo é oferecido nas versões Standard (60 hp) e Alpha (80 hp).

Para apoiar a reivindicação de registro, Stark faz referência ao uso de dispositivos GPS selados e/ou pré-calibrados, juntamente com registros de dados e documentação destinados ao processo de homologação. Esse pacote de evidências agora está sob revisão pela Guinness.
Por que uma bicicleta elétrica faz sentido em altitude
Em altitudes extremas, a falta de oxigênio afeta severamente os motores de combustão interna. Uma motocicleta elétrica, por outro lado, não depende do ar para produzir torque. Este é o núcleo do argumento de Stark: entrega consistente de energia, torque imediato e operação mecânica mais simples permitem que o piloto se concentre na tração e no controle.
Dito isso, as temperaturas frias e o terreno áspero ainda representavam um grande desafio para a bateria, a eletrônica e o piloto, e a bateria foi envolta em isolamento térmico para protegê-la do frio.

Em resumo, 6.721 metros é o valor que Stark e Zak apresentaram, mas por enquanto o recorde permanece pendente de validação até que o Guinness World Records o torne oficial.





