Josep García começa o ano em grande estilo com dupla vitória na Bassella Race

O piloto da Red Bull KTM assinou um fim de semana perfeito em Bassella ao vencer a Xtreme Race e a corrida principal de domingo. Um início de temporada brilhante que confirma seu grande estado de forma no início do enduro 2026.

A Bassella Race 2026 teve um nome próprio do primeiro ao último momento: Josep García. O piloto da Red Bull KTM começou a temporada de enduro com um fim de semana perfeito, conquistando a vitória tanto na exigente Xtreme Race de sábado quanto na corrida principal de domingo, confirmando sua excelente forma depois de se proclamar campeão mundial de EnduroGP.

O fim de semana começou com um ambiente especial graças ao Red Bull JG26 Challenge, uma ação pré-Xtreme Race na qual 26 pilotos amadores tiveram a oportunidade de rodar com García em um trecho do percurso extremo. Uma experiência próxima e espetacular que permitiu compartilhar a pista com o campeão mundial e que mais uma vez demonstrou a conexão do piloto de Súria com o público. O próprio Josep valorizou este início com entusiasmo: “Este ano a Bassella Race não foi a primeira corrida, porque já viemos de três provas de SuperEnduro, mas sim a primeira de Enduro. Estou super feliz”.

Josep García começa o ano em grande estilo com dupla vitória na Bassella Race

Já em competição, a Xtreme Race deixou claro que García havia chegado a Bassella disposto a marcar território. Em um traçado dominado por passos artificiais e áreas de máxima dificuldade técnica, o piloto da KTM mostrou-se sólido e agressivo, impondo-se com autoridade e conseguindo uma vitória “em casa” com mais de um minuto de vantagem sobre os especialistas do Hard Enduro e do SuperEnduro. Uma vitória que, além disso, lhe permitiu garantir a melhor posição de saída para a corrida principal. García não escondeu a satisfação com este resultado: “Ontem vencemos a Xtreme Race, algo que anos atrás teria sido impensável. Tudo é fruto do trabalho e de sair constantemente da minha zona de conforto, tanto antes com o Hard Enduro quanto agora com o SuperEnduro, o que me fez aprender muito e ser mais competitivo e polivalente”.

O dia de domingo elevou ainda mais a exigência. A chuva que caiu durante a noite transformou o percurso em um verdadeiro desafio de lama e tração, com três voltas em uma pista próxima a 30 quilômetros para os pilotos da categoria Pro. Desde a largada, García aproveitou sua posição privilegiada para assinar o holeshot e marcar o ritmo desde a primeira volta, ciente de que uma boa largada seria fundamental nessas condições. “Hoje, na corrida principal de domingo, a chave era sair bem, porque com a lama era fundamental”, explicou o piloto catalão.

Com um terreno muito pesado e alto consumo de combustível, a gestão da corrida foi decisiva. Garcia optou por reabastecer em cada volta para evitar qualquer contratempo, mantendo um ritmo constante e sem cometer erros. “Desde a primeira volta tentei administrar, especialmente a gasolina. Vi que algo tinha acontecido com Antoine [Magain] e, quando cheguei ao reabastecimento, me disseram que estava dois minutos à frente. Aí decidimos reabastecer em cada volta para garantir”, disse depois de cruzar a linha de chegada sozinho e somar uma nova vitória em uma prova que reuniu mais de mil pilotos em terras ilerdenses.

O balanço do fim de semana não poderia ser mais positivo para o piloto da KTM, que destacou tanto o nível técnico da prova quanto as sensações sobre a moto: “Uma corrida muito técnica, um ótimo treino, feliz com a moto, com a equipe e com tudo. Começamos o ano muito bem e agora sim, as corridas de enduro realmente começam”. Após esta brilhante estreia em Bassella, Josep García já está de olho no Campeonato Espanhol de Enduro 2026, que começará de 6 a 8 de março em Valverde del Camino, antes de iniciar em abril a defesa de seu título mundial no EnduroGP.

Compartilhe: