Kawasaki KX 450 2025

Kawasaki KX 450 2025

Depois de grandes alterações no modelo 2024, a poderosa Kawasaki KX450 2025 trouxe pequenas atualizações, mas significativas. Para a felicidade dos fãs da marca, ela já está disponível no mercado nacional e, para você conhecer seu comportamento, testamos com exclusividade essa novidade do mercado nacional.

O mundo off-road foi surpreendido quando a equipe oficial Kawasaki da MXGP apareceu em 2023 com um protótipo da KX450 totalmente renovado que os pilotos da equipe utilizaram em toda a temporada. E ele foi base do modelo de série lançado pela fábrica para o mercado mundial no ano seguinte, com todas as principais mudanças: novo chassi, mais estreito, assim como o novo motor, além de outras alterações, como no sistema do freio dianteiro e carroceria totalmente novos. Mas o que chamou a atenção foi o novo pacote eletrônico. A seguir, relembramos as mudanças do modelo 2024, já que a 2025 trouxe pequenas refinações.
 

A KX450 2024 ganhou novo visual, com novos number plates traseiros, aletas dos radiadores e para-lama traseiro – number plate e para-lama dianteiros permaneceram os mesmos. Uma curiosidade foi que o acesso ao cilindro de nitrogênio do amortecedor traseiro passou para o lado esquerdo.

 

O motor recebeu novo design, principalmente o cabeçote. Tudo mudou desde a fase de admissão até a de exaustão, apresentando um fluxo mais “direto” e linear, passando por portas e válvulas simétricas no cabeçote. O sistema de escapamento também era novo, com saída no centro do cabeçote e curva mais próxima do motor, evitando a chapa térmica. E o silenciador foi movido 85 mm para a frente e ganhou novo design (triangular). Mudaram ainda o corpo de acelerador e a biela ficou 5 mm mais longa. 

 
 

O chassi ganhou nova geometria – a medida mais notável foi a redução de 1 grau no ângulo do tubo de direção, favorecendo as curvas – e ficou um pouco mais estreito, favorecido pelo novo posicionamento do amortecedor traseiro. E os quatro furos para a fixação dos suportes do motor permitiam utilizar suportes especiais.

 

A nova caixa do filtro de ar ficou menor que o modelo anterior, com o acesso continuando pelo number plate esquerdo, sem exigir o uso de ferramenta. O filtro de ar ficou bem fino, devendo ficar sujo com mais facilidade. 

 

No garfo Showa de 49 mm, foi notada a ausência do revestimento DLC na parte inferior. No entanto, a redução no atrito com a ausência do custoso revestimento foi obtida com aprimoramento interno, segundo a Kawasaki. O amortecedor traseiro foi revisado e ficou mais curto, com o diâmetro do corpo aprimorado e redução de atrito.

 
 

Na eletrônica, o módulo na traseira da motocicleta permitiu o uso do aplicativo Kawasaki Rideology no smartphone, para acesso a mapas de combustível e ignição diferenciados. Ainda encontramos o controle de largada (Launch Control), acionado pressionando o botão de Modo de Potência (M) – não havia mais plugues – e Controle de Tração (T) simultaneamente, com uma luz roxa indicando sua ativação. No Controle de Tração (KTRC), a luz verde sólida indicava a seleção de uma intervenção baixa e a luz verde piscando, intervenção alta. E você podia escolher entre dois mapas de entrega de potência. 

 
 

Sendo muitas as mudanças promovidas no modelo 2024, para 2025 era esperado pequenas alterações, que foram significativas. Entre elas: atualização na caixa de ar, com filtro de ar de cúpula maior, revisão na suspensão e novo mapeamento da ECU. 

 

Para nossa felicidade, tivemos a oportunidade de realizar um teste exclusivo com a KX450 2025 no Centro de Treinamento Box 28, em Santa do Parnaíba (SP). Acompanhe a seguir as impressões do nosso colaborador Rogério Louro sobre a nova vedete da Kawasaki.

 

“Sou proprietário de uma Kawasaki KX450 2024, que vocês já sabem que foi totalmente renovada, recebendo um visual mais moderno e agressivo, chassi mais estreito e motor e pacote eletrônico novos. O modelo me surpreendeu em todos os quesitos, apresentando maior agilidade, melhor suspensão e motor com entrega adequada de potência. Então, imaginava que a KX450 2025 poderia manter essas qualidades, e partirmos para o Centro de Treinamento Box 28, em Santana do Parnaíba (SP), para conhecer o seu comportamento. 

 

O visual, que havia gostado muito, foi mantido no novo modelo, com aletas de radiadores mais envolventes e number plates traseiros mais curtos, assim como o para-lama traseiro. O posicionamento não mudou nesse modelo, com você se encaixando melhor na motocicleta mais estreita. O sistema Ergo-Fit oferece quatro posições para o guidão e duas para as pedaleiras, permitindo você se posicionar idealmente conforme seu estilo de pilotagem e preferência. Os novos plásticos também permitem maior movimento sobre a motocicleta. E vale lembrar que a tampa lateral para acesso do filtro de ar facilita a manutenção.

 
 

O comportamento do motor me surpreendeu novamente. Ele é potente, com torque mais amplo e mais forte, mas bem progressivo, e isso em todas as faixas de rotações, permitindo uma condução mais controlável, principalmente nas saídas de curva, onde você pode mergulhar nas linhas internas com força total. A faixa de potência mais ampla facilita a pilotagem e permite que pilotos de qualquer nível possam acelerar essa 450. Quanto ao novo mapeamento, há mais margem na personalização dos mapas. Claro que devemos lembrar que mudar o mapa tornou-se mais fácil e prático com o uso de interruptor (para a seleção entre dois mapas), frente aos antigos plugues.

 

O chassi também tem um efeito positivo na condução da KX450. Além de oferecer melhor posicionamento e movimento sobre a motocicleta, a impressão é de um conjunto mais leve. Senti também uma estabilidade aceitável em altas velocidades e a possibilidade de realizar curvas com mais agressividade, principalmente as fechadas, onde seu comportamento me impressionou. Os novos freios também surpreenderam pelo incrível poder de frenagem, um alto desempenho que permite maior controle e melhores entradas em curvas. 

 

Com grande parte das características do modelo anterior mantidas e alterações significativas, a nova KX450 atende a todos os níveis de pilotos, do intermediário ao profissional. Tem um motor poderoso, mas controlável, e maior maneabilidade, gerando uma pilotagem equilibrada, segura e divertida. E finalizo com o agradecimento à Master Motos Kawasaki”, afirmou Rogério Louro.

 
 

ESPECIFICAÇÕES

Motor: monocilíndrico, DOHC, 4V, refrigeração líquida

Cilindrada: 449 cc

Alimentação: Keihin, injeção eletrônica, corpo de 44 mm

Transmissão: 5 velocidades

Chassi: de alumínio, tipo perimetral

Suspensão dianteira: Showa, invertida, 49 mm de diâmetro, 305 mm de curso

Suspensão traseira: Showa, 307 mm de curso

Freio dianteiro: Brembo, disco de 270 mm de diâmetro

Freio traseiro: Nissin, disco de 240 mm de diâmetro

Tanque de combustível: 6,2 L

Peso (total): 112,6 kg

Adalto Gomes Filho

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