Tudo indica que sim! No inicio do ano a KTM ja começa a se mexer para lancar a 790 aqui no Brasil, claro que com preço mais acessível, ja que o modelo vendida aqui no Brasil, a 890 Adv, é negociada na faixa de 150 mil reais, que com certeza atende apenas os entusiastas da marca e os que conhecem todo potencial da moto!
Preço estimado da 790 Made in Brasil sera de 80 mil reais, ela vai brigar com a BMW900 e com a Tiger900, vai mas nao vai, mesmo com o preco mais acessível, ela com certeza vai para mãos de conhecedores, pois BMW e Triumph vem de fabrica com uns mimos que a KTM nao vem, e entrega mais pelo mesmo valor, ou ate menos…

Mas tem 790 e 890? Como assim? E quase a mesmo moto? Sim, é quase a mesmo moto, mas vamos levantar nossas mãos e confessar que estamos ficando um pouco confusos sobre a linha de modelos KTM Adventure 790 e 890. O 890 Adventure Rally, com certeza, temos o modelo off-road de alta especificação estacionado e entendido.

Mas por que existem duas motos de aventura de peso médio com apenas 100cc de diferença de capacidade? A KTM explica que o 790 está ao lado do 890 Adventure R como um “companheiro estável mais acessível, mas extremamente capaz”, graças, em parte, ao 790 sendo fabricado na China.

A KTM não está competindo consigo mesma (e com a marca parceira no Extremo Oriente, CFMoto) com as mesmas motos? A maioria das pessoas não vai apenas olhar para os preços de varejo e escolher o mais barato? Aguardamos notícias sobre o modelo 890 R atualizado para encontrar as diferenças.

De qualquer forma, há atualizações para o 790 Adventure e eles o tornam mais atraente para 2025, porque a suspensão nova e aprimorada sempre faz uma moto melhor.

O modelo 2024, se você precisar de um lembrete, sensor de “controle de detonação” que permite o uso de gasolina de menor octanagem e uma embreagem anti-rebotePower Assist revisado com discos aprimorados e uma caixa de filtro de ar mais eficiente.

 

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O fabricante austríaco, que parece estar passando por um momento financeiro muito difícil agora (como escrevemos no final de 2024, há fortes rumores sobre a produção de motos no ano novo) atualizou ainda mais o 790 para responder a alguns comentários dos clientes. Isso significa uma atualização de suspensão para novos garfos frontais de cartucho aberto WP APEX de 43 mm e amortecedor WP APEX.

Além de novos gráficos, a atualização da suspensão significa que cada bengala agora tem compressão separada e controle de amortecimento de rebote por meio de ajustadores na tampa superior de cada bengala. Isso permite uma configuração mais precisa ao andar em trilhas off-road de dois ou mais extremos, mesmo enquanto você anda.

O amortecedor ajustável WP APEX tem um curso de 200 mm com um ajustador de amortecimento de rebote e um ajustador de mão para a pré-carga da mola – novamente, facilitando as alterações em diferentes situações de pilotagem.

2025 KTM 790 Destaques da Aventura

  • Novas cores laranja e branco em dois modelos
  • A carroceria e o para-brisa inspirados no KTM 450 RALLY oferecem aerodinâmica avançada e proteção contra intempéries.
  • Paralelo-twin, motor DOHC de 799 cc com eixos de equilíbrio duplos, embreagem de chinelo PASC e corpo do acelerador Dell’Orto. com sensor de batida integrado.
  • Tela TFT de 5” com conector USB, gráficos intuitivos e Turn-by-Turn + navegação (aplicativo KTMconnect necessário).
  • Novos garfos dianteiros WP APEX ajustáveis de 43 mm para uma configuração mais precisa em uma variedade de condições de pilotagem.
  • Novo amortecedor traseiro WP APEX com amortecimento de rebote ajustável e pré-carga ajustável manualmente.
  • Rodas dianteiras e traseiras de 21” com raios com cubos anodizados e pneus Pirelli Scorpion STR.
  • Grande proteção de motor de alumínio montada no tanque de combustível de 20 litros / 5,3 galões.
  • O sistema ABS com modulador de 9,3 MP vincula o modo ABS Offroad ao modo de passeio Offroad.
  • Os auxílios ao motorista incluem Street, Offroad, Rain e os modos opcionais de passeio de Rally e Controle de Tração de Motocicleta (MTC). Os recursos opcionais incluem Motor Slip Regulation (MSR), Quickshifter+ para mudanças para cima e para baixo sem embreagem, apertos aquecidos, assento aquecido e controle de cruzeiro.
  • O Modo de Demonstração permite a amostragem do conjunto completo de auxílios eletrônicos para os primeiros 1.500 km.
  • Farol LED, luz de freio e indicadores de mudança.

 

Especificações KTM 790 Adventure 2025

Tipo de Motor: Gêmeo Paralelo, Quatro Tempos, DOHC
Deslocamento: 799 cc
Perfuração/Troque: 88 / 65,7 mm
Partida: Elétrica; 12V 10Ah
Transmissão: 6 marchas
Sistema de Combustível: DKK Dell’Orto, Corpo do Acelerador de 46 mm
Lubrificação: Lubrificação por pressão com duas bombas de óleo
Refrigeração: Resfriamento Líquido com Trocador de Calor Água/Óleo
Embreagem: PASC (Power Assisted Slipper Clutch), operado por cabo
Ignição: Bosch EMS com Ride-By-Wire
Estrutura: Aço Tubular CroMoly, Motor como Membro Estressado
Subestrutura: Treliça de Aço CroMoly
Guiador: Alumínio, Cônico, Ø 26/22 mm
Suspensão dianteira: WP APEX USD Ø 43 mm
Suspensão traseira: WP APEX Monoshock
Curso da Suspensão Dianteiro/Traseiro: 200/200 mm; 7,9/7,9 pol.
Freios dianteiros/traseiros: Freio a disco 320 mm / 260 mm
Rodas dianteiras/traseiras: 2,50 x 21”, 4,50 x 18”
Pneus Dianteiros/Traseiros: 90/90-21”; 150/70-18”
Ângulo da cabeça de direção: 25,9º
Distância entre eixos: 1.509 mm ± 15 mm / 59,4 ± 0,6 pol.
Distância ao solo: 233 mm / 9,2 pol
Altura do assento: 860 / 840 mm; 33,8 / 33 pol.
Capacidade do Tanque: 20 l / 5,3 gal
Peso sem combustível, Aprox: 203 kg / 447,5 lb

O novo KTM 790 Adventure estará disponível em revendedores autorizados da KTM em março de 2025. Preços ainda não conhecidos.

Mais informações: www.ktm.com