A Copa do Mundo de Corridas de Areia da FIM de 2024 começou neste fim de semana com “a maior corrida de praia do mundo”, primeira rodada no Enduropale du Touquet, na França, onde Todd Kellet, da Drag’On Yamaha, reivindicou seu segundo resultado de vitória no salto.
O campeão da Copa do Mundo de Corridas de Areia, Todd Kellet, consolidou sua reputação como o piloto de praia mais rápido do planeta agora com sua segunda vitória consecutiva à frente de 1300 pilotos em Le Touquet 2024 – um resultado ainda mais notável após seu horrível acidente em outubro passado.
“Hoje eu sinto que estou de volta ao meu bom nível,” disse Kellett. “Tem sido um verdadeiro desafio desde o meu acidente em outubro passado, então estou muito satisfeito e orgulhoso por ter feito isso. É um ótimo começo para a Copa do Mundo de Corridas de Areia da FIM. Esta é a maior corrida de praia do mundo – não há como contestar isso – e meu segredo [para vencer] é apenas a pura fome e a condução dentro de mim.”
Resultados de 2024 Enduropale du Touquet (top 30):
2024 Enduropale du Touquet em poucas palavras:
- O piloto britânico Kellett, que venceu a lendária corrida na costa norte da França na temporada passada antes de conquistar a primeira Copa do Mundo de Corridas de Areia da FIM, começou a corrida de três horas perto da frente de quase 1300 competidores e ficou em terceiro lugar após a volta de abertura a menos de seis segundos da liderança.
Aqui está como foi o começo – o percurso volta para a praia depois da longa reta na corrida de três horas
- No final da segunda volta de 13 km, ele estava 13 segundos à frente e começou a se livrar de um pacote de perseguição que, com a conclusão da terceira volta, viu os pilotos registrados Lars Van Berkel – Honda da Holanda e Jeremy Hauquier – Honda da França correndo em terceiro e quinto.
- Ilustrando a profundidade do talento disputando a série deste ano, Valentin Madoulaud – Yamaha ficou em nono lugar neste momento com Camille Chapeliere – KTM em 12o, Maxime Sot – KTM 16o e Joey Nuques – Yamaha 18o e poderia muito bem ter havido outro piloto registrado correndo perto da frente se o belga Yentel Martens – Honda, que começou a série como um piloto de ponta quente, não tivesse saído na volta de abertura.
- No final da quarta volta, Kellett liderou por quase um minuto e meio de Van Berkel e Hauquier e, embora Hauquier tenha perdido em terceiro para Cyril Genot quando a corrida se aproximou da marca da hora, o Chapeliere da França parecia sólido em oitavo lugar, dois lugares à frente de seu compatriota Madoulaud.
- Na metade do caminho, a liderança de Kellett era de quase dois minutos e meio e ele estava no controle, usando toda a sua experiência para encontrar linhas inteligentes através do tráfego à medida que as condições se tornaram cada vez mais difíceis, mas Chapeliere desacelerou drasticamente e desistiu da disputa.
- Na penúltima volta, Van Berkel caiu e perdeu a segunda posição para Genot, mas Kellett estava fora de alcance e completou sua décima quinta e última volta com uma vantagem vencedora de dois minutos e quatorze segundos com Van Berkel mais treze segundos atrás em terceiro, antes de um intervalo de mais de seis minutos e meio para o quarto colocado piloto Brian Bogers – Honda.
Vitória da classe feminina para Verstappen
Na luta pela supremacia na classe feminina, Amandine Verstappen começou forte e carregou de apenas dentro dos 150 melhores pilotos no final da terceira volta, até a 82a no final, em um total de 12 voltas. Mathilde Denis – Honda, da França, que venceu a classe feminina do ano passado na Copa do Mundo da FIM Sand Races, terminou uma de retaca em seu rival em 198o
“Foi uma corrida bastante complicada fisicamente, mas do início ao fim eu mantive meu ritmo e me mantive”, disse Verstappen. “Então isso produziu uma vitória e um acabamento entre os cem primeiros, do qual eu não achava que era capaz, então estou muito satisfeito com a minha corrida.”
A classe do Veterano está se preparando para ser próxima e competitiva nesta temporada, com De Souza voltando para casa em quarenta segundos no geral em treze voltas, o vencedor do ano passado Arnaud Besnier – Honda terminando em oitenta e primeiro em doze voltas e Christophe Brucker – KTM completando um francês um-dois-três em um em cento e sétimo em onze voltas.
Agora há uma pausa de três semanas na programação antes que a série de seis rodadas seja retomada em 24-26 de fevereiro com o Enduro del Verano na Argentina.
Crédito da foto: Organizadores do evento + FIM | Frederik Herregods